Anna May Wong (03 janeiro de 1905 - 03 de fevereiro de 1961) foi uma atriz norte-americana, o primeiro chinês americano estrela de cinema, eo primeiro asiático-americano a se tornar uma estrela internacional. , longa e variada carreira abrangeu tanto do cinema mudo e som, televisão, teatro e rádio.
Nascido perto de Chinatown bairro de Los Angeles a segunda geração de americanos de origem chinesa, Wong ficou encantada com os filmes e começou a atuar em filmes em uma idade adiantada. Durante o filme mudo era, ela atuou em O Pedágio do Mar (1922), um dos primeiros filmes feitos em cores e Douglas Fairbanks ' O Ladrão de Bagdá (1924). Wong se tornou um ícone da moda, e em 1924 tinha alcançado o estrelato internacional.
Frustrado pelo apoio papéis estereotipados ela relutantemente jogado em Hollywood , ela partiu para a Europa no final de 1920, onde atuou em várias peças e filmes notáveis, entre eles Piccadilly (1929).
Ela passou o primeiro semestre de 1930 viajando entre os Estados Unidos e Europa para trabalho no cinema e nos palcos. Wong foi destaque em filmes do som era cedo, como Daughter of the Dragon (1931) e A Filha de Xangai (1937), e com Marlene Dietrich no Josef von Sternberg é Shanghai Express (1932).
Em 1935, Wong foi abordado a grave decepção maior parte de sua carreira, quando a Metro-Goldwyn-Mayer recusou-se a considerá-la para o papel principal na versão cinematográfica de Pearl S. Buck 's A Boa Terra , preferindo a atriz alemã Luise Rainer para desempenhar o papel principal. Wong passou o ano seguinte excursionando China, visitando aldeia ancestral da família e estudar a cultura chinesa. No final de 1930, ela estrelou em vários filmes B para a Paramount Pictures , retratando Chinês-americanos em uma luz positiva. Ela prestou menos atenção à sua carreira no cinema durante a II Guerra Mundial , quando ela dedicou seu tempo e dinheiro para ajudar a causa chinesa contra o Japão . Wong voltou aos olhos do público em 1950, quando várias aparições na televisão, bem como sua própria série em 1951, A Galeria de Madame Liu-Tsong , a televisão dos EUA primeiro show estrelado por um asiático-americano. Ela estava planejando voltar filmar em Flower Drum Song , quando ela morreu em 1961, na idade de 56.
Durante décadas após sua morte, Wong foi lembrado principalmente para o estereótipo do " Dragon Lady "e recatada" Butterfly "papéis que ela era muitas vezes dada. Sua vida e carreira foram reavaliados nos próximos anos em torno do centenário do seu nascimento, em três grandes obras literárias e retrospectivas de filmes. O interesse em sua história de vida continua e outra biografia, Shining Star: The Anna May Wong História, foi publicado em 2009.
Anna May Wong nasceu Wong Liu Tsong (que significa "amarelo fosco salgueiros") em 03 de janeiro de 1905, na Rua Flor em Los Angeles , uma quadra de Chinatown, em uma comunidade integrada, irlandeses, alemães, japoneses e chineses residentes. Ela foi a segunda de sete filhos de Wong Sam Sing, proprietário da Sam Kee Lavanderias em Los Angeles, e sua segunda esposa Lee Gon Toy.
May Wong pais de Anna eram de segunda geração Chinês-americanos, seu e paterna avós maternos residiam em os EUA pelo menos desde 1855. avô paterno dela, um Wong Wong, era um comerciante dono de duas lojas em Michigan Hills, uma -área de mineração de ouro no Condado de Placer . Ele tinha vindo de Chang On, um vilarejo perto de Taishan, província de Guangdong , na China, em 1853. [ Maio é o pai de Anna passou sua juventude viajando entre os EUA ea China, onde se casou com sua primeira esposa e pai de um filho em 1890. Ele voltou para os EUA na década de 1890, e em 1901, continuando a sustentar sua família na China, ele se casou com uma segunda esposa, de maio da mãe de Anna. Anna May irmã mais velha Lew Ying (Lulu) nasceu no final de 1902, e Anna May nasceu em 1905, seguido por mais cinco filhos.
Em 1910, a família se mudou para um bairro na Figueroa Street , onde eles eram os únicos chineses em seu bloco, vivendo lado a maioria mexicanos e orientais famílias europeias.Os dois morros que separam a sua nova casa de Chinatown Wong ajudou a assimilar a cultura americana. No início, ela freqüentou a escola pública com sua irmã mais velha, mas quando as meninas foram alvo de insultos racistas de outros estudantes, seus pais mudaram-los para uma escola presbiteriana chinesa. As aulas foram ministradas em Inglês, mas Wong assistiram a uma escola de línguas chinesa e aos sábados à tarde.
Naquela mesma época, EUA produção cinematográfica começou a se deslocar da costa leste para a área de Los Angeles. As filmagens foram feitas constantemente e em torno da vizinhança Wong. Começou a freqüentar os cinemas Nickelodeon e rapidamente se tornou obcecado com o " pisca ", faltar à escola e usando o dinheiro do almoço para assistir ao cinema. Seu pai não estava feliz com seu interesse por filmes, a sensação de que interferiu em seus estudos, mas Wong decidiu perseguir uma carreira no cinema independente.
Filmografia
- Main article: Anna May Wong filmography(includes her television work)
- The Red Lantern (1919) debut – uncredited
- Bits of Life (1921)
- The Toll of the Sea (1922) as Lotus Flower
- The Thief of Bagdad (1924) as a Mongol Slave
- A Trip to Chinatown (1926) as Ohati
- Old San Francisco (1927)
- Piccadilly (1929) as Shosho
- Elstree Calling (1930) as Herself
- Daughter of the Dragon (1931) as Princess Ling Moy
- Shanghai Express (1932) as Hui Fei
- A Study in Scarlet (1933)
- Dangerous to Know (1938) as Lan Ying
- Island of Lost men (1939) as Kim Ling
- Lady from Chungking (1942) as Kwan Mei
- Bombs Over Burma (1943) as Lin Ying
- Impact (1949) as Su Lin
- Portrait in Black (1960) as Tawny
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo