sábado, 12 de março de 2011

SYLVIA KRISTEL



Sylvia Kristel (Utrecht28 de Setembro de 1952/18/10/2012) é uma atriz e modelo neerlandesa.

História

Iniciou seu trabalho como modelo aos 17 anos mas inicialmente planejava ser professora. Tornou-se conhecida mundialmente interpretando a personagem principal na série de filmes eróticos Emmanuelle. Atriz mais famosa do cinema europeu na década de 70, seus filmes ultrapassaram as barreiras do que era aceitável na sociedade européia. Cenas de sexo envolvendo estupro, masturbação e pompoarismo abriram as portas para um cinema erótico mais ousado. 

O primeiro filme da jovem fez sucesso em muitos países e deu seqüência a uma infinidade de Emmanuelles que acabariam por consolidar o gênero soft core. Seus filmes marcaram época e ficaram por mais de 15 anos em cartaz em um cinema na famosa avenida parisiense Champs Elisées. Kristel atuou em outros filmes como Alice, do conceituado cineasta Claude Chabrol e participou de produções holandesas. Em 2004 a atriz realizou, em parceria com o pintor e animador Roland Torpor, o filme Topor et Moi, animação que pretende recriar a memória da vida artística em Paris na época da série Emmanuelle. Em 2001, Sylvia teve um pequeno papel em Perdoe-me, o filme de estréia do polêmico cineasta holandês Cyrus Frisch.
Intitulada de Nua, originalmente Undressing Emmanuelle, sua autobiografia conta a história de alguém que lidou com a fama, oálcool, a cocaína, exploração, luxos, casamentos e ainda lutou contra um câncer. Silvia Kristel faleceu em 18 de outubro de 2012 em Amsterdã vitima do cancer no esofago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo