segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CLAUDIA CARDINALE

primeiro filme foi Goha em (1958), neste mesmo ano ela fez um pequeno papel no sucesso internacional "I soliti ignoti"
No início, a sua a carreira foi praticamente conduzida pelo produtor Franco Cristaldi. Nos anos 60 ela apareceu em muitos filmes italianos incluíndo: "O Leopardo", 1963, e "Rocco e seus irmãos", 1963, de Luchino Visconti, "8½" de Federico Fellini e no épico de Sergio Leone "Era uma vez no oeste", 1968.
 A sua carreira no circuito estadunidense de cinema não progrediu devido a sua falta de interesse em deixar a Europa.
Os seus filmes em Hollywood incluem "Circus World" (1964), "A Pantera Cor-de-rosa" (1964) e "The Hell With Heroes" (1968).
 Pode-se dizer que ela atuou em mais filmes de qualidade que os seus contemporâneos. Algumas das suas atuações consideradas memoráveis são: em Vagas Estrelas da Ursa Maior, de Visconti, onde interpreta uma sobrevivente do Holocausto que desenvolve uma relação incestuosa com o irmão. Em La Storia, de Luigi Comencini, com a sua interpretação de uma viúva durante a segunda guerra mundial. Além desses filmes, podemos citar também La ragazza con la valigia de Valerio Zurlini e Libera de Mauro Bolognini.
 Ela permanece ativa no cinema europeu, seus últimos filmes incluem Qui comincia l'avventura (1975), Fitzcarraldo (1982), La Storia (1985) e Un homme amoureux (1987).
Claudia Cardinale é uma liberal com fortes convicções políticas. Ela é uma esquerdista envolvida em questões das mulheres e dos homossexuais. Ela também cita o orgulho da sua herança árabe e se envolve em inúmeras causas humanitárias.
Ela escreveu uma autobiografia chamada Moi Claudia, Toi Claudia.

Um comentário:

Seu comentário é benvindo