Elisabeth Bergner (22 de agosto, 1897 - 12 de maio de 1986) foi uma atriz.
Ela nasceu Elisabeth Ettel em Drohobycz, Império Austro-Húngaro (hoje Drogobych , Ucrânia ).
Ela subiu ao palco quando 14 anos de idade e começou a atuar em Innsbruck , na idade de 15. Em Viena . Dezesseis anos, ela excursionou províncias austríacas e alemãs com uma empresa de Shakespeare, mais tarde a tornar-se aceito como o maior ator shakespeariano no continente. Ela trabalhou como artista modelo , posando para escultor Wilhelm Lehmbruck , que se apaixonou por ela. Ela mudou-se para Munique e depois em Berlim .
Em 1923 ela fez sua estréia no cinema em Der Evangelimann. Com a ascensão do Nazismo , Bergner mudou-se paraLondres com o diretor Paul Czinner e eles se casaram em 1933. Seu trabalho de palco em Londres incluiu The Boy David (1936) por JM Barrie , sua última peça, que ele escreveu especialmente para ela, e Fuga Nunca Me por Margaret Kennedy . Catarina, a Grande foi proibido na Alemanha por causa da política racial do governo, relatou tempo demagazine (26 de marco de 1934). Ela foi nomeada para um Oscar de Melhor Atriz para escapar Nunca Me (1935). Ela repetiu seu papel estágio de Rosalind, em frente Laurence Olivier 's Orlando, no filme de 1936 As You Like It , a versão cinematográfica primeiro som de Shakespeare 'play s, eo primeiro filme sonoro de qualquer peça de Shakespeare filmado na Inglaterra. Ms. Bergner antes só tinha jogado o papel no palco alemão, e vários críticos descobriu que seu sotaque ficou no caminho de sua apreciação do filme, que não foi um sucesso. Todo, ela voltou ao palco de forma intermitente, por exemplo, no papel-título de John Webster 's A Duquesa de Malfi , em 1946.
Em 1973 ela estrelou o Oscar -nomeados e Golden Globe -vencedor de Melhor Filme Estrangeiro, Língua Estrangeirade 1974, Der Fußgänger (Título em Inglês: The Pedestrian ). O filme foi dirigido pelo ator e diretor austríaco- Maximilian Schell , e estrelou antigo internacional pares tela inicial Peggy Ashcroft , Käthe Haack , Lil Dagover e Françoise Rosay .
Ela temporariamente retornou à Alemanha em 1954, onde ela atuou em filmes e no palco, o bairro berlinense deSteglitz nomeado um parque da cidade atrás dela. Mais tarde ela se mudou para Londres , onde morreu aos 88 anos.
Bergner é considerado por vários críticos a ser a inspiração para o personagem de Margo Channing em Joseph L. Mankiewicz clássico filme, All About Eve .All About Eve
Bergner teve um incidente da vida verdadeira sobre uma vida real-would-be Eve Harrington que ela contou a escritora Mary Orr (1910-2006). Ms. Orr publicou um artigo sobre o assunto para a Cosmopolitan revista e nomeou-The Wisdom of Eve, em que Eva não ter uma punição, como foi exigido pelo Hollywood Código de Produção para o filme, mas fica longe de tudo e é visto pela última vez indo para Hollywood com um "mil dólares um contrato semana em seu bolso."
Bibliografia
- Anne Jespersen: Toedliche Wahrheit oder raffinierte Taeuschung. "Die Frauen em Bergners den Filmen Elisabeth" em Michael Omasta, Mayr Brigitte, Cargnelli Christian (eds.): Carl Mayer, Scenarist: Ein Script von ihm guerra schon ein Film - "Um roteiro de Carl Mayer já era um filme ". Synema, Viena 2003, ISBN 3-901644-10-5 (Alemão / Inglês)
Filmografia selecionada
- Ariane (1931)
- A ascensão de Catarina a Grande (1934)
- Escape Me Nunca (1935)
- As You Like It (1936)
- Lábios Dreaming (1937)
- Vida roubada (1939)
- Paralelo 49 (1941)
- Chamando Paris (1941)
- Strogoff (1970)
- Cry of the Banshee (1970)
- Alta Sociedade Limitada (1982)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo