Frances Louise McDormand (Chicago, 23 de junho de 1957), é uma premiadaatriz norte-americana de teatro, televisão e cinema.
Biografia
Filha adotiva de um pastor protestante e enfermeira aposentada (amboscanadenses), Frances McDormand nasceu em Chicago. É provável que sua mãe biológica tenha sido uma das paroquianas da Igreja Discípulos de Cristo, onde seu pai pregava, Sua irmã, Dorothy, foi ordenada ministra nessa igreja assim como seus outros dois irmãos, todos adotivos (o casal McDormand não teve filhos naturais).
Seu pai se especializara em recuperar congregações falidas de sua igreja, por isso sua família viajava freqüentemente. Frances viveu em várias pequenas cidades no "Cinturão da Bíblia" de Illinois, Georgia, Kentucky e Tennessee,]antes de se estabelecer na área urbana de Pittsburgh (Pensilvânia), onde ela se formou no 2º grau em 1975 e graduou-se em teatro em 1979.
Em 1982, Frances obteve o grau de Mestre em Belas-Artes da Escola de Teatro da Universidade de Yale, época em que foi colega de quarto de Holly Hunter. Seu primeiro trabalho como atriz profissional foi em Trinidad-Tobago, numa peça escrita por Derek Walcott e financiada pela Fundação MacArthur.
Carreira
A estréia de Frances se deu no primeiro filme dos irmãos Coen, Gosto de Sangue. Em 1985, ela, os irmãos Coen, Holly Hunter e o diretor Sam Raimidividiram uma casa no Bronx.
Paralelamente a seus primeiros filmes, Frances atuou na primeira temporada datelessérie Hill Street Blues, como "Connie Chapman". Em 1988, foi "Stella Kowalski" numa montagem de Um Bonde Chamado Desejo (de Tennessee Williams), pelo qual foi indicada ao prêmio Tony. Ela é sócia da companhia experimental de teatro The Wooster Group.
Frances fez vários papéis no teatro e na televisão nas décadas de 1980, 1990 e2000. Obteve renome e respeito da crítica. Foi indicada três vezes ao Oscar —Mississippi Burning (1988), Quase Famosos (2000), Terra Fria (2005) — e vencedora em 1996 (Fargo). Atuou em seis filmes dos irmãos Coen: História de Gângsters, Arizona Nunca Mais, Gosto de Sangue, O Homem que Não Estava Lá, Fargo e Queime Depois de Ler.
Vida pessoal
Frances e Joel Coen casaram-se em 1994, após dez anos de relacionamento. Têm um filho, Pedro McDormand Coen (Paraguai, 1994), adotado em 1999. A família vive em Nova York.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo