Lynda Carter (nascido em 24 de julho de 1951) é um americano atriz e cantora, conhecida por ser Miss Mundo EUA e pelo seu duplo papel de Mulher Maravilha e seu alter ego, Diana Prince, na série de televisão dos anos 1970 The New Adventures of Wonder Woman (1975-1979)
Carter nasceu Jean Córdova Linda Carter em Phoenix , Arizona . [2] Seu pai, Colby Carter, é um negociante de arte dos irlandeses ascendência e sua mãe, Juana Córdoba, é de mexicano descida com raízes em Chihuahua , México [3] e anteriormente trabalhou no setor de telefonia. [1] Carter cresceu um ávido leitor daMulher-Maravilha quadrinhos. Ela foi para a Globo High School em Globe, Arizona , eArcadia High School em Phoenix.
Durante o ensino médio, Carter realizado em uma banda chamada "Just Us", constituído por uma marimba, um atabaque, uma guitarra acústica, e um pé-bass jogado por outra garota. Quando ela tinha 17 anos, Lynda se juntou a dois de seus primos em outra banda chamada "Os Parentes". O ator Gary Burghoff era o baterista. O grupo estreou no Hotel e Cassino Sahara Lounge em Las Vegas, Nevada , durante três meses, e, por Lynda era menor de 21 anos, ela teve de entrar pela cozinha. Frequentou Arizona State University e foi membro da Alpha Xi Delta , mas, depois de ter sido eleito o "mais talentoso", ela caiu para prosseguir uma carreira na música. Em 1970, Lynda cantou com o "The Gathering Garfin com Lynda Carter". Sua primeira apresentação foi em San Francisco hotel tão novo que não tinha entrada calçada. Consequentemente, eles tocaram principalmente para os zeladores e hóspedes do hotel, que estacionou o seu automóvel na garagem subterrânea. Ela voltou ao Arizona em 1972.
Carreira
Em 1972, Carter entrou em um local da competição de beleza e ganhou fama nacional ao vencer o Miss Mundo EUA , representando o Arizona [1] , em 1972 internacional Miss Mundo concurso, representando os EUA, ela chegou às meias-finais.Depois de tomar aulas de teatro em diversos New York escolas de teatro, ela começou a fazer aparições em programas de TV como Starsky e Hutch , Cos e Nakia e em "filmes B", incluindo sua única aparição nua, em Bobbie Jo e Outlaw (1976 ).
agindo carreira de Carter tirou quando ela conseguiu o papel principal em The New Adventures of Wonder Woman como Mulher Maravilha e seu alter-ego de Diana Prince. As economias de seus pais tinha reservado para ela prosseguir atuando em Los Angeles, estava quase esgotado, e ela estava perto de voltar para o Arizona quando seu gerente informou que ela havia ganhado o papel. Seu desempenho sincero amor dela para fãs e críticos, a série durou três temporadas. Trinta anos após ter estreado neste papel, Lynda continua a ser muito identificada com a Mulher Maravilha.
"Eu nunca quis ser um objeto sexual para qualquer pessoa, mas o meu marido. Eu nunca pensei que uma foto do meu corpo seria pregado em casas de banho dos homens. Eu odeio os homens me olhando e pensando o que eles pensam. E eu sei que eles pensam. Eles escrevem e me dizem. "
Ela estava se referindo aos comentários que tinha recebido pelo seu autor como Mulher-Maravilha. [4]
Carter também estava incomodado com alguma da comercialização de sua imagem. Warner Bros elaborado um acordo com a empresa de brinquedos Mego para criar uma boneca da Wonder Woman, enquanto a série ainda estava no ar. Em 1987, no The Late Show com Joan Rivers [5] , Carter comentou:
"Eu acho que você provavelmente está familiarizado com um problema em Hollywood, e isso é que eles comercializam você, e usá-lo. Eles fizeram uma máscara do meu rosto e colocá-lo na boneca, e colocar meu nome para o primeira execução do mesmo. E então eles pegaram o meu nome fora e disse que eles não têm de pagar mais de mim. Então é o tipo de coisa que pode ser usado tanto na indústria. faço nada. eu nem fazer qualquer coisa, desde as reprises. Nunca se contentar com lucros líquidos. Chama-se a contabilidade criativa ".
Em 2007, a empresa de brinquedos DC Direct lançou um 13 "estátua figura cheia de Lynda Carter como Mulher Maravilha, limitada a 5.000 peças; foi re-lançado em 2010. ele [7] Também em 2010, a DC Direct começou a vender um 5 ½ polegadas busto de Carter de entregas de Mulher Maravilha para comemorar o 75 º aniversário do personagem. [8]
Outros créditos
Durante o final de 1970, ela gravou um álbum, Portrait . Carter é creditado como co-autor de várias músicas, e ela fez várias aparições como convidada em vários programas de televisão no momento em uma capacidade musical. Ela também cantou duas de suas canções no episódio de 1979 Mulher-Maravilha, "Amazon Hot Wax".
Em 1977, Carter lançou um pôster promocional através Pro Arts Inc. por sugestão do seu então marido e empresário, Ron Samuels. O cartaz foi muito bem sucedida, apesar de Carter insatisfação com ele. Em 1981, durante uma entrevista na NBC especial da Mulher de televisão Quem Taxa de 10,
"É desconfortável porque eu simplesmente tirou uma foto. Isso é tudo que minha participação foi no meu cartaz, que vendeu mais de um milhão de cópias foi que eu tirei uma foto que eu pensei que era uma fotografia muda. Meu marido disse:" Oh, experimentar essa coisa amarrada até aqui, vai ficar bonito. E o fotógrafo disse que a iluminação traseira é realmente impressionante. Assim, lidando com alguém que tenha essa imagem em seus ... quarto ou seu ... sala de estar ou o que eu acho que seria difícil para qualquer um lidar com eles. "
No início de 1980, Carter realizado no Las Vegas Strip e em Atlantic City , com destaque para o seu talento musical.
outros créditos Carter incluem o papel principal em um filme biográfico de Rita Hayworth , intitulado Rita Hayworth, Amor Deusa(1983) e uma variedade de seus especiais de TV próprio:'s Special (Carter 1980), Encore! Lynda (1980), Celebration (1981), Street Life (1982) e Corpo e Alma (1984). Ela estrelou em uma duração curta algumas séries de TV, incluindo Partners in Crime (1984), com Loni Anderson e Hawkeye (1994-95) com Lee Horsley . Durante este tempo, ela também se tornou um modelo de promoção da celebridade para Maybelline comerciais de cosméticos.
Na década de 1990, Carter apareceu em uma série de filmes de TV , que resultou em um ressurgimento em aparições na televisão.Além disso, devido à re-sindicalização de Mulher Maravilha em redes de cabo, como FX e SyFy , Carter já participou em dois programados on-line sessões de chat com os fãs. [10] Foi nessa época que Carter criou sua própria produtora, Produções Potomac.Na década de 1990, ela também apareceu em comerciais para o Lens Express (agora 1-800 Contacts ).
Em 2001, Carter estava no elenco da comédia independente recurso Super Troopers como "governador de Vermont Jessman". Os escritores e estrelas do filme, a trupe cômica Broken Lizard , com Jay Chandrasekhar dirigir, queriam Lynda especificamente para o papel. Inspirado pelo desvio de caráter de seus papéis habituais, ela concordou em jogar um ex-rainha da beleza, até, lavada com a criatura do Sunny Side Up Trailer Park (2004), dirigido por Christopher Coppola . Carter fez sua primeira aparição em um grande filme em um certo número de anos no remake para o cinema do The Dukes of Hazzard ( 2005 ), também dirigido por Chandrasekhar. Ela também apareceu na comédia Sky High (2005) como "Principais Poderes", o chefe de uma escola para super-heróis. O roteiro permitiu Carter para zombar de sua personagem mais famosa quando diz: ". Eu não posso fazer mais nada para ajudá-lo Eu não sou a Mulher-Maravilha, sabe." Em 2006, ela co-estrelou no feito-para-cabo filme de vampiro Slayer . No ano seguinte, Lynda retornou ao DC Comics 'mundo da televisão em Smallville episódio " Progeny "(2007) jogando Chloe Sullivan 'sKryptonite habilitada mãe.
Carter também fez dublagens para jogos de vídeo, fazendo as vozes das nord e orsimer (ORC) do sexo feminino em dois jogos de computador de The Elder Scrolls série, The Elder Scrolls III: Morrowind e The Elder Scrolls IV: Oblivion . Estes jogos foram desenvolvidos pela Bethesda Softworks , seu marido, o empresário Robert A. Altman , é presidente e CEO da empresa-mãe da Bethesda, ZeniMax Media .
De setembro a novembro de 2005, Carter jogou "Mama Morton" no West End de Londres produção de Chicago . [11] Em 2006, sua interpretação de "When You're Good to Mama" foi oficialmente lançado na Chicago: 10th Anniversary Edition CD box set. Em maio de 2007, Carter começou a excursionar os EUA com seu show de cabaret uma mulher-musical, "Uma Noite com Lynda Carter".Jogou compromissos em locais como Feinstein no Loews Regency em Nova York, Jazz at Lincoln Center, e no Kennedy Center em Washington, DC. Em junho de 2009, seu segundo álbum, "At Last", foi lançado e alcançou # 10 na Billboard s 'Jazz Albums Chart.
Vida pessoal
Carter foi casado duas vezes. Seu primeiro casamento foi com seu ex- agente de talentos Ron Samuels 1977-1982. Em janeiro de 1984, Carter casado Washington, DC , o advogado Robert A. Altman , sócio da lei do influente e distinto Clark Clifford . O Altmans têm dois filhos, James e Jessica [1] , e vivem em Maryland , perto de Washington, DC .
Em 1992, depois de um longo e altamente publicitada júri julgamento decorrentes do seu envolvimento com o agora famoso BCCI , o marido de Carter foi absolvido . Carter foi visto no noticiário da TV com o braço ao redor dele, gritando: "Não é culpado! Não é culpado!" aos repórteres reunidos.
No início de junho de 2008, quando fora de remo do barco Potomac Club, Carter avistou um corpo boiando no rio Potomac . Ela chamou alguns pescadores e esperou a polícia chegar. No mesmo mês, ela admitiu em entrevista à People Magazine que ela tinha entrado em uma clínica de reabilitação para tratamento de alcoolismo .
Filmografia
Filme | |||
---|---|---|---|
Ano | Filme | Papel | Notas |
1976 | Bobbie Jo e Outlaw | Bobbie Jo Baker | |
1993 | Lightning in a Bottle | Charlotte Furber | |
2001 | Super Troopers | Governador Jessman | Lizard's Super Troopers Broken aka |
2004 | A Criatura da Sunny Side Up Trailer Park | Lynette | aka Criatura |
2005 | Sky High | Principais Poderes | |
The Dukes of Hazzard | Pauline | ||
2006 | Tempbot | Maria Alice | Curta-metragem |
2007 | Tattered Angel | Hazel Anderson | |
Televisão | |||
Ano | Título | Papel | Notas |
1974 | Nakia | Helen Chase | 1 episódio |
1975 | Matt Helm | Bobbi Dee | 1 episódio |
1976 | Uma questão de mulher ... E a Morte | Zelda | filme de TV |
Starsky e Hutch | Vicky | 1 episódio | |
1975-1979 | Mulher-Maravilha | Mulher-Maravilha | 59 episódios |
1980 | The Last Song | Brooke Newman | filme de TV |
The Muppet Show | A própria | 1 episódio | |
1981 | Born to Be Sold | Kate Carlin | filme de TV |
1982 | Hotline | Brianne O'Neill | filme de TV |
1984 | Rita Hayworth: a deusa do amor | Rita Hayworth | filme de TV |
Partners in Crime | Carole Stanwyck | 13 episódios | |
1987 | Stillwatch | Patricia Traymore | filme de TV |
1989 | Mike Hammer: Murder Takes All | Helen Durant | filme de TV |
1991 | Papai | Charlotte Sampson | filme de TV Danielle Steel Daddy aka |
Posando: Inspirada em três histórias reais | Meredith Lanahan | filme de TV Eu também conhecido como posou para a Playboy | |
1994-1995 | Hawkeye | Elizabeth Shields | 22 episódios |
1996 | Quando a amizade mata | Kathryn Archer | filme de TV ou "Um Segredo Entre Amigos: A Hora da Verdade Filme |
Ela acordou grávida | Susan Saroyan | filme de TV Crimes aka do Silêncio | |
1997 | A Prayer in the Dark | Emily Hayworth | filme de TV |
1998 | Someone to Love Me | Diane Young | filme de TV Alguém aka to Love Me: A Hora da Verdade Filme aka Girl no banco de trás |
1999 | Bênçãos da Família | Lee Reston | filme de TV aka Spencer LaVyrle de "Bênçãos Família ' |
2003 | Terror Pico | Dr. Janet Fraser | filme de TV |
Hope & Faith | Verão Kirkland | 1 episódio | |
2005 | Law & Order: Special Victims Unit | Lorena Dillon | 1 episódio |
Law & Order | Lorena Dillon | 1 episódio | |
2006 | Matador | Coronel Weaver Jessica | filme de TV |
2007 | Smallville | Moira Sullivan | 1 episódio |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo