Louise Brooks
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Mary Louise Brooks (14 de novembro, 1906 - 08 de agosto de 1985), geralmente conhecida pelo seu nome artístico de Louise Brooks, foi uma americana dançarina , modelo , dançarina e do cinema mudo a atriz, conhecida por popularizar o corte de cabelo cortado . Brooks é mais conhecido por suas três funções especiais, incluindo dois GW Pabst filmes: em A Caixa de Pandora (1929),Diário de uma Garota Perdida (1929), e Prix de Beauté (Miss Europa)(1930). Ela estrelou em 17 filmes mudos e, no final da vida, o autor de um livro de memórias , Lulu em Hollywood.Louise Brooks | |
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circa 1926 | |
Nascido | Mary Louise Brooks 14 de novembro de 1906 Cherryvale, Kansas , EUA |
Morreu | 08 de agosto de 1985 (78 anos) Rochester, Nova Iorque , EUA |
Outros nomes | Lulu |
Profissão | Atriz, modelo, dançarina |
Período em atividade | 1925-1938 |
Cônjuge | A. Edward Sutherland(1926-1928) Deering Davis (1933-1938) |
Nascido em Cherryvale, Kansas , Louise Brooks era filha de Leonard Porter Brooks, um advogado , que normalmente era ocupado demais com sua prática de disciplinar seus filhos, e Rude Myra, uma mãe artístico, que determinou que qualquer squalling brats ", ela poderia ter produzido cuidado de si ". Myra Rude era um talentoso pianista que jogou as últimas Debussy e Ravel para seus filhos, inspirando-os com um amor de livros e música . Nada disto protegia anos, filha de nove Louise, deabuso sexual nas mãos de um predador bairro. Este evento teve uma grande influência sobre a vida ea carreira de Brooks, causando-lhe a dizer, anos mais tarde que ela era incapaz de amar de verdade, e que este homem "deve ter tido muito a ver com a formação de minha atitude para com o prazer sexual ... . Para mim, bom, macio, fácil nunca foram homens o suficiente - que tinha de haver um elemento de dominação. " (Quando Brooks finalmente contou à mãe sobre o incidente, muitos anos depois, sua mãe sugeriu que ele deve ter A culpa foi de Louise ", levando-o". )
Início da vida
Brooks começou sua carreira artística como bailarina, juntando-se a Denishawn companhia de dança moderna (cujos membros incluíam fundadores Ruth St. Denis e Ted Shawn , bem como um jovem Martha Graham ), em 1922. Em sua segunda temporada com a empresa, Brooks tinha avançado com um papel de protagonista em um trabalho oposto Shawn. Um longo conflito latente entre o pessoal de Brooks e St. Denis transbordou um dia, no entanto, e Denis St. repentinamente demitido Brooks da trupe em 1924, dizendo na frente dos outros membros que "eu sou a demiti-lo da empresa, porque você quer a vida entregue a você em uma bandeja de prata ". [4] As palavras deixou uma forte impressão em Brooks, quando ela elaborou um esboço para um romance autobiográfico planejada em 1949, "A bandeja de prata" foi o título que deu ao eo décimo capítulo final. [5]
Graças à sua amiga Bárbara Borges (irmã de Constance e Joan ), Brooks encontrou imediatamente o emprego quase como uma menina de coro em branco Escândalos George , seguido por uma aparição como dançarina destaque na edição de 1925 do Ziegfeld Follies na Broadway . Como resultado de seu trabalho no Follies, ela chamou a atenção da Paramount Pictures produtor Walter Wanger , que firmou com ela um contrato de cinco anos com o estúdio em 1925. (Ela também foi notado por visitar a estrela de cinema Charlie Chaplin , que estava na cidade para a estréia de seu filme The Gold Rush . Os dois tiveram um caso).
carreira no cinema americano
Brooks fez sua estréia no cinema com o silêncio A Street of Forgotten Men, em um papel não creditado em 1925. Logo, porém, ela estava jogando o papel feminino principal em uma série de comédias leves e silenciososflapper filmes durante os poucos anos seguintes, estrelado por Adolphe Menjou e WC Fields , entre outros.
Ela foi observado na Europa por seu papel fundamental no vamp Howard Hawks dirigiu "amigo silencioso" filme, uma garota em cada porto , em 1928.[8]
Tem sido dito que o seu melhor papel americano estava em um dos dramas do filme sonoro cedo, Beggars da Vida (1928), como uma menina abusada país em fuga com Richard Arlen e Wallace Beery jogar vagabundos que ela encontra ao montar os trilhos. Grande parte do filme foi filmado no local, eomicrofone foi inventado para o filme pelo diretor William Wellman , que precisava dele para uma das primeiras cenas experimental falar nos filmes.Por este tempo em sua vida, ela foi se misturar com os ricos e famosos, e foi um convidado regular de William Randolph Hearst e sua amante, Marion Davies , em San Simeon , sendo amigos íntimos com sobrinha Davies, Pepi Lederer . Seu distintivo corte bob , que se tornou homônimo , e ainda é reconhecido até hoje, ajudou a iniciar uma tendência, muitas mulheres com estilo seu cabelo em imitação de sua estrela de cinema e colega Colleen Moore . [9] Logo após a Beggars filme sobre a vida foi feita , Brooks, que detestava a Hollywood "cena", se recusou a permanecer na Paramount após ter sido negado um aumento prometido, e deixou para a Europa para fazer filmes de GW Pabst , o grande alemão expressionista diretor.
Paramount tentou usar a vinda de filmes com som a uma pressão a atriz, mas ela chamou o blefe do estúdio.Não era até 30 anos depois que esse movimento rebelde viria a ser visto como possivelmente o mais experiente de sua carreira, garantindo sua imortalidade como uma lenda do cinema mudo e espírito independente.Infelizmente, enquanto ela esnobando inicial da Paramount por si só não teria acabado com ela em Hollywood por completo, sua recusa depois de retornar da Alemanha para voltar a Paramount para a retoma som de The Canary Murder Case (1929) irrevogavelmente colocou em um não-oficial "lista negra" . A atriz Margaret Livingston foi contratado para dublar a voz de Brooks para o filme, [10] e do estúdio afirmou que "a voz Brooks era impróprio para fotos de som.
Na Europa
Uma vez na Alemanha, ela estrelou o filme de 1929 A Caixa de Pandora ", dirigido por Georg Wilhelm Pabst em sua Nova Objetividade período. O filme é baseado em duas peças de Frank Wedekind ( Erdgeist e Die Büchse der Pandora ) e Brooks interpreta o personagem central, o Lulu. Este filme é conhecido por seu tratamento da moderna franco sexual costumes , incluindo a representação primeira tela de uma lésbica . [ carece de fontes? ]Brooks, em seguida, estrelou o controverso drama social Diário de uma Garota Perdida (1929), baseado no livro de Margarete Böhme e também dirigido por Pabst e Prix de Beauté (1930), este último sendo filmado na França, e tendo uma surpresa famosa final. Todos estes filmes foram fortemente censurados [ onde? ], como eles eram muito "adulto" e considerou chocante em sua época para seus retratos de sexualidade , bem como a sua integração social sátira .
Vida após o filme
Quando voltou para Hollywood, em 1931, ela foi lançada em dois filmes mainstream: é presente de Deus para as Mulheres (1931) e It Pays to Advertise (1931). Suas performances nestes filmes, no entanto, foram amplamente ignorados, e poucas outras ofertas de emprego foram divulgados devido à sua "lista negra" informal. Apesar disso, William Wellman, seu diretor em Beggars da vida, ofereceu-lhe liderar o feminino em sua nova imagem, O Inimigo Público , estrelado por James Cagney . Mas Brooks recusou o papel, a fim de visitar sua então amanteGeorge Preston Marshall (não confundir com o diretor de cinema George Marshall ), em Nova Iorque, [11] ea parte vez foi Jean Harlow , que começou sua própria ascensão para o estrelato em grande parte como resultado.Brooks depois explicou-se a Wellman, dizendo que ela odiava fazer fotos, porque ela simplesmente "odiado de Hollywood ", e de acordo com o historiador de cinema James Card , que veio a conhecer intimamente Brooks mais tarde na sua vida ", ela simplesmente não estava interessado ... . Ela estava mais interessada em Marshall ". [12] Na opinião de do biógrafo Brooks Barry Paris ", recusando Public Enemy marcou o fim real da Brooks filme da carreira de Louise". [12] Para o resto de sua carreira no cinema, ela foi reduzido para jogar as peças de bocado e papéis em filmes B e curtas-metragens. Um de seus diretores neste momento era um proscrito de Hollywood companheiro, Roscoe "Fatty" Arbuckle , que trabalhava sob o pseudônimo "William Goodrich"; Brooks atuou em Arbuckle Fotos Rádio comédias curtas, Windy Riley Goes Hollywood (1931).
Brooks se aposentou a partir da tela do mesmo ano depois de completar um último filme, o John Wayneocidental Overland Stage Raiders , no qual ela desempenhou o papel romântico com um penteado muito tempo que lhe rendeu todos irreconhecíveis do seu "Lulu" dias. Ela então retornou brevemente para Wichita , onde foi criada. "Mas isso acabou por ser um outro tipo do inferno", disse ela. "Os cidadãos de Wichita quer me ressentia de ter sido um sucesso ou me desprezou por ser um fracasso maldição. E eu não fui exatamente encantada com:-los. Devo confessar um ao longo da vida própria como um fracasso social. Criatura Meu" [2] Após a tentativa frustrada de operação de um estúdio de dança, ela retornou para o leste e, após breves passagens como um ator de rádio e colunista de fofocas, [13] [14] trabalhou como vendedora em uma Saks Fifth Avenue loja em Nova York para poucos anos, então ganhava a vida como uma cortesã com um seleto poucos homens ricos como clientes. [15] Brooks tinha sido um alcoólatra desde os 14 anos [16] e era um alcoólatra para uma parcela importante de sua vida e alguns biógrafos têm sugerido que ela se virou para a prostituição. Ela manteve-se relativamente sóbrio o suficiente para começar a escrever sobre o filme, que se tornou sua segunda carreira.Durante este período, ela começou a escrever primeiro grande projecto, um romance autobiográfico chamado nu em minha cabra, um título tirado de Goethe 's Fausto . Depois de trabalhar na novela para um número de anos, ela destruiu o manuscrito de jogá-lo em um incinerador. [17]
Ela era um perdulário notório para a maioria de sua vida, mesmo a declaração de falência uma vez, mas era amável e generosa com seus amigos, quase a uma falha. Apesar de seus dois casamentos, ela nunca teve filhos, referindo-se a si mesma como "Barren Brooks". Seus muitos amantes de anos antes havia incluído um jovem William S. Paley , fundador da CBS . De acordo com Louise Brooks: Procurando por Lulu, Paley desde uma pequena mensais bolsa de Brooks para o resto de sua vida, e de acordo com o documentário esta bolsa impediu de cometer suicídio em um ponto. Ela também tinha um on-again, off-again relacionamento com George Marshall durante a década de 1920 e 30 anos (que ela descreveu como " abusiva "). Ele foi o maior motivo, ela foi capaz de garantir um contrato com Pabst. Marshall repetidamente pediu-lhe para casar com ele e depois de descobrir que ela teve muitos casos amorosos, enquanto eles estavam juntos, casados atriz Corinne Griffith em seu lugar.
Redescoberta
historiadores do cinema francês redescobriu seus filmes no início dos anos 1950, proclamando-a como uma atriz que superou até mesmo aMarlene Dietrich e Greta Garbo como um ícone do cinema ( Henri Langlois: "Não existe Garbo, Dietrich não existe, só existe Louise Brooks!" ), [18]muito para seu divertimento. Ele levaria a ainda em curso Louise Brooks revivals filme, e reabilitados sua reputação em seu país de origem. James Card, curador de cinema do George Eastman House , descobriu Louise viver como recluso em Nova York nessa época, e convenceu-a a mover-se para Rochester, Nova York para ficar perto da Casa de cinema coleção George Eastman. Com sua ajuda, ela se tornou um escritor de cinema observou em seu próprio direito. Uma coleção de seus escritos e convincentes espirituoso, Lulu em Hollywood, foi publicado em 1982. Ela foi retratado pelo filme escritor Kenneth Tynan em seu ensaio, "The Girl With The Black Helmet", cujo título era uma alusão ao seu prumo fabulosa, usado desde a infância, um penteado reivindicado como um dos dez mais influentes da história por revistas de beleza em todo o mundo.
Ela raramente dava entrevistas, mas tinha uma relação especial comJohn Kobal e Kevin Brownlow , os historiadores do cinema, e eles foram capazes de capturar no papel alguns de sua personalidade incrível. Na década de 1970 ela foi entrevistada extensivamente, no filme, para o documentário Memórias de Berlim: O Crepúsculo de Cultura de Weimar (1976), produzido e dirigido por Gary Conklin , e na Hollywood da série (1980), dirigido por Brownlow e David Gill .Duração de 50 minutos, Lulu em Berlim (1984) é outra rara entrevista filmada, produzido por Richard Leacock e Susan Woll, lançado no ano de sua morte, mas filmado quase uma década antes. Ela viveu sozinha por escolha por muitos anos, e Louise Brooks morreu de um ataque cardíaco em 1985, depois de sofrer de artrite e enfisemapor muitos anos.
Como é o caso de muitos dos seus contemporâneos, uma série de 'filmes de Brooks, de acordo com o documentário procura de Lulu, são consideradas como perdidas. Seus filmes chave sobreviver, no entanto, especialmente a Caixa de Pandora e Diário de uma Garota Perdida que foram lançadas em DVD na América do Norte pela Criterion Collection e Vídeo Kino , respectivamente. A partir de 2007, o Prix de Beauté eo Show Offtambém viram limitados norte-americana de lançamento do DVD, também. Seu curta-metragem (e um de seus talkies apenas), Windy Riley Goes Hollywood foi incluída no DVD de Diary of a Lost Girl. Seu último filme,Overland Stage Raiders, foi liberado para VHS, mas ainda tem que receber uma norte-americana de lançamento do DVD.
Legado
Brooks é considerado um dos primeiros atores naturalista no filme, sua atuação é sutil e diferenciada em comparação com muitos outros artistas em silêncio. O close-up estava entrando em voga com os diretores[ carece de fontes? ], e ela quase hipnoticamente belo rosto [ diz quem? ] foi perfeito para esta nova técnica. Brooks tinha sido sempre muito auto-dirigida, mesmo difícil, e era famoso por seu salgado linguagem , que ela não hesitou em usar sempre que se sentia como ele. Além disso, ela tinha feito uma promessa a si mesma nunca sorrir em palco a não ser que ela se sentiu compelida a, e, embora a maioria das fotos dela publicidade mostrar-lhe com uma expressão neutra, ela tinha um sorriso deslumbrante. Por sua própria admissão, ela era uma mulher liberada sexualmente, sem medo de experimentar, mesmo posando completamente nua para a "arte" de fotografia , [19] e sua ligação com as pessoas muitos filmes eram lendários, embora muito do que é especulação.
Louise Brooks como uma imagem inatingível filme serviu de inspiração para Adolfo Bioy Casares , quando ele escreveu sua ficção científica romance A Invenção de Morel (1940), sobre um homem atraído por Faustine, uma mulher que é apenas um 3-D da imagem projetada. Em uma entrevista de 1995, Casares explicou que Faustine é directamente baseada no seu amor por Louise Brooks, que "desapareceu muito cedo do cinema". (Elementos deA Invenção de Morel, menos os elementos de ficção científica, serviu como base para Alain Resnais 'filme de 1961 Ano Passado em Marienbad ).
Brooks também teve influência no mundo dos gráficos - que teve o mérito de inspirar dois quadrinhos independentes: a longa Dixie Dugan tira de jornal por John H. Striebel que começou no final de 1920 e funcionou até 1966, que cresceu a partir dos seriados romance e posterior fase musical, "Show Girl", que o escritor JP McEvoy tinha vagamente baseado no do dia Louise como uma menina Follies na Broadway, e os quadrinhos eróticos de Valentina , pelo falecido Guido Crepax , que começou a publicação em 1965 e continuou por muitos anos. Crepax se tornou um amigo e correspondente regular com Louise no final de sua vida. Hugo Pratt , outro artista de quadrinhos, também usou como inspiração para os personagens, e ainda os chamou por ela.
Em uma entrevista com James Lipton em " Inside the Actors Studio ", Liza Minnelli relacionadas com sua preparação para interpretar Sally Bowles no filme " Cabaret ":" Eu fui para o meu pai, e lhe perguntou: O que você pode me dizer sobre o glamour trinta anos? Devo estar imitando Marlene Dietrich ou algo assim? E ele disse que não, que eu deveria estudar tudo que posso sobre Louise Brooks. "
Uma exposição intitulada "Louise Brooks eo 'New Woman' em Weimar Cinema" correu no International Center of Photography , em Nova York em 2007, concentrando-se em 'icônico personagem na tela Brooks e celebrando o centenário do seu nascimento. [20]
Vida pessoal
No verão de 1926, Brooks casou Eddie Sutherland , o diretor do filme que ela fez com Campos, mas em 1927 tinha caído "terrivelmente apaixonado" [21] com George Preston Marshall , dono de uma cadeia de lavanderias e futuro proprietário do Washington Redskins time de futebol, na sequência de um encontro casual com ele que mais tarde ela se refere como "o encontro mais decisivo da minha vida". [22] Ela se divorciou de Sutherland, principalmente devido à sua relação de amizade com Marshall, em junho de 1928. [23]
Em 1933 ela se casou com Chicago milionário Deering Davis, mas ele deixou abruptamente março 1934 depois de apenas cinco meses de casamento ", sem um adeus ... e deixando apenas uma nota de suas intenções" por trás dela. [24] De acordo com Cartão , Davis foi apenas "mais um bem, de salto admirador elegante", nada mais.[24] O casal se divorciou oficialmente em 1938.
Brooks gostava especulações sobre sua promoção sexualidade , cultivando amizades com lésbicas e bissexuais, incluindo mulheres Pepi Lederer e Medos Peggy , mas abstendo-se de relações. Ela admitiu que alguns flertes lésbicas, incluindo-affair de uma noite com Greta Garbo . [25] [26] Mais tarde ela descreveu Garbo como masculino, mas uma "encantadora e terna amante." [27] [28] Apesar de tudo isso, ela considerou se nem lésbicas nem bissexuais:
"Eu tinha um monte de escrita divertida Marion Davies 'sobrinha' [um artigo sobre Pepi Lederer ], deixando o tema lésbico em pontos de interrogação. Toda a minha vida tem sido muito divertido para mim.
Quando eu morrer, eu acredito que os roteiristas de cinema vai prender na história que eu sou lésbica ... Eu tenho feito muito para tornar crível [...] Todos os meus amigos as mulheres têm sido as lésbicas. Mas isso é um ponto sobre o qual eu concordo positivamente com [Christopher] Isherwood : Não há tal coisa como a bissexualidade. As pessoas comuns, embora possam acomodar-se em razão de se prostituir ou de casamento, são um sexado. Por curiosidade, eu tinha duas coisas com as meninas - não fez nada para mim. Eles " [29]
Morte
Em 08 de agosto de 1985, Louise Brooks foi encontrada morta com um maciço ataque cardíaco . Ela foi enterrada no Cemitério Sepulcro , em Rochester, Nova York .
Filmografia
Ano | Título | Papel | Notas |
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1938 | Overland Stage Raiders | Beth Hoyt | |
1937 | Rei dos Jogadores | Joyce Beaton | cenas deletadas |
When You're in Love | Chorus Girl | sem créditos | |
1936 | Empty Saddles | Boone 'Boots' | |
1931 | Windy Riley Goes Hollywood | Betty Grey | |
Presente de Deus para Mulheres | Florine | ||
Vale a pena Anuncie | Thelma Templo | ||
1930 | Prix de Beauté | Lucinne Garnier | |
1929 | Diário de uma Garota Perdida | Thymian | |
A Caixa de Pandora | Lulu | ||
O caso do assassinato Canárias | Margaret Odell | ||
1928 | Mendigos da Vida | A menina (Nancy) | |
Uma garota em cada porto | Marie, a menina na França | ||
1927 | A Cidade Gone Wild | Snuggles Alegria | perdeu filme |
Agora estamos no ar | Griselle / Grisette | perdeu filme | |
Meias Laminados | Carol Fleming | perdeu filme | |
Noite Confecções | Fox Trot | perdeu filme | |
1926 | Just Another Blonde | Diana O'Sullivan | |
Em 'Em e Leave' Love | Janie Walsh | ||
A Show Off | Clara | ||
É o jogo do exército Velha | Mildred Marshall | ||
A Celebrity Social | Kitty Laverne | perdeu filme | |
O norte-americano de Vênus | Miss Bayport | perdeu filme | |
1925 | A Rua dos Homens Esquecidos | A Moll | sem créditos |
seu blog é uma simpatia e uma mostra de grande amor pelo cinema. Parabéns.
ResponderExcluirTira a foto da Louise Brooks nua, não é ela.
Existem fotos da atriz nua e é fácil ver que são pessoas diferentes.
Parabéns novamente. Um abraço
Obrigada pelo apreço que vc sempre tem com este blog, ja retirei a citada foto. Qualquer discrepancia que vc note me avise que providenciarei com muito amor.
ResponderExcluirAdoro suas considerações e observaçoes.
Um abraço e fique sempre conosco.
Malu Pinheiro