Vinda de uma família de atores onde despontam seu pai Richard Bennett, célebre no teatro, e a irmã Constance Bennett, estrela de Hollywood nos anos 1930, Joan somente decidiu-se pela arte da representação porque o fim de seu primeirocasamento deixou-a com a filha Adrienne para cuidar. Estreou com um pequeno papel em Soberania (Power, 1928) e nos anos seguintes especializou-se em interpretar mocinhas ingênuas em uma série de filmes menores, onde o grande destaque é Quatro Irmãs (Little Women, 1933), de George Cukor. Foi seu futuromarido, o produtor cinematográfico Walter Wanger, que lhe deu uma nova personae elevou-a ao estrelato da noite para o dia, ao transformá-la em morena para o filme Os Segredos de um Don Juan (Trade Winds, 1938), de Tay Garnett.Vida e carreira
Morena para o resto da vida, Joan tornou-se a rainha das
mulheres fatais dos filmes
noir, que alcançariam enorme popularidade nas
duas décadas seguintes. São notáveis as
quatro películas que fez com
Fritz Lang:
O Homem Que Quis Matar Hitler (Man Hunt,
1941),
Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window,
1944),
Almas Perversas (Scarlet Street, 1945) e
O Segredo da Porta Fechada (The Secret Beyond the Door,
1947). Outros grandes momentos no período incluem
Casei-me com Um Nazista (The Man I Married, 1940), de
Irving Pichel,
Mulher Desejada (The Woman on the Beach, 1947), de
Jean Renoir e
Na Teia do Destino (The Reckless Moment,
1949), de
Max Ophuls. O início da
década de 1950 viu Joan aparecer também em produções mais leves, como as
comédias de grande sucesso
O Papai da Noiva (Father of the Bride) e sua continuação,
O Netinho do Papai (Father's Little Dividend), ambas dirigidas por
Vincente Minnelli em
1950.
No entanto, sua carreira sofreu um revés fatal quando o marido Wanger, em crise de
ciúmes, atirou em seu agente, Jennings Lang, no último dia de
1951. O escândalo que se seguiu determinou o fim do estrelato da atriz. Encontrou refúgio na
TV, onde atuou em filmes, foi atriz convidada em várias
séries e estrelou a
novela gótica Dark Shadows por
cinco anos (
1966-
1971). Sua última aparição no cinema foi na produção
italiana Suspiria (Suspiria,
1976), de
Dario Argento.
Joan casou-se quatro vezes, tendo se divorciado nas
três primeirras ocasiões. Sua ligação mais duradoura foi com Walter Wanger, com quem se casou em 1940. Apesar do escândalo, ficaram juntos por
vinte e cinco anos e tiveram dois filhos. Em 1978, uniu-se ao
crítico de cinema David Wilde, com quem viveu até seu falecimento, em 1990, de causas naturais.
Filmografia
Todos os títulos em português referem-se a exibições no
Brasil.
[1]
- 1928 Soberania (Power)
- 1929 A Divina Dama (The Divine Lady)
- 1929 Amante de Emoções (Bulldog Drummond)
- 1929 O Galã (Mississippi Gambler)
- 1929 Disraeli (Disraeli)
- 1929 Maybe It's Love
- 1929 Three Live Ghosts
- 1930 Moby Dick (Moby Dick)
- 1930 Bancando o Lorde (Puttin' on the Ritz)
- 1930 Crazy That Way
- 1930 Um Caso Singular (Scotland Yard)
- 1931 O Preço da Aventura (Hush Money)
- 1931 Casadinhos (Many a Slip)
- 1931 Esposas de Médicos (Doctor's Wives)
- 1932 Eu e Minha Garota (Me and My Gal)
- 1932 The Trial of Vivienne Ware
- 1932 Ela Queria um Milionário (She Wanted a Millionaire)
- 1932 Entre Dois Fogos (Week Ends Only)
- 1932 Mulheres e Aparências (Careless Lady)
- 1932 Mulher Indomável (Wild Girl)
- 1933 Quatro Irmãs (Little Women)
- 1933 Arizona to Broadway
- 1934 Direito à Felicidade (The Pursuit of Happiness)
- 1935 Romance no Mississippi (Mississippi)
- 1935 Mundos Íntimos (Private World)
- 1935 O Cupido e a Secretária (Two for Tonight)
- 1935 A Dança dos Ricos (She Couldn't Take It)
- 1935 O Homem Que Desbancou Monte Carlo (The Man Who Broke the Bank of Monte Carlo)
- 1935 O Homem Que Reclamou a Cabeça (The Man Who Reclaimed His Head)
- 1936 Quase Casados (Wedding Present)
- 1936 Dois Entre Mil (Two in a Crowd)
- 1936 13 Horas no Ar (13 Hours by Air)
- 1936 Olhos Castanhos (Big Brown Eyes)
- 1937 Vogas de Nova York (Vogues of 1938)
- 1938 No Turbilhão Parisiense ( Artists and Models Abroad)
- 1938 Tinha Quer Ser Tua (I Met My Love Again)
- 1938 A Heroína do Texas (The Texans)
- 1938 Os Segredos de um Don Juan (Trade Winds)
- 1939 Criada para Amar (The Housekeeper's Daughter)
| - 1940 O Filho de Monte Cristo (Son of Monte Cristo)
- 1940 Amada Por 3 (The House Across the Bay)
- 1940 Inferno Verde (The Green Hell)
- 1940 O Máscara de Ferro (The Man in the Iron Mask (filme 1940)|The Man in the Iron Mask]])
- 1940 Casei-me com um Nazista (The Man I Married)
- 1941 Vida sem Rumo (Wild Geese Coming)
- 1941 Quem Casa com a Noiva? (She Knew All the Answers)
- 1941 Confirme ou Desminta (Confirm or Deny)
- 1941 O Homem Que Quis Matar Hitler (Man Hunt)
- 1942 Um Louco Entre Loucos (The Wife Takes a Flyer)
- 1942 Camas Separadas (Twin Beds)
- 1942 Cuidado com as Saias (Girl Trouble)
- 1943 Um Pequeno Erro (Margin for Error)
- 1944 Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window)
- 1945 O Velho Aborrecido (Colonel Effinghan's Raid)
- 1945 Beijos Roubados (Nob Hill)
- 1945 Almas Perversas (Scarlet Street)
- 1947 Mulher Desejada (Woman on the Beach)
- 1947 Covardia (The Macomber Affair)
- 1947 O Segredo da Porta Fechada (The Secret Beyond the Door)
- 1948 Hollow Triumph
- 1949 Na Teia do Destino (The Reckless Moment)
- 1950 O Papai da Noiva (Father of the Bride)
- 1950 Apuros de um Anjo (For Heaven's Sake)
- 1950 O Netinho do Papai (Father's Little Dividend)
- 1951 Seu Último Jogo (The Guy Who Came Back)
- 1953 Consciência Culpada (Highway Dragnet
- 1954 Veneno de Cobra (We're No Angels)
- 1955 Chamas Que Não se Apagam (There's Always Tomorrow)
- 1956 Navy Wife
- 1960 Ecos do Passado (Desire in the Dust)
- 1970 Nas Sombras da Noite (House of Dark Shadows)
- 1972 The Eyes of Charles Sand; TV
- 1972 Marcha Nupcial (Gidget Gets Married)
- 1976 Suspiria (Suspiria)
- 1978 De Repente, O Amor (Suddenly Love); TV
- 1981 This House Possessed; TV
- 1982 As Guerras de um Divórcio (Divorce Wars: A Love Story); TV
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo