quinta-feira, 10 de março de 2011

CHRISTIE BRINKLEY


Christie Brinkley (Christie Lee Hudson, MonroeMichigan2 de fevereiro de 1954) é uma supermodelo norte-americana. (fonte Wikipedia)

Brinkley aparece pela primeira vez na revista Parents posando de biquíni, desfilando depois nas passarelas onde se torna num êxito instantâneo.
Em 1976, Brinkley assina um contrato milionário com a empresa americana de cosméticos CoverGirl que foi renovado sucessivamente por mais de vinte anos, mantendo-se até hoje na indústria de moda, como o mais longo de sempre na história de uma modelo. Em 2005, ambos voltam a assinar um novo contrato para publicitar uma linha de produtos de cosmética especificamente desenvolvida para uma gama de mulheres mais maduras.
Christie Brinkley foi, durante os anos 1980, considerada a modelo mais bem paga do mundo e das primeiras na indústria, a par de Janice Dickinson, a ser-lhe atribuída a designação de supermodelo.
Foi capa de mais de 700 revistas em todo o mundo, nomeadamente as conceituadas VogueNewsweekRolling StoneCosmopolitanLIFEHarper's BazaarGlamour, a francesa PHOTOEsquirePlayboy e Sports Illustrated Swimsuit Issue, entre muitas outras.
A capa que fez em 1982 para a revista americana LIFE, posando num fato de banho vermelho e fotografada por Patrick Demarchelier, tornou essa edição a mais vendida de sempre. Demarchelier torna-se um dos seus fotógrafos de eleição e responsável pelas suas mais célebres fotos.
Primeira modelo a ilustrar por três vezes consecutivas a capa da conceituada revista norte-americana Sports Illustrated Swimsuit Issue, detém até hoje o contrato mais longo de sempre de uma modelo, com a empresa de cosméticos CoverGirl que foi renovado sucessivamente por mais de 20 anos.

Além da sua longa carreira na indústria internacional de moda, também exerce atividades como atrizilustradorafotógrafaescritora e designer, assim como ativista dos direitos humanos e dos animais, ecologia e meio-ambiente.
Em meados dos anos 1970, Brinkley vivia com a sua família em BrentwoodLos Angelesonde fez os seus estudos na escola anglo-francesa Lycée Français de Los Angeles, tendo concluído a sua graduação em 1972, com 18 anos de idade.
Logo depois viaja até França onde ingressa numa escola artística em Paris onde aí continua os seus estudos. Durante os três anos em que lá vive, trabalha como ilustradorae conhece o artista francês Jean-François Allaux, com quem casa.

Foi na capital francesa, durante a primavera de 1973 que foi descoberta nas ruas pelofotógrafo de moda norte-americano Errol Sawyer. Impressionado com a sua beleza, tira-lhe as primeiras fotos e a convida de imediato para uma sessão na agência Elite Model emParis do empresário John Casablancas  onde conhece o fotógrafo de moda francêsPatrick Demarchelier.
Logo depois regressa aos Estados Unidos e na Califórnia é apresentada a Nina Blanchard, representante em Los Angeles da famosa agência de modelos Ford Models e é imediatamente contratada para três campanhas nacionais. No futuro iria permanecer na Ford Models durante mais de 30 anos, como modelo de elite.
Brinkley aparece pela primeira vez na revista Parents posando de biquíni, desfilando depois nas passarelas onde se torna num êxito instantâneo.
Em 1976, Brinkley assina um contrato milionário com a empresa americana de cosméticos CoverGirl que foi renovado sucessivamente por mais de vinte anos, mantendo-se até hoje na indústria de moda, como o mais longo de sempre na história de uma modelo. Em 2005, ambos voltam a assinar um novo contrato para publicitar uma linha de produtos de cosmética especificamente desenvolvida para uma gama de mulheres mais maduras.
Christie Brinkley foi, durante os anos 1980, considerada a modelo mais bem paga do mundo e das primeiras na indústria, a par de Janice Dickinson, a ser-lhe atribuída a designação de supermodelo.
Foi capa de mais de 700 revistas em todo o mundo, nomeadamente as conceituadas VogueNewsweekRolling StoneCosmopolitanLIFEHarper's BazaarGlamour, a francesa PHOTOEsquirePlayboy e Sports Illustrated Swimsuit Issue, entre muitas outras.
A capa que fez em 1982 para a revista americana LIFE, posando num fato de banho vermelho  e fotografada por Patrick Demarchelier, tornou essa edição a mais vendida de sempre. Demarchelier torna-se um dos seus fotógrafos de eleição e responsável pelas suas mais célebres fotos.
Com as suas medidas oficiais de "36-23.5-35.5" e altura de 1,75 m, a revista Harper's Bazaarelegeu-a, por três vezes, uma das mais bonitas mulheres do mundo. Em outras duas ocasiões, as revistas Glamour e Harper's Bazaar deram-lhe o primeiro lugar na sua lista dos "10 Corpos Perfeitos".
Em 1998, Brinkley é incluida na lista da revista Playboy "100 mulheres mais sexy do século XX".
A revista americana People convida Brinkley em 2007 para a capa da edição especial "100 More Beautiful People", tendo posado juntamente com as filhas Alexa Ray e Sailor Lee.
No "Top 10 das Supermodelos de todos os tempos", publicado pelo site AskMen.com, Brinkley está colocada na 3ª posição.
Sports Illustrated Swimsuit
Em 1975, Brinkley vestindo uma tanga brasileira e fotografada por Giorgio di Saint'Angelo, aparece pela primeira vez no número especial anual de fatos de banho Sports Illustrated Swimsuit Issue, da conceituada revista norte-americana de desporto Sports Illustrated.
Em 1979, é capa da revista pela primeira vez, numa foto tirada nas Ilhas Seychelles que lhe dá uma projeção sem precedente a nível mundial.
Christie Brinkley foi a primeira modelo a fazer três capas consecutivas (2 de maio de 19794 de fevereiro de 1980 e 2 de setembro de 1981) para a revista (até hoje só Elle Macpherson conseguiu igualar esse recorde) continuando a participar em edições posteriores.

Brinkley foi a modelo escolhida para o primeiro calendário exclusivo da revista. e participou também com outras modelos em vários videosespeciais de aniversário e de filmagens.
Em 2004, no 40º aniversário, é publicada uma edição especial em que são convidadas as principais modelos que fizeram a história e o sucesso da revista sendo Brinkley uma delas, posando junto de Heidi KlumElle MacphersonCheryl TiegsTyra BanksRachel HunterValeria MazzaStacey WilliamsPaulina PorizkovaVendela Kirsebom e Roshumba Williams.
Resumo das participações na revista: 1975, 1976, 1978, 1979 (capa), 1980 (capa), 1981 (capa), 1989 e 2004 (Hall Of Fame).
Cinema
Brinkley fez a sua estreia como atriz em 1983 no filme cómico National Lampoon’s Vacation (Férias Frustradas no Brasil, Que Paródia de Férias em Portugal) com o ator Chevy Chase como protagonista, onde desempenhou o misterioso papel The girl in the red Ferrari (A rapariga no Ferrari vermelho) e tornou famosa a cena onde toma banho com Chase na piscina do motel. Este filme foi considerado pela revista Bravo Special um dos mais cómicos de sempre.
Em 1997, o filme tem uma sequela, Vegas Vacation (Férias Frustradas em Las Vegas no Brasil,Férias em Las Vegas em Portugal) e Brinkley reaparece no mesmo papel de sedutora no seu Ferrari vermelho descapotável.
Em maio de 2008 é convidada para recriar a famosa cena onde toma banho na piscina do motel com Chevy Chase, num comercial especial para o canal de televisão norte-americano DirecTV.
Diversos

Além de modelo, Brinkley mantém as suas diversas actividades como ilustradora, escritora, fotógrafa e designer.
Especialista em fotografar corridas de automóveis e lutas de boxe, foram publicados trabalhos seus em revistas de desporto e actualidades, nomeadamente na AutosprintAmerican PhotographerRing MagazinePHOTO e Kodak’s Ampersand, entre outras.
Brinkley também se revelou como estilista e desenhou roupa para a marca Simplicity Pattern.
Em março de 1994, desenha para a marca Nouveau Eyewear, uma linha de armações de óculos para mulheres, tendo sido dado o nome comercialChristie Brinkley Perspectives.
Cria também uma colecção original de jóias para a marca Swank.

Em 1997 participa, com o actor Chuck Norris, no lançamento comercial do aparelho de fitness Total Gym.
Na Primavera de 1998 lança comercialmente o seu próprio perfume, Believe.
Brinkley foi uma das três modelos escolhidas pela marca Matchbox para o fabrico e venda de bonecas para crianças, de nome The Real Model Collection.
Vida pessoal

Brinkley tem um único irmão, de nome Gregory Donald Brinkley que é nutricionista e pai de dois filhos, Ian Amadeo Brinkley (nascido a 15 de janeiro 1990) e Elliott Marie Brinkley (nascida a 5 de janeiro 1997).Christie Brinkley é filha de Herbert e Marjorie Hudson.
A sua mãe casou mais tarde com Donald Brinkleyargumentista de séries para a televisão norte-americana e isso explica o facto de ter adotado o apelido do padrasto, Brinkley.

Em 1982, Brinkley conheceu em Nova Iorque Olivier Chandon de Brailles (nascido a 17 de setembro de 1955 em França), herdeiro da enorme fortuna do famoso champanhe Moët-Chandon, durante uma festa na célebre discoteca Studio 54 onde estava a ser promovido um calendário exclusivo seu. Apaixonaram-se e pouco mais tarde ficaram noivos. Chandon morreu um ano depois, em 1983 num acidente de corrida de automóveis em que participava.
Casamentos
Christie Brinkley casou quatro vezes:
É durante o namoro, que Billy Joel adapta para Brinkley o famoso tema Uptown Girl ] que atinge, durante meses seguidos, os lugares cimeiros nos tops de música mundiais. Brinkley, no auge da sua carreira, participa no vídeoclipe musical.
Com o pensamento em Brinkley, Joel escreve os temas That's Not Her StyleAll About Soul,Blonde Over BlueShamelessA Matter of TrustThe Longest Time e Christie Lee. Brinkley aparece ainda nos vídeos de Joel Keeping the FaithAll About SoulRiver Of DreamsA Matter Of Trust e Leningrad.
Como artista, Brinkley pinta e ilustra a capa do álbum de Joel de 1993 River of Dreams (atinge na altura a tripla platina em vendas) e a revistaRolling Stone atribui-lhe o prémio "Melhor capa de álbum do ano".
Brinkley participa também no videoclipe Just Wanna Hold de Mick Jones, vocalista do famoso grupo britânico Clash.
O terceiro casamento foi com Richard Taubman (nascido em 1948 e cuja ocupação era a reabilitação e venda de imóveis) em 22 de dezembro de1994 e que logo termina em 1995.
  • Com Taubman, ambos tinham sofrido anteriormente um gravíssimo acidente de helicóptero, próximo de Telluride, estado americano de Colorado. Quando ele a propõe em casamento, Brinkley estava ainda casada com Joel. O casamento, a que assistiram 150 convidados, teve lugar perto do lugar onde tinham tido o acidente de helicóptero e era o segundo para Taubman. Brinkley anuncia então estar grávida de um rapaz.
  • O seu quarto marido foi Peter Halsey Cook (nascido em 1 de janeiro de 1959New Jersey), arquiteto. Já se conheciam desde 1979, pois Cook também tinha posado em tempos como modelo. Reencontram-se mais tarde, através de uma amiga comum Jill Rappaport, repórter da NBC. Casam-se em 21 de setembro de 1996, em BridgehamptonNova Iorque com a assistência de 120 convidados, incluindo o ex-marido Billy Joel.

Em 2006, Brinkley vem a descobrir que o marido mantinha há algum tempo um caso amoroso com uma rapariga de 18 anos, de nome Diana Bianchi que ele entretanto havia contratado como assistente para o seu escritório de arquitetura.
No verão de 2008, Brinkley inicia públicamente o processo de divórcio litigioso com Cook, no tribunal do condado de SuffolkRiverheadNova Iorque num caso muito comentado e divulgado por todos os media americanos. Cook reconhece em tribunal ter mantido relações com a jovem Bianchi e que lhe tinha pago 300 mil dólares para que mantivesse silêncio sobre o relacionamento. No final, em 10 de julho de 2008, chegam ambos a um acordo extra judicial e ela consegue obter a custódia dos dois filhos menores (Jack e Sailor), com a permissão de o pai os poder visitar regularmente. Fica ainda para si com as 18 propriedades e o barco que disputavam e dá ao ex-marido uma indemnização de 2,1 milhões de dólares. Em agosto de 2008, Brinkley é capa da New York Magazine, com o título A libertação de Christie Brinkley.

Filhos

Curiosamente foi a sua mãe e não o famoso pai Billy que a incitou, desde pequena, a estudar música e a cantar. O seu primeiro álbum de originais, de nome Sketches, foi lançado no verão de 2006 e inclui uma canção chamada Now he's gone onde Alexa mostra toda a sua revolta sobre o comportamento do padrasto Peter Cook com a sua mãe.
  • Jack Paris Brinkley Taubman, com Richard Taubman e nascido em 2 de junho de 1995.
    Jack foi mais tarde adotado por Peter Cook, passando a ter o nome Jack Paris Brinkley Cook.
  • Sailor Lee Brinkley Cook, com Peter Cook, nascida em 2 de julho de 1998.




Christie Brinkley é milionária e detentora de uma fortuna avaliada em mais de 80 milhões de dólares.
É dona de 18 propriedades nos exclusivos Hamptons e só a casa que possui, de nome Tower Hill em Bridgehampton, Long Island, está á venda no setor imobiliário por 30 milhões de dólares. Esta casa foi originalmente construída em 1898 por John Gardiner e completamente remodelada por Brinkley e Cook. Como o próprio nome indica, inclui uma torre que é o ponto residencial mais alto de Long Island.
Brinkley possui ainda uma casa de férias nas Caraíbas e um barco de nomeSweet Freedom. Este barco foi doado em outubro de 2009 a uma instituição de apoio a crianças, num acordo de divórcio entre Brinkley e Cook.

Brinkley assume-se como vegetariana desde os 13 anos e fã da agricultura biológica.
É uma defensora dos direitos dos animais, através da organização sem fins lucrativos PETA - People for the Ethical Treatment of Animals.

Como membro da organização Global Security Institute que se dedica á abolição das armas nucleares, Brinkley foi convidada a discursar nas Nações Unidas, integrando um painel exclusivo de individualidades.
É politicamente activa e discursou no Senado norte-americano. Foi delegada, pelo estado de Nova Iorque, na Convenção Democrata de 2000 que teve lugar em Los Angeles.
Oficialmente convidada pelo Senado americano em maio de 1999, integrou uma equipa numa viagem até a BósniaSarajevoKosovoMacedónia eItália de apoio aos soldados americanos lá estacionados.
Em dezembro de 1999, Brinkley foi convidada pelo Secretário da Defesa norte-americano William Cohen, a integrar um grupo restrito de personalidades numa viagem oficial aos Balcãs para apoiar e conviver com as tropas militares de paz lá presentes e visitar os campos de refugiados.

Brinkley gosta de praticar desporto, nomeadamente equitação e ski na neve.
Em Dezembro de 2006, sofreu um acidente quando fazia ski nas montanhas de Aspen, estado americano de Colorado. Teve de ser então operada de emergência para corrigir uma hérnia discal.

É uma fã confessa de hóquei no gelo e apoia com os seus filhos Jack e Sailor a equipa da casa, os New York Islanders.
Foi convidada para protagonista num anúncio comercial deste clube realizado para a TV americana.

Cinema, televisão, vídeos e livros

  • All-Star Birthday Party at Annapolis, (TV-1982).
  • Young Doctors in Love, (série, TV-1982).
  • National Lampoon's Vacation, (estréia no papel "The girl in the red Ferrari", cinema-1983).
  • Today Show, (talk show, 1983).
  • Christie Brinkley’s Outdoor Beauty and Fitness book, (Livro-1983).
  • The 56th Annual Academy Awards, (co-apresentadora do Óscar de Melhor Som, TV-1984).
  • CoverGirl’s Guide to Make-up with Christie Brinkley, (apresentadora, Vídeo comercial-1987).
  • Powaqqatsi - Life in Transformation, (documentário-1988).
  • An American Saturday Night, (programa de música, TV-1991).
  • Living in the 90's with Christie Brinkley, (apresentadora, Série TV-1992).
  • Sports Illustrated Behind the Scenes: Official Swimsuit Video, (documentário-1992).
  • Billy Joel: Shades of Grey, (documentário, TV-1993).
  • Mad About You, (no papel dela própria - 1 episódio Virtual Reality (2ª temporada -série TV-1994).
  • Pay-Per-View Special Supermodel of the Year Contest, (apresentadora do concurso, TV-1994).
  • Vegas Vacation, (reaparição no papel "The Girl in the Red Ferrari", Cinema-1997).
  • Divas Live: An Honors Concert for VH1 Save the Music, (TV-1998).
  • Intimate Portrait, (biografia, Vídeo, Março-1999).
  • InStyle Celebrity Weddings. (Lifetime Television, TV-apresentadora).
  • The Rosie O'Donnell Show, (3 episódios, série TV-1999-2000).
  • Billy Joel: The Essential Video Collection, (entrevista, Vídeo-2001).
  • The Hamptons, (série, TV-2002).
  • VH-1 Where Are They Now?, (1 episódio, série TV-2002).
  • The Family Truckster, (Vídeo-2003).
  • Sports Illustrated 40th Anniversary Swimsuit Special: American Beauty, (documentário, Vídeo-2004).
  • The Oprah Winfrey Show, (TV-2004).
  • Blue Collar TV, (show de variedades, TV-2004).
  • The View, (1 episódio, série TV-2005).
  • The Insider, (1 episódio, série TV-2007).
  • Entertainement Tonight, (26 episódios, "talk-show", TV-2006-2008).
  • Today Show, (1 episódio, talk show da NBC, 2007).
  • Rachael Ray Show, (1 episódio, talk show, 2007).
  • Access Hollywood, (2 episódios, notícias de celebridades, TV-2008)
  • The O'Reilly Factor, (4 episódios, talk show, 2008).
  • Ugly Betty, (1 episódio, "The Bahamas Triangle" como "Penelope Graybridge", setembro de 2009).
  • The Oprah Winfrey Show - Supermodel Legends (Fevereiro, 201
    1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo