Maureen O'Hara, nome artístico de Maureen Fitzsimmons (Dublin, 17 de agosto de 1920) é uma atriz irlandesa.
Freqüentou a Abbey School de representação e iniciou sua carreira artística no palco e no rádio. Em 1938 fez uma ponta em seu primeiro filme (Kicking the Moon Around), emLondres.
Nascida em Ranelagh, na Irlanda, Maureen FitzSimons iniciou a carreiraastística aos 14 anos no prestigiado grupo Abbey Players, de Dublin. Estreou no cinema em 1938e no ano seguinte contracenou com Charles Laughton em A Estalagem Maldita, de Alfred Hitchcock.
Fascinado pela ruiva de olhos verdes, Laughton levou-a paraHollywood, onde voltaram a atuar juntos no clássico O Corcunda de Notre Dame, baseado na obra de Victor Hugo. O’Hara entrou para a história do horror como a mais sedutoraintérprete de Esmeralda nas telas.
Foi a favorita de John Ford, que dirigiu-a em Como Era Verde o Meu Vale (1941) e A Paixão de uma Vida (1955), além de Rio Bravo (1950),Depois do Vendaval (1952, com seus irmãos Sean McClory e Charles FitzSimons) e Asas de Águias (1957), nos quais formou par romântico com John Wayne, ao lado de quem fez também Quando um Homem É Homem (1963) e Jake Grandão (1971).
Após 20 anos longe das telas, retornou em Mamãe Não Quer Que Eu Case (1991) e atuou em alguns telefilmes.
FILMOGRAFIA
|
- The Black Swan (1942) (br.: O Cisne Negro)
- Immortal Sergeant (1943) (br.: O Sargento Imortal)
- This Land Is Mine (1943) (br.: Esta Terra É Minha)
- The Fallen Sparrow (1943) (br.: O Beijo da Traição)
- Buffalo Bill (1944) (br.: Buffalo Bill)
- The Spanish Main (1945) (br.: O Pirata dos Sete Mares)
- Sentimental Journey (1946) (br.: Conflito Sentimental)
- Do You Love Me ? (1946) (br.: A Professora se Diverte)
- Sinbad the Sailor (1947) (br.: Sinbad, O Marujo)
The Homestretch (1947) (br.: Tu Voltarás, Querida)
Miracle on 34th Street (1947) (br.: De Ilusão Também se Vive)
The Foxes of Harrow (1947) (br.: Débil É a Carne)
Sitting Pretty (1948) (1948) (br.: Ama-Seca Por Acaso)
A Woman's Secret (1949) (br.: A Vida Íntima de uma Mulher)
The Forbidden Street (1949) (br.: Rua Proibida)
Father Was a Fullback (1949) (br.: Papai Foi um Craque)
Bagdad (1949) (br.: Bagdá)
Comanche Territory (1950) (br.: Terra Selvagem)
Tripoli (1950) (br.: Trípoli)
Rio Grande (1950) (br.: Rio Bravo)
Flame of Araby (1951) (br.: Paixão de Beduíno)
At Sword's Point (1952) (br.: Os Filhos dos Mosqueteiros)
Kangaroo (1952) (br.: A Lei do Chicote)
The Quiet Man (1952) (br.: Depois do Vendaval)
Against All Flags (1952) (br.: Contra Todas as Bandeiras)
The Redhead from Wyoming (1953) (br.:A Rainha dos Renegados)
War Arrow (1953) (br.: A Grande Audácia)
Malaga (1954) (br.: África de Fogo)
The Long Gray Line (1955) (br.: A Paixão de uma Vida)
The Magnificent Matador (1955) (br.: O Magnífico Matador)
Lady Godiva of Coventry (1955) (br.: O Suplício de Lady Godiva)
Lisbon (1956) (br.: Lisboa) (br.: Lisboa)
Everything But the Truth (1956) (br.: O Estopim do Escândalo)
The Wings of Eagles (1957) (br.: Asas de Águia)
Our Man in Havana (1959) (br.: Nosso Homem em Havana)
The Deadly Companions (1961) (br.: Parceiros da Morte)
The Parent Trap (1961) (br.: Operação Cupido)
Mr. Hobbs Takes a Vacation (1962) (br.: As Férias de Papai)
McLintock! (1963) (br.: Quando um Homem É Homem)
Spencer's Mountain (1963) (br.: Os Nove Irmãos)
The Battle of the Villa Fiorita (1965) (br.: Vila Fiorita)
The Rare Breed (1966) (br.: Raça Brava)
How Do I Love Thee? (1970) (br: Uma Família Biruta)
Big Jake (1971) (br.: Jake Grandão)
Only the Lonely (1991) (br.: Mamãe Não Quer Que Eu Case)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo