quinta-feira, 23 de setembro de 2010
MARY ASTOR
Nascida Lucile Vasconcellos Laghanke, era filha de um imigrante alemão, Otto Ludwig Langhanke, e de uma estadunidense de Illinois, Helen Marie Vasconcellos, descendente de portugueses e irlandeses. Iniciou a carreira no cinema com pequenas participações, e muitas vezes não creditada, em 1921, no filme Sentimental Tommy ("Tommy, o Sentimental"), aos 15 anos de idade, em uma cena que acabou sendo cortada do filme.
Fez a partir de então pequenos papéis, até que em 1924 John Barrymore a impôs como sua parceira no filme Beau Brummel ("O Belo Brummel"). Teve uma vida agitada: um tempestuoso caso com Barrymore, quatro casamentos, foi vítima do alcoolismo e teve uma tentativa de suicídio. Quando foi ao tribunal lutar pela custódia da filha, na década de 30, a revelação de seu diário íntimo foi um dos grandes escândalos da época, e sua carreira sofreu uma queda.
Teve uma filha com o segundo marido, e um filho, Antonio, do terceiro casamento com Manuel del Campo.
Escreveu duas autobiografias: My Story e Life on Film, mas após uma doença cardíaca, começou a escrever novelas, num asilo para artistas, na Califórnia.
O trabalho da atriz, seja como heroína ou como vilã, misturava sempre sua beleza sombria com sensualidade. A consagração veio em 1941, com o Oscar de melhor atriz coadjuvante pela atuação no filme A Grande Mentira.
Filmografia
Sentimental Tommy (1921) ("Tommy, o Sentimental")
Beau Brummel (1924), com John Barrymore ("O Belo Brummel")
Don Juan (1926)
Two Arabians Knights (1927) ("Dois Cavaleiros Árabes")
Ladies Love Brutes (1930) ("As Mulheres Amam os Brutos")
The Lash (1931) ("O Chicote")
Sin Ship (1931) ("A Nau do Pecado")
Red Dust (1932) ("Terra de Paixões")
The World Changes (1933) ("A Humanidade Marcha")
Convention City (1933)
Easy to Love (1934) ("Fácil de Amar")
Man of Iron (1935)
Page Miss Glory (1935) ("A Divina Glória")
Dodsworth (1936) ("Fogo de Outono")
The Prisoner of Zenda (1937);
The Hurricane (1937) ("O Furacão")
Midnight (1939) ("Meia-Noite")
Brigham Young (1940)
The Great Lie (1941) "A Grande Mentira"
The Maltese Falcon (1941) ("Relíquia Macabra")
Across the Pacific (1942) ("Garras Amarelas")
Young Ideas (1943) ("Cuidado com Mamãe")
Fiesta (1947) ("Festa Brava")
Little Women (1949) ("Quatro Destinos")
Youngblood Hawke (1964)
Hush...Hush, Sweet Charlotte (1964) ("Com a Maldade na Alma")
Premiações
Recebeu o Oscar de atriz coadjuvante em 1941, com o filme The Great Lie ("A Grande Mentira")
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