Rossana Podestà é o nome adotado por Carla Dora Podestà, italiana nascida em Trípoli, na Líbia [que estave sob o domínio italiano entre 1911 e 1943], em 20 de junho de 1934.
Dotada de uma notável beleza, com apenas 16 anos foi descoberta pelo diretor Léonide Moguy durante a preparação do elenco para o filme Domani È Un Altro Giorno (Amanhã É Outro Dia). Antes de fazer sucesso como garota de capa das revistas dos anos 1960, dentre outros papéis que interpretou em filmes baseados nas grandes epopéias greco-romanas, foi escolhida como protagonista do épico Helen of Troy (Helena de Tróia), produzido em 1956, superando a concorrência das estrelas Ava Gardner, Elizabeth Taylor e Lana Turner.
Em Sodom and Gomorrah (Sodoma e Gomorra), de Robert Aldrich, produzido em 1961, interpretou uma “mulher fatal”.
Sua última participação no cinema foi em 1985 quando trabalhou em Segreti, Segreti (Segredos Secretos), de Giuseppe Bertolucci.
Hoje, divorciada de seu primeiro marido, alterna seu endereço entre um apartamento em Roma, uma casa na Vila de Monte Argentario, província de Grosseto e outra em Dubino, província de Sondrio.
Cartaz original de Helen of Troy (1956).
Filmografia:
Domani È Un Altro Giorno (Lèonide Moguy- 1951); I Sette Nani Alla Riscossa (Paolo William Tamburella-1951); Guardie e Ladri, (Steno e Mario Monicelli- 1951); Strano Appuntamento (Desiderius Hamza- 1951); Gli Angeli del Quartiere (Carlo Borghesio- 1952); Io, Amleto (Giorgio Simonelli- 1952); Il Moschettiere Fantasma (Max Calandri- 1952); Don Lorenzo (Carlo Ludovico Bragaglia- 1952); La Voce del Silenzio (Georg Wilhelm Pabst- 1953); La Red (Emilio Fernandez- 1953); Nosotros Dos (Emilio Fernandez- 1953); Fanciulle di Lusso (Bernard Vorhaus- 1953); Viva la Rivista! (Enzo Trapani- 1953); Addio Figlio Mio! (Giuseppe Guarino- 1953); Le Ragazze di San Frediano (Valerio Zurlini- 1954); Ulisse (Mario Camerini- 1955); Canzoni di Tutta Italia (Domenico Paolella- 1955); Non Scherzare Con Le Donne (Giuseppe Bennati- 1955); Helen of Troy (Robert Wise- 1956); Santiago (Gordon Douglas- 1956); Playa Prohibida (Francisco Fuertos- 1956); L'isola dei Pirati (Robert Darène- 1957); La Spada e Le Croce (Carlo Ludovico Bragaglia- 1958); Raw Wind in Eden (Richard Wilson- 1958); L'île du Bout du Monde (Edmond Greville- 1959); Un Vaso de Whisky (Julio Coll- 1959); La Furia dei Barbari (Guido Malatesta- 1960); La Grande Vallata (Angelo Dorigo- 1961); Sodom and Gomorrah (Robert Aldrich- 1962); L'arciere delle Mille e Una Notte (Antonio Margheriti- 1962); La Vergine di Norimberga (Antonio Margheriti- 1963); F.B.I. Operazione Baalbek (Marcello Giannini- 1964); Le Ore Nude (Marco Vicario- 1964); Sette Uomini d’Oro (Marco Vicario- 1965); Il Grande Colpo dei Sette Uomini d'Oro (Marco Vicario- 1966); Il Prete Sposato (Marco Vicario- 1970); Homo Eroticus (Marco Vicario- 1971); L'uccello Migratore (Steno- 1972); Paolo Il Caldo (Marco Vicario- 1973); Il Gatto Mammone (Nando Cicero- 1975); Il Letto in Piazza (Bruno Gaburro- 1976); Pane, Burro e Marmellata (Giorgio Capitani- 1977); Sette Ragazze di Classe (Pedro Lazaga- 1979); Tranquille Donne di Campagna (Claudio Giorgi- 1980); I Seduttori della Domenica (Dino Risi- 1980); Hercules (Luigi Cozzi- 1983); Segreti Segreti (Giuseppe Bertolucci- 1985).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é benvindo