Dorothy Dandridge
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dandridge no trailer do filme The Decks Ran Red (1958).
Dorothy Jean Dandridge (Cleveland, 9 de novembro de 1922 – West Hollywood, 8 de setembro de 1965) foi uma atriz e cantora estadunidense.
Foi a primeira atriz de origem africana a ser indicada ao Oscar de melhor atriz. Também foi a primeira mulher negra a aparecer na capa da revista Life e a se apresentar no Waldorf-Astoria Hotel.
Em 08 de setembro de 1965, Dandridge falou por telefone com o amigo Gerry Branton. Dandridge foi programado para voar a Nova York no dia seguinte para se preparar para o noivado na boate Basin Street East. Várias horas depois de sua conversa com Branton terminou, Dandridge foi encontrada morta por seu empresário, Earl Mills. Dois meses depois, um instituto de Los Angeles determinada patologia a causa ser uma overdose acidental de imipramina, um antidepressivo tricíclico. Ela tinha 42 anos.
Em 12 de setembro de 1965, um funeral privado foi realizada para Dandridge na Capelinha das Flores, em seguida, ela foi cremada e suas cinzas foram sepultados no Mausoléu da Liberdade no Forest Lawn Cemetery em Glendale, Califórnia.
Indicações a prêmios
BAFTA Film Awards
1956: Melhor atriz estrangeira por Carmen Jones
Globo de Ouro
1960: Melhor atriz num filme comédia ou musical por Porgy and Bess
Oscar
1955: Melhor atriz principal por Carmen Jones
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo