terça-feira, 1 de março de 2011

VANESSA HUDGENS


Vanessa Anne Hudgens (Salinas14 de dezembro de 1988), popularmente chamada pelos fãs de Baby Vou V é uma dançarina, cantoramodelo e atriz norte-americana. Depois de atuar na TV, em peças de teatros locais e de fazer comerciais, Hudgens fez sua estréia no cinema em 2003, no famoso e bastante elogiado pela crítica drama "Thirteen", no papel de Noel. Mas foi em 2006 que conseguiu fama mundial interpretando a doce protagonista Gabriella Montez, do musical High School Musical, que desde então, tornou-se a maior fonte de renda da Disney. Em 2006, Hudgens lançou-se em carreira solo e, até o momento possui dois álbuns: V e Identified. Hoje em dia, dedica-se a carreira de atriz, se preparando para lançar 2 filmes no ano de 2011: A Fera e Sucker Punch: Mundo Surreal. Também é garota propaganda de diversas marcas internacionais.

Vanessa Anne Hudgens nasceu em SalinasCalifórnia, e viveu por toda a costa ocidental americana - de Oregon ao sul da Califórnia. Hudgens é filha de Gina Guangco, que manteve uma sucessão de empregos de escritório, e Gregory Hudgens, um bombeiro. Ela foi criada Católica Romana e tem uma irmã mais nova,Stella Hudgens. Vanessa tem ascendência irlandesa e nativa-americana por parte de pai e ascendênciafilipinachinesa e espanhola por parte de mãe, que é nativa de Manila. Todos os avós de Hudgens foram músicos, fazendo-a herdar talentos musicais notáveis. Ela estudou em casa desde a sétima série. Começou aos 8 anos, fazendo peças musicais bastante famosas, como O Mágico de OzCinderellaO Rei e EuO GrinchO Homem da Música, entre outras, sempre conseguindo em papeis por possuir oitavas bastante expandidas para a sua idade. Dois anos depois de sua carreira em peças teatrais e musicais, começou a fazer audições para comerciais e programas de televisão, e sua família se mudou para Los Angeles depois que ela ganhou um papel em um comercial de televisão. Seu primeiro trabalho artístico aconteceu por acaso. Sua amiga não podia comparecer ao teste para um comercial de TV e perguntou se Vanessa não queria ir no lugar dela. Depois disso, a garota atuou em várias peças de teatro até conseguir ir para o cinema e ficar conhecida mundialmente.Biografia

Carreira

Início

Vanessa começou bem cedo com papeis e comerciais pequenos na TV. No teatro, iniciou bem nova, sendo sempre bastante elogiada por sua atuação e por sua potência vocal. Em 2003, ela fez o filme Aos Treze, interpretando sua primeira personagem no cinema, Noel. Em seguida, no ano de 2004, trabalhou em Thunderbirds, como Tintin. Participou de muitas séries como Quintuplets, The Brothers García e The Suite Life of Zack & Cody onde interpretou Corrie e contracenou com suas futuras colegas em High School MusicalAshley Tisdale e Monique Coleman. Hudgens apareceu ainda em um episódio de Drake & Josh, como namorada de Drake, Rebecca.

2005-2006: High School Musical

Hudgens e Drew Seeley na turnê de High School Musical
No fim de 2005, Vanessa fez teste para o novo musical da Disney: High School Musical. Foram mais de 600 meninas disputando pelo papel, nas eliminatórias restaram apenas 12 garotas para o papel de Gabriella Montez e Vanessa permanecia na disputa.Na audição, ela cantou a música Angels, de Robbie Williams, e ganhou o papel. Seu par nas audições era Zac Efron, que ficou com ela desde o começo das eliminatórias até o final. O diretor Kenny Ortegaachou que eles tinham uma química muito forte e não hesitou em dar a eles os papeis principais. Hudgens então ficou mundialmente conhecida como Gabriella Montez. Além de atuar no filme, ela também cantou grande parte da trilha sonora, o que deu início a sua carreira musical solo, assinando contrato com a Hollywood Records no mesmo ano. Vanessa revelou em uma entrevista que suas maiores influências musicais são Celine Dion e Alicia Keys.

2006-2007: V

Apenas algum tempo depois de High School Musical, foi logo chamada para assinar um contrato para a gravação de seu primeiro álbum solo pela Hollywood Records, lançado no dia 26 de setembro de 2006. Em sua primeira semana o álbum atingiu as 34 mil cópias vendidas, ficando no 24º lugar na Billboard 200. O álbum ultrapassou a marca das 570 mil cópias vendidas nos Estados Unidos, e no mundo mais de 1.000.000 cópias, conseguindo disco de platina na Argentina e de ouro no Brasil e nos Estados Unidos.
O clipe de sua primeira música de trabalho, Come Back To Me, estreou na Disney durante a estreia do filme The Cheetah Girls 2 em agosto de 2006. O clipe do segundo single, Say Ok estreou também na Disney durante a estreia do filme Jump in!Come Back To Me e Say Ok, faixas 1 e 3, tiveram um desempenho notável nas paradas do mundo todo chegando ao 55º e 61º lugar na parada Billboard Hot 100, respectivamente. Para divulgar o álbum, Hudgens foi convidada a participar da turnê The Party's Just Begun Tour das Cheetah Girls, abrindo os shows.
No Teen Choice Awards 2007, Hudgens ganhou como cantora revelação e seu álbum foi classificado em 7º na lista dos "Álbuns do Ano" pela Billboard. Ela ainda faz uma participação especial no primeiro álbum de seu amigo e colega de High School Musical, Corbin Bleu, na música Still There For Me.
Em outubro de 2007, participou da continuação da franquia High School Musical, que bateu vários recordes ao redor do mundo. Ainda no final de 2007, se apresentou para 45 mil pessoas, inclusive para o então presidente dos EUA: George Bush, num especial de natal em que, além de cantar com Katharine McPhee e Ne-Yo a canção "The Christmas Song", performou ao vivo duas canções solo: Everybody Knows/Merry Christmas e Gloria In Excelsis Deo.

2008: Identified, High School Musical 3 e Identified Summer Tour

Hudgens na prèmiere em Melbourne de High School Musical 3.
Em 1º de julho de 2008, foi lançado o seu segundo álbum solo, Identified, que teve como primeira música de trabalho "Sneakernight" que estreou na Rádio Disney em 11 de abril, e no iTunes em 27 de maio. Na primeira semana o álbum vendeu 22 mil cópias, estreando no 23º lugar na parada de álbuns da Billboard. Sneakernightatingiu apenas o 88º lugar no Hot 100, mas permaneceu por 9 semanas no "Hot Dance Club Play" da Billboard, alcançando o 8º lugar e ganhando diversos remixes de DJs bastante conhecidos.
Em 31 de julho, Hudgens iniciou sua primeira turnê chamada Identified Summer Tour, promovendo seu novo álbum e cantando as músicas mais populares de seu primeiro álbum. Passou pelos EUA, Canadá e México. Ainda participou de um show promovido pela Neutrogena, onde é a garota-propaganda. Em Outubro, encerrou oficialmente a Tour, depois de lotar muitas casas de show.
Ainda em 2008, Vanessa participou do 3º e último filme da franquia High School Musical: High School Musical 3: Senior Year, e ganhou mais de 2 milhões por esse trabalho. Junto com o elenco, apresentou o MTV Video Music Awards e fez uma turnê pela Europa para promover o filme.
Seu último grande negócio do ano foi a compra de sua casa, que lhe custou U$2,750,000,00.

2009: Bandslam e novos trabalhos

Vanessa Hudgens e Zac Efron no Óscar 2009.
Em Janeiro de 2008, foi confirmado que Hudgens estrelaria mais um filme: Bandslam. Neste filme ela interpreta "Sa5m", uma garota de 15 anos tímida e anti-social. O filme estreou nos cinemas em 14 de agosto de 2009. Hudgens cantou uma música de sua trilha sonora, "Everything I Own", em duas versões. Neste filme, ela contracena com Lisa Kudrow, do consagrado seriado Friends, Gaelan Connell e Aly Michalka, da dupla Aly & AJ. O filme foi bastante aclamado pela crítica e ganhou diversos prêmios, inclusive um de melhor filme para a família.
Vanessa esteve presente no Globo de Ouro 2009 ao lado de seu ex-namorado Zac Efron (ou atual,ainda esta como rumor,não sabemos se eles voltaram ou sequer terminaram). Também esteve presente no Oscar 2009, onde fez uma performance musical ao lado de Zac EfronBeyoncéHugh Jackman e Amanda Seyfried.
Na revista Maxim, foi considerada a 27ª mulher mais sexy de 2009[1]; apareceu em outras duas listas renomadas que classificaram as "100 Mulheres mais Sexys de 2009", ficando em 67º e 42º lugar, respectivamente; foi considerada uma das pessoas mais bonitas do mundo em 2009 pela Who Magazine e pela People, sendo a mais nova da lista. Em 2010, foi considerada a 2ª mulher mais bonita do mundo, pela consagrada revista People. Todos os anos Hudgens está em muitas listas de belas e sexys mulheres, conseguindo destaque na maioria delas.
Ainda neste ano, foram confirmados dois filmes: Beastly, onde interpretará Linda Taylor ao lado de Alex Pettyfer eMary-Kate Olsen, pelo qual ganhou o prêmio ShoWest de Estrela Feminina do Amanhã e Sucker Punch onde interpretará Blondie. O último, escrito e dirigido por Zack Snyder (escritor e diretor também de grandes filmes e com grandes bilheterias, como 300 e Watchmen) produzido pela Warner Bros, já possui uma forte divulgação, que produz camisetas com estampas das personagens, estátuas, ilustrações e bonecas baseadas nas personagens, prometendo ser um sucesso, sendo considerado um dos filmes mais aguardados de 2011 e o melhor trailer. Os dois filmes têm previsão de estreia para Março de 2011.

2010-presente

Em julho, Hudgens participou da edição 2010 da Comic-Con junto com o diretor Zack Snyder e colegas de elenco de Sucker Punch. Foi apresentado o primeiro teaser trailer do filme, que recebeu muitas críticas positivas. O trailer oficial foi considerado um dos melhores de 2010 e o filme, um dos mais aguardados de 2011.
Depois de muitos anos, Vanessa voltou aos teatros, desta vez a convite de Neil Patrick Harris para interpretar Mimi Marquez no musical Rent. Seu envolvimento na peça gerou alguns comentários negativos, mas Neil defendeu sua escolha dizendo que Vanessa é maravilhosa. A peça foi apresentada dos dias 6 a 8 de agosto no Hollywood Bowl, tendo seus ingressos esgotados para todos os dias. Vanessa recebeu muitos elogios por sua atuação.
Em outubro deste mesmo ano, foi anunciado que Vanessa participará da sequência de Viagem ao Centro da Terra como a protagonista feminina Kailani. Ela contracenará com Dwayne JohnsonJosh Hutcherson e Michael Caine. O filme seria lançado em 23 de setembro de 2011, mas a data foi movida para o lançamento em 2012.
Em dezembro de 2010, foi anunciado um dia antes do aniversário de Vanessa que seu namoro de 5 anos com Zac Efron, seu colega de elenco de High School Musical, havia terminado. Em entrevista a revista Details, Vanessa disse: "Nós ainda somos amigos. Quem sabe o que o futuro trará. Estamos a descobrir isso."

Escândalos

Em 6 de Setembro de 2007, foram divulgadas na internet fotografias de Vanessa Hudgens nua. Vanessa pediu desculpas para os fãs pelas imagens, nas quais ela aparece sem roupa e de lingerie em poses sensuais, dizendo: "Estou envergonhada com essa situação e arrependida por ter tirado essas fotos. Agradeço a todos os fãs e familiares que me apoiaram." . Em comunicado, a empresária de Vanessa afirmou: "Esta foi uma foto tirada em um momento de privacidade. É um assunto pessoal e é uma infelicidade que tenha se tornado público."
Para outra decepção da cantora e atriz, em 5 de agosto de 2009 foram divulgadas novas fotos de Vanessa sem roupa. À revista Allure, Vanessa declarou: "É muito triste, e até hoje as pessoas me reprovam por isso, mas não fui eu quem divulgou as fotos." Na época, surgiram boatos sobre a V não continuar em High School Musical, porém esses boatos foram negados pela assessoria da atriz e cantora e pela própria Disney, já que sabia que Hudgens era um dos principais focos do filme e que era uma das causas do enorme sucesso de mídia e de bilheteria.

Filmografia

Filmes
AnoTítuloPapelNotas
2003Aos TrezeNoelPrimeiro filme, pequena participação
2004ThunderbirdsTintinPersonagem principal; segundo filme com Brady Corbet
2006High School MusicalGabriella MontezFilmes para televisão exibidos pelo Disney Channel, protagonista
2007High School Musical 2
2008High School Musical 3: Senior YearTerceira vez que representa Gabriella Montez, pela primeira vez para cinema
2009BandslamSa5mCo-protagonista
2011A FeraLindy TaylorFinalizado, protagonista
Sucker Punch: Mundo SurrealBlondiePós-produção, co-protagonista
2012Viagem ao Centro da Terra 2: A Ilha MisteriosaKailaniFilmando
Participações em programas e seriados
AnoTítuloPapelEpisódio(s)
2001Cover MeHannah (Summer)Principal - Interpretando a fase jovem
2002Still StandingTiffany"Still Rocking" (Temporada 1, Episódio 4)
Robbery Homicide DivisionNicole"Had" (Temporada 1, Episódio 10)
2003The Brothers GarciaLindsay"New Tunes" (Temporada 4, Episódio 37)
2005QuintupletsCarmen"The Coconut Kapow" (Temporada 1, Episódio 22)
2006Drake and JoshRebecca"O Caçulinha" (Temporada 3, Episódio 13)
The Suite Life of Zack and CodyCorrie"Forever Plaid" (Temporada 2) (Episódio 6)
"Not So Suite 16" (Episódio 10)
"Neither a Borrower Nor a Speller Bee" (Episódio 12)
"Kept Man" (Episódio 14)
2009Robot ChickenLara Lor-Van"Especially the Animal Keith Crofford" (Temporada 4, Episódio 19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo