Clara Gordon Bow (Brooklyn, Nova York, EUA, 29 de julho de 1905 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 27 de setembro de 1965) foi uma atriz de cinema norte-americana, que fez muito sucesso na era do cinema mudo.
Biografia
Teve uma infância marcada pela pobreza e violência. Sua mãe, Sarah Gordon, era uma prostituta ocasional que sofria de doença mental e epilepsia, que antes de ser internada em um sanatório tentou matar Clara enquanto ela dormia. Seu pai, Robert Bow, não era presente e pode ter tido doença mental também. Quando ele voltava para casa, ele ficava verbalmente e fisicamente abusivo tanto com a esposa e a filha. Ele estuprou Clara quando ela tinha 15 ou 16 anos.
Clara foi descoberta quando participou de um concurso, onde o prêmio era uma participação em um filme, ela tirou o primeiro lugar e a partir dai sua carreira despontou em Hollywood.
Ruiva e de olhos expressivos, Clara ficaria eternamente conhecida como a It-Girl, a garota que tinha "aquilo" que ninguém explicava, mas era seduzido. Clara se tornou um mito sexual, ajudada pelo papel de suas personagens sempre irresistivelmente atrativas sexualmente das quais não há possibilidade de fuga por causa do "it" que elas tinham.
Nessa época, Clara era a principal estrela dos estúdios Paramount e figurava o Top 5 das principais atrações de Hollywood. Clara foi uma das superstars do cinema mudo. Fez fama na década de 20 e depois contracenou em alguns filmes sonorizados. Porém, não se adaptou aos novos tempos e seu último filme data de 1933.
Entre seus sucessos estão It e Wings, o primeiro filme a ganhar um Oscar, ambos lançados em 1927. Foi casada com o ator Rex Bell de 1931 até a morte dele em 1962, teve 2 filhos.
Clara teve uma vida turbulenta, marcada pela fama e, posteriormente, por distúrbios psicológicos. Foi internada várias vezes em um sanatório devido a esquizofrenia. Ela faleceu em 1965 aos 60 anos vítima de um ataque.
- Hoop-La (1933)
- Call Her Savage (1932)
- Kick In (1931)
- No Limit (1931)
- Her Wedding Night (1930)
- Love Among the Millionaires (1930)
- True to the Navy (1930)
- The Saturday Night Kid (1929)
- Dangerous Curves (1929)
- The Wild Party (1929)
- Three Weekends (1928)
- The Fleet's In (1928)
- Ladies of the Mob (1928)
- Red Hair (1928)
- Get Your Man (1927)
- Hula (1927)
- Wings (br: Asas) (1927)
- Rough House Rosie (1927)
- Children of Divorce (1927)
- It (1927)
- Kid Boots (1926)
- Mantrap (1926)
- The Runaway (1926)
- Fascinating Youth (1926)
- Dancing Mothers (1926)
- Two Can Play (1926)
- Shadow of the Law (1926)
- Dance Madness (1926)
- My Lady of Whims (1925)
- The Ancient Mariner (1925)
- The Plastic Age (1925)
- The Best Bad Man (1925)
- Free to Love (1925)
- The Primrose Path (1925)
- The Keeper of the Bees (1925)
- Kiss Me Again (br: Beija-me Outra Vez) (1925)
- Parisian Love (1925)
- My Lady's Lips (1925)
- The Scarlet West (1925)
- The Lawful Cheater (1925)
- Eve's Lover (1925)
- The Adventurous Sex (1925)
- Capital Punishment (1925)
- Black Lightning (1924)
- This Woman (1924)
- Helen's Babies (1924)
- Empty Hearts (1924)
- Wine (1924)
- Daughters of Pleasure (1924)
- Poisoned Paradise (1924)
- Grit (1924)
- Black Oxen (1923)
- Maytime (1923)
- The Daring Years (1923)
- Enemies of Women (1923)
- Down to the Sea in Ships (1922)
- Beyond the Rainbow (1922)
Oi, Malu!
ResponderExcluirÉ uma proposta diferente a colorização destas fotografias. Acho que as cores foram bem aplicadas, mas o preto e branco valoriza a época, dando um charme que se perde com as cores.
Obrigada pela visita no meu Infinito Particular!
Bjs.
Concordo com vc Dalva, as fotografias antigas guardam um charme quando serpia ou preto e branco, mas eu sempre ficava a imaginar como seriam essas atrizes maravilhosas atrizes a cores, daí minha atenção a colorização. Abs
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