quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BETTE DAVIS

"Um caminho certo para perder a felicidade, é querê-la a todo o custo".

"Todos têm coração. Excepto alguns".

"Penso que um ombro destapado num longo vestido de noite de cetim, pode encerrar em si mais desejo sexual do que dois corpos nus numa cama".

Bette Davis




Bette Davis, nome artístico de Ruth Elizabeth Davis, nasceu em Lowell, Massachussets, no dia 5 de Abril de 1908 — e faleceu em Neuilly, em 6 de outubro de 1989) foi uma atriz norte-americana de cinema, televisão e teatro.
Após alguns anos trabalhando no teatro, Davis mudou-se para Hollywood em 1930, onde interpretou papéis menores em cinco filmes da produtora Universal Studios.


 Em 1932, por influência do ator veterano George Arliss, seu antigo professor de interpretação, ela foi contratada pela Warner Bros., onde permaneceu até 1950, tornando-se uma das mais populares atrizes da época.
Primeira atriz a receber dez indicações ao Oscar, Davis foi vencedora de duas estatuetas, por Perigosa (1935) e Jezebel (1938).
 Ao lado do ator John Garfield, fundou e comandou a Hollywood Canteen, que angariava fundos e entretia soldados norte-americanos durante a segunda guerra mundial.
 Davis foi a primeira mulher a presidir a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Seus pais foram Ruth Favor ("Ruthie") e o advogado Harlow Morrel Davis, descendente de uma família de pioneiros que no século XVII se estabeleceu na costa leste dos Estados Unidos.
Um fato marcante de sua vida foi o abandono da sua família pelo pai, o que acabou por fortalecer a relação de Bette com a mãe, que sustentou as duas filhas trabalhando como fotógrafa em Boston.
 Segundo Bette Davis, "Não existia a palavra impossível para minha mãe".
Davis estudou na Cushing Academy em Ashburnham, Massachusetts, onde conheceu seu primeiro marido, Harmon O. Nelson, conhecido como "Ham".
 Em 1926, ela viu a peça The Wild Duck, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, estrelada pelas atrizes Blanche Yurka e Peg Entwistle.
 Davis posteriormente revelaria que a experiência cimentou sua escolha pela carreira artística: "Antes da peça começar, eu queria ser atriz.
Ao final, eu tinha que ser uma atriz... exatamente como Peg Entwistle".
Primeiramente, Davis tentou a Eva LeGallienne's Manhattan Civic Repertory, mas foi recusada quando a própria LeGallienne a acusou de ser uma "menina frívola" cujas intenções para com o teatro não seriam "sinceras".
 Porém, foi aceita pela John Murray Anderson School of Theatre, onde também estudou dança com Martha Graham.
Concluídos seus estudos, a jovem atriz foi contratada pela companhia de teatro de George Cukor, onde conseguiu seu primeiro papel pago em uma peça, Broadway.
 Demitida pouco tempo depois, Davis realizou seu antigo sonho, interpretando o mesmo papel de Peg Entwistle em uma nova montagem de The Wild Duck. Depois de atuar na Philadelphia, Washington e Boston, ela fez sua estréia na Broadway em 1929, com a peça Broken Dishes.
 Notada por um caçador de talentos da Universal Pictures, Davis foi convidada para um teste em Hollywood.
Ela casou-se com o artista e pintor William Grant Sherry, em 1945. Após o casamento, a diferença de sucesso e remuneração levou o casamento a tensão e brigas.
 Em The Corn is Green (de 1945), Davis fez o papel de uma professora. Para o filme Davis engordou 14 quilos e teve sua aparência mudada para parecer mais velha (ela tinha 36 anos na época e deveria parecer que tinha 50).
 O filme foi bem recebido pelos críticos mas não teve grandes audiências. A Stolen Life (de 1946) recebeu críticas discretas. Ele foi seguido por Deception (1946), o primeiro de seus filmes a perder dinheiro.
Em 1947, Davis deu a luz a sua primeira filha, Barbara. Na época pensou que sua carreira estava acabada por estar tão envolvida na maternidade.
 Seu relacionamento com Sherry começou a deteriorar e ela continuou a fazer filmes, mas sua popularidade com as audiências estava em declínio.


Depois de Beyond the Forest (de 1949), Jack Warner liberou Davis de seu contrato com a Warner Bros., atendendo a seu pedido.
O próximo filme Newsweek foi tão mal recebido pela crítica que o jornal Los Angeles Examiner, escreveu que aquilo era "uma histeria e superexposição por Sheer", e descreveu o filme como "um infeliz final de uma carreira brilhante".
Em 1989, em viagem à Espanha para ser homenageada no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, Davis teve problemas de saúde.
 Debilitada para fazer uma longa viagem de volta aos Estados Unidos, Davis viajou até a França onde foi internada no hospital americano de Neuilly-sur-Seine. Ela morreu no dia 6 de outubro e, em sua sepultura está escrito: "She did it the hard way" ("Ela foi pelo caminho difícil").
 Recebeu dez nomeações oficiais na categoria de Melhor Atriz e uma sem estar nos boletins de voto. Até 2006, só duas atrizes tiveram nomeações nessa categoria: Katharine Hepburn e Meryl Streep.
 Nome: Ruth Elizabeth Davis
Nascimento: 05 de abril de 1908 - em Massachussetts - USA
Morte: 06 de outubro de 1989 - em Neuilly-sur-Seine - França - em consequência de um derrame
Os olhos grandes, ostensivamente pintados e a pose de fumadora compulsiva, caracterizam a imagem de uma das maiores divas da constelação cinematográfica.
De assassina e calculista até a mulher cinzenta e solteira Bette Davis conseguiu encarnar, com toda convicção, uma infinidade de identidades.
Uma mulher forte, determinada, independente, agressiva e desbocada, uma exceção dentre muitas outras atrizes. Também produziu filmes.
Seus pais se separaram quando ainda tinha 7 anos. Sua mãe encorajou seu interesse em atuar, levando-a para Nova York a fim de estudar arte dramática.
Sua estréia na Broadway se deu em 1929. Em 1930 fez seu primeiro teste na Universal, sabia que seria difícil pelo fato de o cinema americano estar saindo de mudo para sonoro. Os estúdios começaram a ficar mais rigorosos para descobrir novos talentos e ela foi uma das únicas que conseguiram quebrar o dogma que Hollywood criou, de que é preciso ser bonita para ser uma estrela. A Universal fez um contrato e Bette e sua mãe foram para Hollywood.
Assinou em 1932 com a Warner. Logo depois recebeu seu primeiro Oscar. Depois de um atrito com o chefão foi suspensa e emprestada à RKO. Quando voltou, recebeu seu segundo Oscar e este fato serviu como resposta a seu chefe pela suspensão.
Na 2ª Guerra Mundial Bette montou, em pleno campo de batalha, o Hollywood Canteen, onde os astros faziam apresentações beneficentes aos soldados americanos.
Em 1940 foi a primeira mulher a ser eleita Presidente da Academia, mas no ano seguinte, devido a divergências entre ela e os outros membros, renunciou.
Casamentos:
--Harmon Nelson - 1932/1939 - divorciada
--Arthur Farnsworth - 1940/1943 -morreu
--William Grant Sherry - 1945/1959 - divorciada - uma filha - Barbara Davis ( B.D.)
--Gary Merrill - 1950/1960 - divorciada -dois filhos adotivos - Michael e Margo


No início da década de 60, desempregada e precisando de dinheiro, mandou publicar em um jornal: "Atriz desempregada, ganhadora de 2 Oscars, com experiência teatral". Foi quando Robert Aldrich a convidou para fazer "O que terá acontecido a Baby Jane".


Trabalhou também na TV em seriados como "Hotel" na década de 70 e recebeu o prêmio Emmy de melhor atriz em "A história de mãe e filha"
Em 1983 precisou submeter-se a uma mastectomia para retirar tumores cancerosos. Ainda convalescente, sofreu um derrame cerebral que lhe paralisou o lado esquerdo, embora sem afetar a fala ou a lucidez. Em recuperação, em 1985, sofreu um choque emocional, a filha única Barbara publicou o livro "My Mother's Keeper", uma obra cruel e insensível. Bette passou a ignorar a filha.
A atriz então lançou sua 3ª autobiografia, que não é um livro amargo, mas que relembra seu glorioso passado, seus ex-maridos, o nascimento de B.D. e a adoção dos 2 filhos, um dos quais com retardamento mental. Ela retrata também as experiências como mãe, não tão dedicada como gostaria por causa do trabalho.
 Ela encerra o livro com uma carta aberta à filha dizendo que B.D. possuía uma imaginação fora do comum, por isso, talvez, tenha confundido a pessoa que aparecia nas telas com a mãe real. No final das contas o livro era uma flagrante falta de lealdade e agradecimento pela vida privilegiada que Bette lhe havia dado.


Fez mais de 100 filmes e recebeu 10 indicações para o Oscar, recebendo 2 deles.
Alguns filmes:
--Bad sister -1931
--Perigosa - 1935 - recebeu o Oscar de Melhor Atriz
--Jezebel - 1938 - recebeu o Oscar de Melhor Atriz
--Vitória amarga - 1939 - indicada para receber o Oscar de Melhor Atriz
--Meu reino por um amor - 1939
--Tudo isto e o céu também - 1940
--A carta - 1940 - indicada para receber o Oscar de Melhor Atriz
--A estranha passageira -1942 - indicada para receber o Oscar de Melhor Atriz
--Mr. Skeffington - 1944 - indicada para receber o Oscar de Melhor Atriz
--A Malvada -1950 - indicada para receber o Oscar de Melhor Atriz
--O que aconteceu com Baby Jane -1962- indicada para receber o Oscar de Melhor Atriz
--Baleias de agosto - 1987 -seu último filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo