terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SENTA BERGER


 
 
 
 
 
 
Senta Berger nasceu em Vienna na Áustria, no dia 13 de Maio de 1941, é uma atriz e produtora de cinema.
Seus pais não eram ricos, mas tentaram atender os desejos da filha. Seu pai era músico. Senta pisou nos palcos pela primeira vez aos quatro anos, acompanhando seu pai ao piano. Aos cinco começou a aprender balé, mas seu sonho de ter uma carreira de bailarina foi destruído quando sua professora discordou das mudanças corporais dela na puberdade.
Berger então começou a ter aulas particulares. Em 1957, conseguiu seu primeiro pequeno papel em um filme. Embora estivesse tomando lições com Max Reinhardt, famoso professor de Viena, logo após teve que abandonar as aulas porque havia aceitado um papel num filme sem permissão. Em 1958, Senta se tornou a mais jovem membro do Teatro de Viena.
Mais e mais diretores e produtores queriam trabalhar com ela. Cansada de fazer musicais, em 1962 Senta foi para Hollywood e trabalhou ao lado de estrelas como Charlton Heston, Frank Sinatra, Richard Widmark, John Wayne e Yul Brynner. Ela foi para Alemanha para aceitar uma oferta de um papel num seriado.
Em 1963, Berger encontrou Michael Verhoeven, filho do diretor Paul Verhoeven. Começaram a fazer filmes na sua própria produtora em 1965. Em 1966, Senta e Michael casaram-se. Em 1970, ela estrelou num filme de sua própria companhia e dirigido por seu marido. Entre outros sucessos, fizeram: "Die weiße Rose", "The Terrible Girl" e "Mutters Courage".
No mesmo ano, fez ao lado de Kirk Douglas, "Cast a Giant Shadow".
O nascimento de seus dois filhos fizeram ela deixar o teatro de lado. Entre 1974 e1982, ela fez “Buhlschaft” na peça "Jedermann" ao lado de Curd Jürgens e Maximilian Schell. Um de seus melhores papéis foi no aclamado "Cross of Iron" (1977).
No mesmo ano, iniciou uma carreira de cantora. Em 2005 fez o triste filme "Einmal so wie ich will".
Desde Fevereiro de 2003, Senta Berger é a presidente da Academia Germânica de Filmes.
Em 2006, sua autobiografia foi publicada na Alemanha: "I Knew That I Could Fly". Entre suas memórias de Hollywood estão uma tentativa por parte de Darryl Zanuck de levá-la ao famoso 'teste do sofá' e ser chamada de "Porca alemã" no seu primeiro dia de filmagem de "Major Dundee".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo