Nanette Fabray (nascido em 27 de outubro de 1920) é uma atriz americana, comediante, cantor, dançarino, e ativista. Ela começou sua carreira atuando em vaudeville como uma criança e depois tornou-se um muito elogiado teatro musical atriz durante os anos 1940 e 1950, ganhando um prêmio Tony em 1949 por sua atuação em vida do amor . Ela se tornou um nome familiar durante meados dos anos 1950 como parceiro comédia para Sid Caesar em Hora de César para o qual ela ganhou três prêmios Emmy . A partir de 1979-1984, ela estrelou como avó Katherine Romano em Um Dia de Cada Vez .
Fabray superou uma significativa deficiência auditiva para prosseguir a sua carreira e tem sido um defensor de longa data para os direitos dos surdos e duros de ouvido. Sua honra representando os deficientes incluem o Prêmio de Presidente de Serviços Distintos e Eleanor Roosevelt Prêmio Humanitário. Ela é a tia da atriz / cantora Shelley Fabares .
Fabray nasceu como Ruby Bernadette Nanette Fabares em San Diego, Califórnia, para Raul Bernard Fabares, um condutor de trem , e Agnes Lily McGovern, uma dona de casa. A família residia em Los Angeles e mãe Fabray foi instrumental na obtenção de sua filha envolvidos no show business como uma criança. Em uma idade muito jovem, ela começou a estudar sapateado com Bill "Bojangles" Robinson , entre outros professores. Ela fez sua estréia profissional como "Miss New Years Eve 1923" no Teatro Million Dollar com a idade de 3. No ano seguinte ela fez sua primeira aparência da película como um extra no Our Gang curto Cradle Robbers (não confirmado). Ela passou grande parte de sua infância que aparece no vaudeville produções como dançarina, principalmente, mas também um cantor. Ela apareceu em estrelas como Ben Turpin .
Início da vida, educação e trabalho como atriz mirim
Fabray pais se divorciaram quando ela tinha nove anos, mas os seus pais continuaram a viver juntos por motivos financeiros muitos anos depois.Durante a Grande Depressão , a mãe voltou a sua casa em uma pensão que Fabray e seus irmãos ajudaram a executar. Em seu início de adolescência, ela participou do Max Reinhardt School of the Theatre com uma bolsa. Ela também participou Hollywood High School , onde ela se formou em 1939. Ela entrou Los Angeles Junior College no outono de 1939, mas retirou-se depois de apenas alguns meses. Ela sempre teve dificuldade como um estudante na escola devido a uma deficiência auditiva diagnosticada que fez aprender significativamente difícil para ela. Ela finalmente foi diagnosticado com um problema de audição em seu 20s depois de um professor de teatro a incentivou a ter sua audição testada.Da experiência Fabray disse: "Foi uma revelação para mim. Todos esses anos eu tinha pensado que eu era estúpido, mas na realidade eu só tinha um problema de audição."
carreira adulta como atriz de teatro musical
Na idade de 19, Fabray fez sua estréia no cinema como um dos Bette Davis 'damas-de-espera em A Vida Íntima de Elizabeth e Essex (1939). Ela apareceu em dois filmes que outros anos para Warner Brothers , A Doutrina Monroe e A Child Is Born, mas não conseguiu ganhar um contrato de estúdio de longo prazo. Ela apareceu no próximo show Meet the pessoas em Los Angeles em 1940 que, em seguida excursionou pelos Estados Unidos em 1940-1941. Enquanto que no show ela cantou a ária de ópera "Caro nome" de Giuseppe Verdi 's Rigoletto e fez um sapateado para a música também. Enquanto a apresentação estava em Nova York, Fabray foi convidado para realizar a "Caro nome", por um benefício no Madison Square Garden com Eleanor Roosevelt como o orador principal. Ed Sullivan foi o Mestre de Cerimônias para o evento eo anfitrião famoso, leitura de um cartão de sinalização, mispronounced seu nome como "Nanette Fa-nu-cu". Após este embaraçoso faux pas, a atriz mudou a grafia de seu nome de Fabares para Fabray.
Artur Rodzinski , regente da Filarmônica de Nova York , viu desempenho Fabray em Meet the People and ofereceu para patrocinar a formação vocal de ópera para ela na Juilliard School . Ela estudou na Juilliard ópera durante o segundo semestre de 1941, durante o desempenho de seu primeiro Broadway musical, vamos enfrentá-lo! com Danny Kaye e Eve Arden . Ela decidiu, no entanto, que ela preferia o teatro musical sobre ópera e retirou-se da escola após participar de apenas cinco meses. Ela se tornou um grande sucesso como atriz de teatro musical em Nova York durante os anos 1940 e início dos anos 1950, estrelando em produções como Por Júpiter (1942), Meu Caro Pública (1943), Jackpot (1944),Bloomer Garota (1946), High Button Sapatos (1947), Armas e the Girl (1950) e Make a Wish (1951). Em 1949 ela ganhou o Prêmio Tony de Melhor Performance por uma Actriz Principal em um Musical por sua interpretação de Susan Cooper em Kurt Weill e Alan Jay Lerner 's Love Life . Ela recebeu uma indicação ao Tony segundo para o papel de Nell Henderson em Mr. Presidente em 1963 depois de uma ausência de onze anos do Palco de Nova York.
A televisão eo cinema
Em meados dos anos 1940 Fabray trabalhou regularmente para David Sarnoff e NBC em uma variedade de programas para a área de Los Angeles. No final de 1940 e início dos anos 1950 Fabray fez sua primeira grande visibilidade aparições na televisão nacional tocando em uma série de programas de variedades como o The Ed Sullivan Show , Estrela Texaco Theater , e A Arthur Murray Partido . Ela também apareceu emYour Show of Shows como ator convidado em frente Sid Caesar . Ela mais tarde se tornou um nome familiar servindo como parceiro de César comédia na Hora César from 1954-1956, pelo qual ganhou três Emmys. Fabray deixou o show após um mal-entendido quando seu gerente de negócios, sem seu conhecimento, fez exigências descabidas para o seu contrato terceira temporada, e Fabray e César não reconciliar até alguns anos mais tarde, quando ambos tomaram conhecimento dos fatos.
Fabray apareceu em várias séries como a mãe de um personagem principal: no One Day at a Time , ela era a mãe Ann Romano; em O Show de Mary Moore Tyler ela era a mãe de Mary Richards, e no ônibus , ela interpretou a mãe para a vida real sobrinha Shelley Fabares . Ela também fez aparições em The Carol Burnett Mostrar , Lei de Burke , Love, American Style , Maude , O Barco do Amor , que é minha linha? , e Murder, She Wrote . Sua breve, série de comédia homônima de 1961 foi cancelada após 13 episódios. No PBS programa, Pioneiros da Televisão: Sitcoms,Mary Tyler Moore creditou sua conhecida "chorando" leva a imitar o estilo Fabray de chorar em quadrinhos.
Em 1953, Fabray desempenhou seu papel de tela mais famoso como Betty Comden -como dramaturgo em MGM 's The Band Wagon , com Fred Astaire e Jack Buchanan . Seu desempenho incluiu um número clássico musical, "Triplets", que acabou por ser incluído no Isso é entretenimento Parte II . Seus créditos cinematográficos adicionais incluem O Subterraneans (1960), The Happy Ending (1969), Amy (1981), e Tattoo Teresa(1994) entre outros.
O trabalho mais recente Fabray foi em 2007, quando ela apareceu em Os Diálogos Damsel, uma revista original, compositor Dick de Benedictus, com direção / coreografia de Miriam Nelson. O show focado em questões femininas "com a vida, amor, perda e local de trabalho. A peça foi encenada no Teatro Whitefire em Sherman Oaks, Califórnia .
Vida pessoal
Primeiro marido Fabray, Dave Tebet foi um vice-presidente da NBC . Seu segundo marido, 1957-1973 (de sua morte), com quem teve um filho, foiroteirista e sometime- diretor Ranald MacDougall , que contaram Mildred Pierce e Cleópatra entre os seus créditos e foi presidente da Writers Guild of America no início de 1970 .
Nanette Fabray é um residente de Pacific Palisades, na Califórnia . Em 2001, ela escreveu a Dear Abby para condenar o alto música de fundousada em programas de televisão hoje.
Calçada da Fama
Filmografia parcial
Film
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo