Luciana Paluzzi (Roma, 10 de junho de 1937) foi uma atriz italiana, mais conhecida como a sensual vilã'Fiona Volpe' de 007 contra a Chantagem Atômica / 007 - Operação Relâmpago, de 1965, o filme de maior sucesso de bilheteria de toda a série de James Bond.
Seu primeiro trabalho no cinema foi uma participação sem crédito no romântico A Fonte dos Desejos, de1954, aos 17 anos de idade. Nos anos 50 e início da década seguinte participou de diversos filmes, a maioria deles italianos, notadamente em papéis coadjuvantes. Em seus primeiros trabalhos foi creditada como Luciana Paoluzzi.
Apesar de ter um grande currículo no cinema antes e depois de seu encontro com Bond, Luciana é mais conhecida do publico em geral como a sexy e letal Fiona Volpe, de 007 contra a Chantagem Atômica. Ela fez testes para o papel de 'Domino Derval', a bond girl principal do filme, no que acabou sendo dado à francesa Claudine Auger. Paluzzi ficou arrasada em não conseguir o papel, mas teve seu consolo como 'Fiona Volpe', a 'bad bond girl', que mais tarde declarou ser mais divertida de viver.
Anos depois, Luciana admitiu que o papel de bond girl no cinema é uma faca de dois gumes para atrizes. Ela ficou agradecida pela fama, o reconhecimento popular e o status de celebridade mundial que o filme lhe deu nos anos 60, mas como resultado disso, reconheceu que participando deste tipo de filme tão surreal e ser uma bond girl, lhe fez não ser levada a sério como atriz por seus pares, perdendo a oportunidade de trabalhar com cineastas mais respeitados, encerrando sua participação nas telas em 1978, depois de participar vários filmes europeus de segunda linha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo