Catherine Elise Blanchett (Melbourne, 14 de maio de 1969) é uma atriz e diretora teatral australiana. Ganhou vários prêmios como atriz, mais notavelmente dois SAGs, doisGlobos de Ouro, dois BAFTAs, um Oscar, assim como aCoppa Volpi no 64º Festival Internacional de Cinema de Veneza.
Blanchett chamou a atenção internacional em 1998 com filme Elizabeth, dirigido por Shekhar Kapur, no qual desempenhou o papel da Rainha Elizabeth I da Inglaterra. Também ficou conhecida por outros personagens como a Rainha dos Elfos Galadriel da trilogia de Peter Jackson, O Senhor dos Anéis, a coronel "Irina Spalko" em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e Katharine Hepburn do filme de Martin Scorsese, O Aviador, um papel que trouxe-lhe oÓscar de Melhor Atriz (coadjuvante/secundária).[1][2][3] Ela e seu marido, Andrew Upton são atualmente diretores artísticos da Sydney Theatre Company.
Blanchett nasceu em Ivanhoe, um subúrbio de Melbourne, em Victoria, na Austrália. Ela é filha de June, uma australiana e professora da área de Melbourne, e de Robert "Bob" Blanchett, um texano de ascendência francesa oficial da marinha americana, que mais tarde trabalhou como executivo de publicidade. Seus pais se conheceram enquanto Bob estava no navio USS Arneb em Melbourne. O pai de Cate morreu vítima de um ataque cardíaco quando ela tinha dez anos de idade. Ela tem dois irmãos, o seu irmão mais velho, Bob, é um engenheiro de sistemas informáticos, e sua irmã mais nova, Genevieve, trabalhou como designer em um teatro e recebeu seu Bacharelado em Design de Arquitetura, em abril de 2008.
Blanchett frequentou a escola primária em Melbourne naIvanhoe East Primary School antes de completar o ensino secundário na Methodist Ladies' College, uma Escola Metodista de Garotas, onde começou a explorar sua paixão pela atuação. Ela estudou Economia e Belas Artes da Universidade de Melbourne antes de sair da Austrália para viajar pelo exterior. Quando ela tinha dezoito anos, e passava férias no Egito, um hóspede do hotel onde ela estava hospedada no Cairo perguntou se ela queria ser figurante em um filme, no dia seguinte ela encontrou-se em uma cena no meio de uma multidão torcendo para um pugilista americano que perdia para um pugilista egípcio no filme Kaboria, estrelado pelo falecido ator egípcio Ahmad Zaki. Blanchett retornou para a Austrália e mais tarde mudou-se para Sydney para estudar no Instituto Nacional de Arte Dramática. Formou-se em 1992, começando sua carreira nos palcos.
Seu marido é o dramaturgo e roteirista Andrew Upton, que ela conheceu em 1996 enquanto atuava na produção da peça dele The Seagull. Não foi amor à primeira vista, no entanto, "Ele me achou boba e eu o achei arrogante", comentou Blanchett mais tarde. Os dois se casaram em 29 de dezembro de 1997. O primeiro filho deles, Dashiell John, nasceu em 3 de dezembro de 2001, o segundo, Roman Robert, em 23 de abril de 2004 e o terceiro, Ignatius Martin, em 13 de abril de 2008.
Depois de fazer de Brighton, Inglaterra, seu principal lar, ela e seu marido voltaram a residir na Austrália. Emnovembro de 2006, Blanchett afirmou que a mudança era devido a uma vontade de dar um lar permanente para seus filhos, e para estar mais próxima de sua família, bem como um sentimento de pertencer a uma comunidade teatral australiana. Ela e sua família vivem em "Bulwarra", uma mansão no subúrbio de Sydney Harbourside Hunters Hill, que foi comprada por US$10,2 milhões de dólares australianos em 2004 e submetida a uma extensa reforma, em 2007, a fim de se tornar mais "ecológicamente correta".
Em 2006, um retrato de Cate Blanchett e família, foi pintado por McLean Edwards um finalista do Archibald Prize, o que é atribuído a "melhor retrato de pintura preferencialmente de algum homem ou mulher distinguido em Arte, Letras, Ciências ou Política".
Blanchett é Patrona do Festival de Cinema de Sydney. Em 2007, Blanchett tornou-se a embaixadora para aAustralian Conservation Foundation, uma campanha on-line www.whoonearthcares.com - que tenta mobilizar os australianos para expressar as suas preocupações sobre as alterações climáticas. Ela também é Patrona da instituição de caridade SolarAid. Na abertura do 9º Congresso Mundial de Metropolis em 2008, em Sydney, Blanchett disse: "A única coisa que todas as grandes cidades têm em comum é que todas elas são diferentes".
No início de 2009, Blanchett apareceu em uma série de selos postais para a edição especial chamada"Australian Legends of the Screen", com atores australianos reconhecidos pela "notável contribuição que deram para o entretenimento e cultura australianos". Ela, Geoffrey Rush, Russell Crowe e Nicole Kidmanaparecem duas vezes em cada uma das séries: uma vez como eles próprios e uma vez em personagens; Blanchett está representada na personagem Elizabeth I de Elizabeth: A Era de Ouro.
Carreira
Seu primeiro grande papel principal foi no palco na peça Oleanna de1993 dirigida por David Mamet, contracenando com Geoffrey Rush, para o qual ela ganhou o prêmio Sydney Theatre Critics de Melhor Estreia. Ela também apareceu como Ofélia na produção de 1994 -1995 de Hamlet, dirigida por Neil Armfield co-estrelando com Richard Roxburgh e novamente com Geoffrey Rush. Blanchett apareceu na mini-série para TV Heartland, contracenando com Ernie Dingo, e na mini-série Bordertown, com Hugo Weaving, e em um episódio dePolice Rescue intitulado "The Loaded Boy". Ela também apareceu em 1994 no telemovie de Police Rescue como uma professora refém de bandidos armados e nos 50 minutos de drama Parklands de 1996, que recebeu um lançamento limitado nos cinemas australianos.
Blanchett fez sua estreia internacional no cinema em 1997 com um papel de apoio como uma enfermeira australiana capturada pelo Exército japonês durante a 2ª Guerra Mundial, no filme Um Canto de Esperançadirigido por Bruce Beresford e estrelado por Glenn Close e Frances McDormand. Seu primeiro papel principal, também em 1997, foi como "Lucinda Leplastrier" na produção Oscar e Lucinda contracenando com Ralph Fiennes. Coincidentemente, Peter Carey, o autor de Oscar e Lucinda, tinha conhecido o pai de Blanchett, Bob, quando ambos trabalhavam com publicidade em Melbourne. Blanchett foi indicada para o seu primeiro prêmio, o Australian Film Institute Award como Melhor Atriz por este papel, mas perdeu para Pamela Rabe emThe Well. Ela, no entanto, ganhou o prêmio AFI de Melhor Atriz Coadjuvante no mesmo ano por seu papel como "Lizzie" na comédia-romântica, Ainda Bem Que Ele Conheceu Lizzie co-estrelado por Richard Roxburghe Frances O'Connor.
Seu primeiro grande papel de visibilidade internacional foi como Elizabeth I da Inglaterra, em 1998 no filmeElizabeth, por esse papel, ela recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Blanchett perdeu paraGwyneth Paltrow por seu papel em Shakespeare Apaixonado, mas ganhou um British Academy Award (Bafta) e um Golden Globe Award de Melhor Atriz em um Filme de Drama. No ano seguinte, Blanchett foi indicada a um outro prêmio Bafta por seu papel de apoio em O Talentoso Ripley.
Já como uma aclamada atriz, Blanchett recebeu uma série de novos fãs, quando ela apareceu em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel de Peter Jackson. Ela desempenhou o papel de Galadriel em todos os três filmes. A trilogia detém o recorde como a mais alta trilogia cinematográfica de todos os tempos.
Mais tarde, em 2005, Cate ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel de Katharine Hepburnno filme O Aviador, de Martin Scorsese. Isso tornou Cate a primeira atriz a ganhar um Oscar por interpretar um filme ganhador do mesmo prêmio.
Em 2006, ela estrelou em Babel ao lado de Brad Pitt, e Notas Sobre um Escândalo interpretando "Sheba Hart" contracenando com Dame Judi Dench. Coincidentemente, Dench ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por interpretar Elizabeth I, no mesmo ano, Blanchett perdeu por interpretar a mesma figura histórica, embora em uma categoria diferente. Blanchett recebeu sua terceira indicação ao Oscar por seu desempenho no filme (Dench também foi indicado ao Oscar).
Em 2007, ela ganhou o prêmio Volpi Cup de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Veneza e um Golden Globe de Melhor Atriz Coadjuvante, por retratar uma das seis encarnações de Bob Dylan no filme Não Estou Lá de Todd Haynes e reprisou o seu papel como Elizabeth I na sequência de Elizabeth intitulada Elizabeth: A Era de Ouro. Na 80ª cerimônia do Oscar, Blanchett recebeu duas indicações, incluindo Melhor Atriz porElizabeth: A Era de Ouro e Melhor Atriz Coadjuvante por Não Estou Lá, tornando-se apenas o 11º ator a receber duas candidaturas no mesmo ano, e a primeira atriz a receber outra indicação por reprisar um papel.
Em 2007, Blanchett foi nomeada pela revista Times como uma das 100 pessoas mais influentes em todo o mundo e também uma das mais bem sucedidas atrizes pela revista Forbes. Ela estrelou no filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal como a agente da KGB Col. Dr. Irina Spalko.
Blanchett e seu marido assinaram contrato de três anos como co-diretores artísticos da Sydney Theatre Company, em janeiro de 2008. Seus contratos incluem uma cláusula que permite que qualquer um deles possa por ter três meses de cada ano exercer outras atividades.
Blanchett apareceu no cinema com Brad Pitt, pela segunda vez em O Curioso Caso de Benjamin Button deDavid Fincher, no final de 2008. Blanchett emprestou sua voz para o filme Gake no ue no Ponyo no papel de Gran Mamare.
Em 5 de dezembro de 2008, Blanchett foi honrada com uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard, em frente ao Grauman's Egyptian Theatre. O aclamado diretor Woody Allen afirmou que gostaria de trabalhar com Blanchett.
Depois de interpretar a vilã russa "Irina Spalko" em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, membros do Partido Comunista Russo declararam que Cate deveria "estar sob ameaça de desemprego por aceitar o papel no filme" e que ela e Harrison Ford eram "atores de segunda categoria".
Filmografia
[editar]Prêmios
Outros Prêmios:
- 1992 - Sydney Theatre Critics Award - Melhor Atriz - Oleanna
- 1993 - Sydney Critics Circle Award - Melhor Revelação - Kafka Dances
- 1997 - Sydney Film Critics Award - Melhor Atriz Coadjuvante - Ainda Bem Que Ele Conheceu Lizzie
- 1997 - AFI - Melhor Atriz Coadjuvante - Ainda Bem Que Ele Conheceu Lizzie
- 2005 - AFI Award - Melhor Atriz - Sob o Efeito da Água
- 1997 - AFI Award - Melhor Atriz - Oscar e Lucinda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo