segunda-feira, 2 de novembro de 2009

AVA GARDNER


                                                         Nome: Ava Lavinia Gardner
                   Nascimento: 24 de dezembro de 1922 - em Grabtown –Carolina do Norte – USA
Morte: 25 de janeiro de 1990 - em Westminster – Londres – Inglaterra - de pneumonia.
Ava foi uma das atrizes mais bonitas da história de Hollywood, com olhos verdes e lindos cabelos castanhos.
 Filha de fazendeiro, ela nasceu e cresceu em uma fazenda de tabaco.
Foi a mais nova de sete irmãos, de uma família pobre, pois a situação de um fazendeiro nas décadas de 20 e 30 era ruim.
Quando menina, adorava andar descalça e brincar com os meninos.
Ao fazer 18 anos, sua beleza era aparente.
O cunhado tinha um estúdio fotográfico em Nova York e colocou uma foto de Ava na vitrine.
 Alguém da MGM viu e foi pedir informações a respeito da moça da foto. Assim, Ava assinou o primeiro contrato, em 1941.Mudou-se com uma irmã para Hollywood.
As primeiras aparições foram em papéis secundários e o primeiro filme foi "Nós estávamos dançando", em 1942.
O primeiro papel importante veio em 1946 em "Assobie o batente".
No mesmo ano, Ava foi emprestada a Universal Studios, onde fez "Os assassinos".
Ela chegou a Hollywood sem nenhuma experiência em atuação.
O grande diretor John Ford viu o talento de Ava e a colocou em "Mogambo", em 1953.
Na primeira vez que Ava visitava o estúdio, conheceu um ator vestido como Carmen Miranda e que era Mickey Rooney com quem veio a se casar.
Em 1945, voltou a estudar à noite para completar os estudos.
Ela gostava de dançar o Flamenco e fez uma bailarina em um de seus filmes.
Casamentos:
--Mickey Rooney – 1942/1943 – divorciada
--Artie Shaw – 1945/1946 – divorciada
--Frank Sinatra – 1951/1957 – divorciada
Depois de três casamentos fracassados com 3 grandes nomes do show business, Ava começou a se desiludir com a comunidade de filmes em Hollywood.
 Ela mudou-se para a Espanha no final da década de 50, onde fez outros filmes. Mais tarde foi para Londres, onde viveu até sua morte.
 Ava ficou contratada pela MGM de 1941 até 1958.
Em 1974, fez uma aparição no filme "Terremoto".
Em 1986, trabalhou no filme "Harém" para TV.
A carreira de atriz nunca a deixou satisfeita.
Ava teve pequenos derrames, o que limitou um pouco sua vida, mas ela continuou a trabalhar em sua autobiografia intitulada "Ava, minha história", que concluiu antes de morrer, mas nunca chegou a ver o livro publicado.
Ava teve por companhia, a fiel governanta Carmen Vargas, durante toda sua estada em um apartamento em Londres.
Durante o casamento com Frank Sinatra, Ava emprestou dinheiro ao marido durante um mau período da carreira do ator, por sua vez, a partir de 1989, o ex-marido pagou todas as despesas médicas enquanto ela estava muito doente e presa à cama.
 Alguns filmes:
--Nós estávamos dançando – 1942
--Três homens de branco – 1944
--Assobie o batente – 1946
--Os assassinos – 1946

--Um toque de Vênus – 1948
--Mostre o barco – 1951
--As neves de Kilimanjaro – 1952
--Mogambo – 1953 – indicada para receber o Oscar de Melhor Atriz
 
--A condessa descalça –1954
 
--O sol levanta-te também – 1957
--Na praia – 1959
--55 dias em Pequim – 1963  --A noite do Iguana – 1964
Nascida no condado de Johnston (Carolina do Norte), foi a sétima criança do casal Mary (Molly) Elizabeth Gardner e Jonas Gardner, Ava teve os irmãos Raymond (que morreu, aos dois anos de idade, de uma forma trágica, quando sua mãe, Molly, jogou no fogo, por engano, um detonador de dinamite que explodiu em seguida) e Melvin e as irmãs Beatrice, Elsie, Mae, Inez, e Myra.
Seu cunhado Larry Tarr era fotógrafo em Nova Iorque e encheu suas vitrines com fotos de Ava Gardner, então com 16 anos de idade.
Uma dessas fotos foi vista por um funcionário da Metro Goldwin Mayer, Barney Duhan que aconselhou Larry Tarr a encaminhar as fotos de sua cunhada para a METRO. O diretor George Sidney gostou do que viu e convidou-a para Hollywood, onde desenbarcou a 23 de Agosto de 1941.
 Conseguiu um teste e um pequeno contrato com a produtora a 50 dólares por semana. Foi também modelo da agência nova-iorquina de John Powers.
 Estudou com professores de dicção a fim de perder o forte sotaque sulino e estreou numa pequena aparição em um filme de Norma Shearer, Tú és a Única (We Were Dancing), de 1941 e a partir daí, apareceu numa série de pontas, filmes em que seu nome nem sequer aparecia nos letreiros.
Em 1941, Mickey Rooney era o pequeno rei dos estúdios da Metro: fazia um musical chamado Calouros da Broadway (Babes On Broadway), no qual imitava Carmen Miranda, de baiana e maquiagem exagerada. Ava Gardner foi-lhe apresentada nesse dia. Casaram-se em 10 de Janeiro de 1942, divorciando-se um ano depois, após uma série de brigas, em 21 de Maio de 1943.
Seu segundo casamento deu-se em 17 de Outubro de 1945, com o músico, compositor e regente Artie Shaw, homem extremamente culto e inteligente que tentou fazer de Ava Gardner uma erudita, "inundando" sua vida com obras literárias clássicas e famosas. Esse casamento também não deu certo, durando apenas um ano e sete dias.
Seu último casamento foi com o célebre cantor Frank Sinatra, em 7 de Novembro de 1951,divorciando-se em julho de 1957.
Considerada uma das maiores deusas do cinema (por sinal, estrelou o filme "Venus, Deusa do Amor"), Ava Gardner nasceu e cresceu numa fazenda de tabaco, filha de fazendeiros pobres.
Participou de mais de 60 filmes sendo que, nos primeiros anos, não conseguiu mostrar nada além que sua estonteante beleza. Seu talento, em estado latente, só veio à tona quando teve a chance de trabalhar com diretores do calibre de John Ford, em "Mogambo", tendo sido indicada ao Oscar de Melhor Atriz, e de George Cukor, em "A Encruzilhada dos Destinos".
Em 1955, mudou-se para a Espanha, onde se tornou fã do flamenco e de touradas. Problemas com o fisco a levaram a se mudar para Londres, onde viveu seus últimos anos com razoável conforto.
Ao sofrer um derrame cerebral em 1989, ficou parcialmente paralítica, tendo Frank Sinatra bancado todas suas despesas médicas.
Após sua morte, seu corpo foi levado para o Estado da Carolina do Norte, onde hoje há um Museu com seu nome.
Ava Gardner nasceu em Grabtown, Carolina do Norte, EUA.
"O animal mais excitante do mundo." Assim, uma publicidade da MGM anunciava a presença de Ava Gardner em uma de suas produções.
Logo que despontou, entre o final dos anos 40 e início dos 50, a sensual atriz começou a desbancar Rita Hayworth do posto de Rainha de Hollywood.
Aos poucos, a atriz mostrou que também poderia desempenhar bons papéis, além de viver as costumeiras femmes fatales.
Mesmo oriunda do coração da América, alguns de seus melhores tipos foram, curiosamente, personagens como a mestiça de "O Barco das Ilusões", a espanhola de "A Condessa Descalça" e a anglo-hindu de "A Encruzilhada dos Destinos".
Ava Gardner se celebrizou por seu temperamento, tendo ganho a fama de ser extremamente irrascível nos sets de filmagem, e por sua vida pessoal atribulada.
Sua dependência do álcool não a impediu de continuar atuando na década de 70, mas suas participações no cinema foram diminuindo gradualmente.
Uma nova biografia de Ava Gardner, "Love is Nothing" (O amor não é nada), de Lee Server, revela detalhes sobre alguns encontros divertidos entre a atriz e homens "fortes" latino-americanos.
Gardner visitou Cuba na fase pré-revolucionária e em algumas ocasiões se hospedou na casa do escritor Ernest Hemingway, nos arredores de Havana, onde os banhos de piscina que tomava nua ficaram famosos.
A atriz voltou a Havana no verão de 1959, após a vitória de Fidel Castro.
"Ava era fascinada pelas histórias e fotos do carismático libertador barbudo de Cuba. E o comandante sentia interesse semelhante pela estrela de filmes americanos", escreveu Server.
 Os dois se encontraram e Fidel levou Gardner a uma visita turística ao seu quartel-general, no hotel Hilton de Havana. Eles tomaram uma "cuba libre" sentados no balcão do hotel, com vista para a cidade. Castro lhe contou sobre a revolução e sobre seus sonhos para o futuro de Cuba.
  Fidel a impressionou muito, apesar de usar meias diferentes em cada pé.
Ava lhe perguntou se ele odiava os norte-americanos, e Fidel respondeu que odiava apenas Richard Nixon.
Ao que parece, a atriz, que era conhecida por sua vida amorosa fogosa, incomodou a tradutora de Fidel Castro, Ilona Marita Lorenz, de 19 anos. Lorenz achava que Gardner perseguia Fidel e disse ter interceptado bilhetes da atriz endereçados a ele.
As duas mulheres tiveram uma discussão no saguão do Hotel Nacional. Gardner deu um tapa em Lorenz no elevador, e um agente de segurança cubano sacou sua arma para restaurar a ordem.
Fidel pôs fim aos encontros com Gardner, e, de acordo com o livro, ela encontrou consolo nos braços de um de seus colaboradores.
Exilado da Argentina após um golpe de Estado em 1955, Juan Perón mudou-se para Madri com sua noiva, Isabel. Gardner já vivia na capital espanhola havia muito tempo e era dona do apartamento em cima do de Perón.
De acordo com Server, Perón admirava a atriz havia muito tempo. Ela não era partidária da política dele, mas tentou ser amável.
"Isabel preparava empanadas deliciosas, e Ava de vez em quando descia para comê-las na cozinha dos Perón, enquanto Isabel se sentava e conversava, sem ciúmes, sobre como a falecida Evita ainda era a mulher mais importante na vida de seu marido", conta o livro.
A relação de boa vizinhança azedou quando os Perón se queixaram das barulhentas festas de flamenco promovidas pela atriz, que duravam a noite toda.
"Ava disse que ele com frequência saía para o balcão e fazia discursos para uma imaginária multidão de partidários e que ela e sua empregada saíam em sua própria varanda, como provocadoras, e gritavam 'Perón é um maricas"', relata o livro.
O livro também relata a malfadada viagem de Ava Gardner ao Rio de Janeiro em 1954 para divulgar o filme "A Condessa Descalça".
Foi pouco depois do suicídio do presidente Getúlio Vargas, e os agentes da atriz temiam que uma revolução pudesse eclodir no país.
Mas o tumulto que de fato ocorreu foi de natureza diferente. Quando Gardner chegou ao aeroporto do Rio, a multidão que a aguardava quebrou a barreira policial e invadiu a pista. Quando a atriz finalmente conseguiu chegar a um táxi, o carro não conseguiu partir, então, segundo o livro, ela bateu na cabeça do motorista com seu sapato.
Em seguida, ela não gostou do hotel a que foi enviada e exigiu hospedar-se no Copacabana Palace Hotel, mais elegante.
Numa discussão com o gerente do primeiro hotel, bebidas foram atiradas no chão, e segundo notícias que chegaram à imprensa ela teria quebrado objetos no hotel.
Gardner decidiu encurtar sua viagem e permaneceu fechada em sua suíte no Copa. Mas, em sua última noite no Brasil, ela saiu às escondidas, depois da meia-noite, e fez uma tour pela cidade, incluindo favelas, e terminou assistindo ao nascer do sol na praia.
Frank Sinatra apaixonou-se por ela em 1949, quando ainda era casado com a mãe de seus três filhos, Nancy. Os olhos azuis de Sinatra e os verdes de Ava viveram brigas e reencontros homéricos.
Até que ela pediu o divórcio, e o afundou na amargura. A um amigo, Sinatra confidenciou após a separação: "Cara, se ao menos eu conseguisse tirá-la da minha pele".
Ava Gardner faleceu em Londres, no dia 25 de janeiro de 1990,aos 67 anos, vítima de bronco-pneumonia.
Ava Lavinia Gardner (Grabtown, Carolina do Norte, 24 de dezembro de 1922 — Londres, 25 de janeiro de 1990) foi uma atriz norte-americana do cinema clássico de Hollywood, foi indicada ao Prêmio Oscar.
É considerada uma das atrizes mais belas da história do cinema, foi uma das grandes estrelas do século XX, é um dos mitos da sétima arte e está entre as 50 maiores lendas do cinema da lista do AFI.
 Conhecida por sua exuberante e fotogênica beleza, é lembrada como: o animal mais belo do mundo
Nascida no condado de Johnston, foi a sétima criança do casal Mary (Molly) Elizabeth Gardner e Jonas Gardner, Ava teve os irmãos Raymond (que morreu, aos dois anos de idade, de uma forma trágica, quando sua mãe, Molly, jogou no fogo, por engano, um detonador de dinamite que explodiu em seguida) e Melvin e as irmãs Beatrice, Elsie Mae, Inez, e Myra.
 Seu cunhado Larry Tarr era fotógrafo em Nova Iorque e encheu suas vitrines com fotos de Ava Gardner, então com 16 anos de idade.



Uma dessas fotos foi vista por um funcionário da Metro Goldwyn Mayer, Barney Duhan que aconselhou Larry Tarr a encaminhar fotos de sua cunhada para a Metro.
 
O diretor George Sidney gostou do que viu e convidou-a para Hollywood, onde desembarcou a 23 de agosto de 1941.
Conseguiu um teste e um pequeno contrato com a produtora a 50 dólares por semana. Foi também modelo da agência nova-iorquina de John Powers.
 
Estudou com professores de dicção a fim de perder o forte sotaque sulino e estreou numa pequena aparição em um filme de Norma Shearer, "We Were Dancing" de 1942 e a partir daí fez uma série de pontas em filmes em que seu nome nem sequer aparecia nos letreiros.
Em 1941, Mickey Rooney era o pequeno rei dos estúdios da Metro: fazia um musical chamado "Babes On Broadway", no qual imitava Carmen Miranda, de baiana e maquiagem exagerada.
Ava Gardner foi-lhe apresentada nesse dia. Casaram-se em 10 de janeiro de 1942, divorciando-se um ano depois, após uma série de brigas, em 21 de maio de 1943 (no mesmo dia em qua a mãe de Ava faleceu).
 Seu segundo casamento deu-se em 17 de outubro de 1945, com o músico, compositor e regente Artie Shaw, homem extremamente culto e inteligente, que tentou fazer dela uma erudita, "inundando" sua vida com obras literárias clássicas e famosas. Esse casamento também não deu certo durando apenas um ano e sete dias. Seu último casamento foi com o célebre cantor Frank Sinatra, em 7 de novembro de 1951 e durou dois anos, embora a separação oficial só ocorresse em 1957.
 Ela nunca teve filhos e nem se casou mais, embora tenha mantido um romance com o toureiro Luis Dominguin por alguns anos.
Também teve um caso amoroso nos anos 40 com o aviador bilionário Howard Hughes que durou até os anos 50. Para o cineasta Cecil B. DeMille, Ava era "a mulher mais linda do mundo".
 Nos estúdios ela era definida como possuidora de um olhar de gata, por isso o poeta Jean Cocteau a definiu como o "mais belo animal do mundo".
De família humilde, Ava Gardner, “o animal mais lindo do mundo”, foi descoberta por Barney Duhan, um caçador de talentos da MGM, que concluiu que, apesar dela ser uma péssima atriz, fotografava muito bem.
Começou ganhando 50 dólares por semana, tirando fotos e estreando em “We were dancing”, de 1942, seguido de várias aparições sem crédito.
Seu primeiro marido, Mickey Rooney, conseguiu alguns papéis para ela, com o vasto conhecimento que ele tinha na MGM.
 Foram mais de sessenta filmes ao longo da carreira, trabalhando ao lado de grandes diretores como John Ford e George Cukor.
           Apesar de inicialmente não ter sido considerada uma boa atriz, moldada por aulas de dicção e interpretação, Ava conseguiu desenvolver-se e chegou a ser indicada para o Oscar por Mogambo.
Morreu na Europa, onde morou por duas décadas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A MAIORIA DAS FOTOS DE AVA GARDNER FORAM COLORIZADAS POR MIM COM O AUXILIO DO PHOTOSHOP.

    ResponderExcluir
  3. AGPIC
    Wow, great article, I really appreciate your thought process and having it explained properly, thank you!

    ResponderExcluir

Seu comentário é benvindo