terça-feira, 15 de março de 2011

ZOE SALDANA


Zoë Yanira Zaldaña Nazario mais conhecida como Zoë Saldaña (Nova Jérsei19 de junho de 1978) é uma atrizestadunidense.
Saldaña nasceu em East Hanover, New JerseyEstados Unidos e é de ascendência porto-riquenha e dominicana. Ela passou boa parte de sua infância na República Dominicana antes de retornar aos Estados Unidos para perseguir uma chance na carreira artística. Zoe inscreveu-se em aulas de balé em uma das mais prestigiadas escolas de dança, na República Dominicana, ganhando experiência como bailarina, o que beneficiou-la mais tarde por seu papel no Center Stage. Ela retornou para os Estados Unidos após seu segundo ano no Teatro Faces Program, um curso de aprimoramento.Biografia
Saldaña ainda era um membro do curso, quando ela teve sua primeira experiência na tela em um episódio de Law & Order, que foi ao ar em 1999. Ela deixou a escola depois de sua estréia em Center Stage (2000), que posteriormente levou a aparições no filme de Britney SpearsCrossroads (2002), e no drama Drumline (2002).
Ela fez a pirata Anamaria no filme de 2003 Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, e já apareceu em vários programas de televisão e filmes, incluindo The Terminal (2004) e Guess Who (2005).
Saldaña também participou do videoclipe do cantor Juan Luis Guerra, "La música llave de mi corazón", e interpretou Uhura em2009 no remake de Star Trek. Recentemente, ela interpretou Neytiri, a princesa Na'vi, em Avatar de James Cameron (2009). E por fim, interpretou Lily em 2010 no filme Takers onde faz par romântico com Michael Ealy , contracenando junto com Chris BrownPaul WalkerT.I. e outros bons atores de Hollywood.
Saldaña tem um grande interesse em moda e tem sua própria linha chamado Arasmaci, onde a maioria de seus desenhos são influenciados pela sua herança Dominicana.
Seu pai morreu em um acidente de carro na cidade de Bonao, República Dominicana, cerca de uma hora de Santo Domingo. Enquanto dirigia um Honda Accord verde, a caminho de Fantino La Piña, seu pai perdeu o controle do carro e atingiu um comboio. Seu irmão saiu ileso deste acidente

Filmografia

AnoTítulo (original)Título (versão brasileira)Papel
2000Center StageSob a Luz da FamaEva Rodriguez
2001SnipesCheryl
Get Over ItVolta por cimaMaggie
2002DrumlineRitmo TotalLaila
CrossroadsCrossroads - Amigas para SempreKit
2003Pirates of the Caribbean:
The Curse of the Black Pearl
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola NegraAnamaria
2004TemptationAnnie
HavenAndrea
The TerminalO TerminalOfficer Torres
2005La Maldición del padre CardonaFlor
Dirty DeedsRachel Buff
Guess WhoA Familia da NoivaTheresa Jones (a noiva)
2006PremiumCharli
Ways of the FleshDonna
2007After SexKat
BlackoutClaudine
ConstellationRosa Boxer
2008Vantage PointPonto de VistaAngie Jones
The SkepticCassie
2009Avatar[1]Neytiri Nazachema
Star TrekStar TrekUhura
2010Death at a FuneralMorte no FuneralElaine
The LosersOs PerdedoresAisha al-Fadhil
TakersTakersLily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo