Dorothea Wieck (* 03 de janeiro 1908 em Davos , † 19 de fevereiro 1986 em Berlim ) foi uma alemã de teatro - e atriz de cinema .
Vida
A família aparece na pesquisa da família Wieck, pela primeira vez com uma Claus Heinrich Wieck (nascido em 21 de dezembro de 1832 em Petersdorf ), ele é um comerciante em Altona , se casa e tem filhos. A partir desta família vem Dorothea Wieck.
Ela fez sua estréia em 1926 no filme The Little Inge e seus três pais e passou em alguns filmes mudos. Era geralmente conhecido pelo filme meninas de uniforme , ela desempenha o papel de Fraulein von Bernburg, uma governanta bonita, cujo favor a maioria das meninas que disputam. A supressão do despertar lésbica) sexualidade (em um corpo de embarque hostis e autoritários é realizado neste filme a um símbolo impressionante do sistema de ensino militar-conservador da República de Weimar . Dorothea Wieck virou um total de cerca de 50 filmes. Viveu muitos anos na colônia do artista de Berlim . Ela tocou no Deutsches Theatere no Teatro Schiller em Berlim e outras grandes teatros. papel especial em: A Grande Rede , O Rei Sapo , uma ótima idéia . Ela também foi diretor de trabalho.Após a Segunda Guerra Mundial, ela jogou de preferência Theater, apareceu na tela apenas em papéis coadjuvantes. No início de 1960 ela mudou-se quase completamente do negócio de filmes. Em 1973 ela ganhou o Prêmio de Cinema por muitos anos e realizações de destaque no cinema alemão.
Filmografia (seleção)
- 1931: Girls in Uniform - Diretor: Sagan Leontine
- 1935: O Estudante de Praga - Diretor: Arthur Robison
- 1937: A bandeira amarela - Direção: Gerhard Lamprecht
- 1941: Levante a cabeça, João! - Direção: Viktor de Kowa
- 1942: Schlueter Andreas - Diretor: Herbert Maisch
- 1944: A Sala Verde - dirigido por Boleslau Barlog
- 1951: A estranha vida de Mr. Brugge - Diretor: Erich Engel
- 1953: Um homem em um fio (Homem na corda bamba) - Diretor: Elia Kazan
- 1955: O Forsthaus in Tirol - Diretor: Hermann cidade bola
- 1956: Anastasia, a última princesa
- : 1958 tempo de vida e tempo para morrer (A Time to Love and a Time to Die)
- 1960: História de Xadrez - Diretor: Gerd Oswald
- 1962: A Revolução despede dos filhos (TV) - Direção: Rolf Hädrich
- 1969: O Comissário (TV) - Dead man na chuva; Direção: Wolfgang Becker
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo