Jeanne Moreau , nascida em 23 de janeiro de 1928) é uma atriz francesa, cantora, roteirista e diretor .
Ela fez sua estréia teatral, em 1947, e estabeleceu-se como uma das principais atrizes daComédie-Française . Ela começou a tocar pequenos papéis em filmes em 1949 e, finalmente, alcançou notoriedade como a estrela do Ascensor para o cadafalso (UK) / Elevador para o cadafalso (EUA) (1958), dirigido por Louis Malle e Jules et Jim (1962), dirigido por François Truffaut . Mais prolífico na década de 1960, Moreau continua a aparecer em filmes até os dias atuais.
Moreau é o destinatário de um Prêmio César de Melhor Atriz , um prêmio BAFTA de Melhor Atriz Estrangeira e um Festival de Cannes de Melhor Atriz por desempenho individual, e vários prêmios vitalícios.
Moreau nasceu em Paris, filha de Katherine (née Buckley), uma dançarina que se apresentaram no Folies Bergère , e Anatole-Désiré Moreau, um dono de restaurante. O pai de Moreau era francês e sua mãe era britânica, um nativo de Lancashire noReino Unido e de-irlandês descida parte. O pai Moreau era católico e sua mãe, originalmente uma protestante , convertida ao catolicismo após o casamento.Moreau estudou no Conservatório de Paris .
Início da vida
Carreira
Em 1947, ela fez sua estréia teatral no Festival de Avignon . Até seus vinte anos, Moreau já era uma das atrizes palco principal naComédie-Française . Depois de 1949, ela começou a aparecer em filmes com peças pequenas. A partir da década de 1950, depois de aparecer em vários sucessos, ela começou a trabalhar com a geração emergente de francês cineastas. Elevador para o cadafalso (1958) com o tempo de primeiro diretor Louis Malle foi seguido por Malle Os Amantes (Les Amants, 1959 ). O último filme polêmico na época, levou a mídia a chamá-la 'The New Bardot '.
Em grande parte graças a esses filmes, ela passou a trabalhar com muitos dos mais conhecidos New Wave e avant garde-diretores. François Truffaut 's New Wave filme Jules et Jim (1962), seu maior sucesso internacional, está centrada na seu papel starring magnético. Ela também trabalhou com uma série de outros diretores notáveis, como Michelangelo Antonioni ( La notte e Além das Nuvens ), Orson Welles ( Chimes at Midnight e The Immortal Story ), Luis Buñuel ( Diário de um Camareira ), Elia Kazan ( O Último Magnata ), Rainer Werner Fassbinder ( Querelle ), Wim Wenders ( Até o Fim do Mundo ), e Carl Foreman ( campeão ). Em 1983, ela foi chefe do júri do 33o Festival Internacional de Berlim .
Moreau tem tido um sucesso como vocalista. Ela já lançou vários álbuns e uma vez realizada com Frank Sinatra no Carnegie Hall . Além de atuar, Moreau trabalhou também atrás das câmeras, como escritor, diretor e produtor. [2] Suas realizações misturados foram objecto de uma 1988 Perfil de cinema, chamando a tiros, por Janis Cole e Holly Dale .
Vida pessoal
Ao longo de sua vida, ela tem mantido a amizade com os escritores de destaque como Jean Cocteau , Jean Genet , Henry Miller , eMarguerite Duras (uma entrevista com Moreau está incluído no livro de Duras Interior: Escritos Selecionados).
Ela já foi casada duas vezes, para Jean-Louis Richard (1949-1951) e diretor americano William Friedkin (1977-1979). Diretor Tony Richardson deixou a esposa, Vanessa Redgrave , para ela, em 1967, mas nunca se casou. Ela tem também de diretores de Louis Malle e François Truffaut , o estilista Pierre Cardin , e Theodoros Roubanis, um ator grego / playboy. [7]
Ela é um amigo próximo de Sharon Stone , que apresentou um 1998 da American Academy of Motion Pictures tributo vida Moreau.Orson Welles chamou de "atriz maiores do mundo", e até hoje ela continua sendo uma das de maior França realizado atrizes.
Filmografia
Como atriz
- des Grandes Dortoir (1953)
- Touchez pas au Grisbi (1954) por Jacques Becker
- Intrigantes Les (1954)
- La Reine Margot (1954)
- Ascenseur pour l'échafaud (1958) de Louis Malle
- Os Amantes (Les amants) (1958) de Louis Malle
- "Ligações Perigosas" Les (1959) por Roger Vadim
- Os Quatrocentos Golpes (1959) (pequena parte) por François Truffaut
- Le Dialogue des Carmelitas (1960) de Philippe Agostini
- Moderato Cantabile (1960) por Peter Brook
- Uma Mulher É uma Mulher (1961) por Jean-Luc Godard (cameo Uncredited, discutindo Jules et Jim )
- La notte (1961) de Michelangelo Antonioni
- O Julgamento (1962) por Orson Welles
- Jules et Jim (1962) de François Truffaut
- Eva (1962) de Joseph Losey
- Os vencedores (1963) de Carl Foreman
- A Fire Within (Le Feu Follet) (1963) de Louis Malle
- Baía dos Anjos (1963) de Jacques Demy
- Diário de uma Camareira (1964) de Luis Buñuel
- O Trem (1964) por John Frankenheimer
- The Yellow Rolls-Royce (1964) por Anthony Asquith
- Mata-Hari (1964) por Jean-Louis Richard
- Viva Maria! (1965) de Louis Malle
- Chimes at Midnight (1965) de Orson Welles
- Mademoiselle (1966) de Tony Richardson
- A profissão mais antiga (1967) ( Philippe de Broca segmento)
- A História Imortal (1968) de Orson Welles
- A Noiva Estava de Preto (1968) de François Truffaut
- O Pequeno Teatro de Jean Renoir (1970) de Jean Renoir
- Monte Walsh (1970)
- Chère Louise (1972) de Philippe de Broca
- Nathalie Granger (1972) de Marguerite Duras
- Valseuses Les (1974) de Bertrand Blier
- Joanna Francesa (1975) de Cacá Diegues
- O Último Magnata (1976) de Elia Kazan
- Monsieur Klein (1976) de Joseph Losey
- Querelle (1982) de Rainer Werner Fassbinder
- La Truite (1982) de Joseph Losey
- Le tiroir segredo (1986) TV mini-series
- Nikita (1990) de Luc Besson
- Anna Karamazoff (1991)
- Vima tou pelargou meteoro Para (1991) por Theo Angelopoulos
- A velha senhora que andou no mar (1991)
- Até ao Fim do Mundo (1991) por Wim Wenders
- O Amante (1992)
- Uma área externa (1993) por Charles Sturridge
- Mapa do Coração do Homem (1993)
- Catarina a Grande (1995) como a Imperatriz Isabel Petrovna
- Além das Nuvens (1995) - Michelangelo Antonioni
- O Titular (1996) - Filme do Marfim Mercante
- Eu te amo, eu não te amar (1996)
- Ever After (1998)
- Cet amour-là (2001), Marguerite Duras
- Love Actually 2003) cameo (como mulher no aeroporto de Marselha
- Time to Leave (2005) por François Ozon
- Roméo et Juliette (2006)
- Désengagement (2007)
- Um dia você vai entender (2008)
- Château en Suède (2008)
- Carmo (2009)
- Face (2009) por Tsai Ming-liang
- La guerre des fils de la lumière contre les fils des ténèbres (2009)
Como diretor
- Lumière (1976)
- L'Adolescente (1979)
- Lillian Gish (1983, documentário de TV)
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