quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

KIM BASSINGER

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kimila "Kim" Ann Basinger (8 de dezembro de 1953, Athens) é uma atriz norte-americana, famosa por uma beleza que sobrevive à idade madura. Kim é de ascendência alemã, irlandesa e sueca e tem sangue indígena, da etnia cherokee.
 
Carreira
Começou uma carreira de modelo aos 16 anos, quando venceu um concurso de beleza na sua cidade natal para depois conquistar o título de Miss Geórgia Junior.
Quando estava em Nova Iorque para concorrer ao título de Miss USA Junior, conheceu Eileen Ford, dona da Agência Ford, que a contratou como modelo. Kim relutou em aceitar o convite pois, desde então, pensava em uma carreira como cantora e atriz.
No início dos anos 70 seu belo rosto emoldurava a capa de numerosas revistas e centenas de outdoors. Alcançou o status de top model aos 20 anos de idade, com um salário diário de mil dólares. Alternava então seu trabalho como modelo com aulas de arte dramática e atuações em clubes de Greenwich Village.

Em 1976 decidiu interromper sua carreira de modelo e mudou-se para Los Angeles com o propósito de iniciar a carreira de atriz.
Kim tornou-se conhecida quando fez o papel de bond girl no filme de 1983 007 Nunca Diga Nunca Outra Vez, estrelado por Sean Connery e se transformou em sex simbol com o filme de 1986 9 1/2 Semanas de Amor (BR). Depois foi a namorada de Batman, no filme homônimo de 1989.

...na entrega do Oscar 1990.
Tinha projetos de se associar a Maurício de Sousa, mas acabou virando desenho animado sem o traço do brasileiro: no filme de 1992 Mundo Proibido, do qual também participa Brad Pitt.
Casou-se em 1993 com o ator Alec Baldwin, mas acabou se divorciando em 2002 de forma polêmica. Em 1997 participaria do premiado filme Los Angeles — Cidade Proibida, com o qual receberia o Oscar de melhor atriz coadjuvante e chegaria ao ponto alto da carreira como atriz dramática.
Em 1989, Kim comprou por 20 milhões de dólares uma pequena cidade — Braselton — de seu estado natal, a Geórgia, que pretendia transformar numa atração turística, com estúdios, um parque com personagens baseados na atriz e criados por Maurício de Sousa e um festival de cinema, mas enfrentou dificuldades financeiras e a revendeu em 1993.
Sua mãe também foi modelo. Kim tem dois irmãos — Mick (que é um diretor de marketing) e Skip — e duas irmãs — Ashley e Barbara. Kim Basinger sofre de agorafobia, que é o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão.

Prêmios e indicações
Oscar
1998 - Melhor atriz coadjuvante, por L.A. Confidential
Prêmio Saturno
2005 - Indicada melhor atriz coadjuvante, por Cellular
1991 - Indicada melhor atriz coadjuvante, por Batman
1990 - Indicada melhor atriz, por My Stepmother Is an Alien
BAFTA
1998 - Indicada melhor atriz, por L.A. Confidential
Globo de Ouro
1998 - Melhor atriz coadjuvante em filme de cinema, por L.A. Confidential
1985 - Indicada melhor atriz coadjuvante em filme de cinema, por The Natural
Framboesa de Ouro
2005 - Indicada pior perdedora dos primeiros 25 anos do framboesa de ouro;
2001 - Indicada pior atriz, por Bless the Child
2001 - Indicada pior atriz, por I Dreamed of Africa
1995 - Indicada pior atriz, por The Getaway
1993 - Indicada pior atriz, por Cool World
1993 - Indicada pior atriz, por Final Analysis
1992 - Indicada pior atriz, por The Marrying Man
1987 - Indicada pior atriz, por Nine 1/2 Weeks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo