Glenda Farrell (30 de junho de 1904 - 01 de maio de 1971) foi uma atriz norte-americana.
CarreiraFarrell chegou a Hollywood no final da era silenciosa. Farrell começou sua carreira com uma companhia teatral com a idade de 7. Ela interpretou Little Eva na Cabana do Pai Tomás . Ela fez uma pausa, por vezes, para continuar a sua educação, mas apareceu com um número de companhias teatrais e em váriosBroadway produções.
Ela estava no elenco da Cobra e as melhores pessoas com Treadway atriz Charlotte, no Teatro Morosco emLos Angeles, Califórnia , em 1925.
Farrell primeiro foi assinado a um contrato de longo prazo pelo First National Pictures em julho de 1930. Ela foi dada a liderança feminina em Little Caesar dirigido por Mervyn Leroy .
Warner Brothers assinou com ela para recriar em filme o papel que ela desempenhou na vida começa na Broadway. Farrell trabalhou em peças em vinte filmes em seu primeiro ano com o estúdio. Ela veio a personificar a loira wise-cracking, hard-boiled, e um pouco tonto dos primeiros filmes falados , juntamente com o colega Warner Brothers loira brassy, Joan Blondell , com quem ela estaria freqüentemente emparelhados.
Sua persona brassy foi usada com grande efeito em Little Caesar(1931) oposta Edward G. Robinson , eu sou um fugitivo de um Chain Gang (1932) oposto Paul Muni , Havana Widows (1933) com Blondell, Navio Gambling (1933) oposta Cary Grant , Bureau de Pessoas Desaparecidas (1933) oposta Pat O'Brien , Mistério do Museu de Cera (1933) opostaLionel Atwill e Wray Fay , e The Big Shakedown (1934) com Charles Farrell e Bette Davis .
Ela se tornou uma das atrizes mais prolíficas Warner Brothers 'da década de 1930, consolidando seu sucesso com seu próprio filme de série de filmes , como Torchy Blane , "Reporter Girl". Neste papel Farrell foi promovido como sendo capaz de falar 400 palavras em 40 segundos. Farrell iria retratar a Blane Torchy personagem em cerca de oito filmes, de 1937 a 1939, quando o papel foi assumido por Jane Wyman .
Em 1937 ela estrelou ao lado de Dick Powell e Joan Blondell no Oscarnomeado Lloyd Bacon e Busby Berkeley dirigiu a comédia musical Gold Diggers of 1937 .
Quando seu contato com a Warner Brothers expirou em 1939, ela optou por se concentrar em sua carreira nos palcos mais uma vez. Ela disse que o trabalho em peças deu-lhe mais de um senso de individualidade enquanto que em filmes você fica frustrado porque você sente que não tem poder sobre o que você está fazendo.
Farrell saiu de moda em 1940, mas fez um retorno mais tarde na vida, ganhando um Emmy Award em 1963, por seu trabalho na série de televisão Ben Casey . Ela estava aparecendo na Broadway em Quarenta quilates em 1969, quando ela foi diagnosticada com câncer de pulmão . Ela permaneceu com o show até problemas de saúde forçaram sua saída em novembro de 1970.
Glenda Farrell tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame por sua contribuição ao cinema, em 6524 Hollywood Boulevard.
Vida pessoalFarrell nasceu para Charles e Wilhelmina "Minnie" Farrell de ascendência irlandesa e alemã em Enid, Oklahoma, e ela tinha dois irmãos chamado Richard e Gene. Seu filho com seu primeiro marido Thomas Richards foi B-ocidental "sidekick" ator Tommy Farrell . Ela namorou Hollywood escritor Robert Riskin no início dos anos 1930 e se casou com Jack Durant do Mitchell e Durant vaudeville equipe em junho de 1931. Em 1941, Farrell se tornou a esposa do Dr. Henry Ross, um West Point pós-graduação e Exército médico que serviu no staff do General Eisenhower. Em 1971, ela morreu de câncer de pulmão , aos 66 anos, em sua casa em Nova York e foi enterrado no Cemitério de West Point , West Point, New York . Quando o Dr. . Ross morreu em 1991, ele foi enterrado com ela.
Filmografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo