quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AISHWARYA RAI



Aishwarya Rai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aishwarya rai)
Aishwarya Krishnaraj Rai-Bachchan, (Mangalore1 de Novembro de 1973) mais conhecida como Aishwarya Rai, é uma atrizcantora e modelo indiana.
Nascida em uma família tradicional em Mangalore, no estado de Karnataka, sul da Índia, se destacou desde muito jovem por sua grande beleza. Filha de Krishnaraj Rai, um engenheiro da Marinha, e Vrinda Rai, uma escritora. Sua família mais tarde mudou-se para Mumbai.

Biografia

Rai tem um irmão, Aditya Rai, que é três anos mais velho que ela. Aditya é produtor de filmes, que ocasionalmente produz filmes em que Rai atua.
Depois de alguns anos de trabalho como modelo enquanto estudava arquitetura, foi eleita Miss Mundo em 1994. Muito rápido os maiores diretores indianos, como Yash Chopra, Subhash Gai e Sanjay Lella Bansalli, lhe entregaram grandes papéis que permitiram que ela se revelasse como atriz, aliando dança e mímica na mais pura tradição do cinema indiano.
Em poucos anos, Aishwarya Rai se tornou a nova estrela de Bollywood. Ela representa para todas as indianas, a imagem de uma mulher moderna e independente com uma bem sucedida carreira profissional. A apresentação do filme Devdas em Cannes em 2002, no qual encena o papel principal, foi uma revelação para o mundo todo e permitiu a esta jovem ultrapassar as fronteiras da Índia. Aishwarya Rai recebeu por este trabalho um Filmfare Award, o prêmio indiano equivalente ao Oscar.
Segundo a revista Times, que indicou a ela uma capa, Aishwarya está entre as mulheres mais reconhecidas do cinema indiano.
festival de Cannes a consagrou ao escolhê-la como membro do júri em 2003.
Aishwarya Rai é a imagem da beleza indiana. Ela é símbolo perfeito da diversidade da beleza, segundo a gigante da cosmética mundialL'Oréal, da qual se tornou embaixatriz mundial.
Atualmente ela é casada com o ator Abhishek Bachchan e é uma das mais bem pagas atrizes da Índia. Foi eleita Miss Mundo em 1994 e em 2000 foi escolhida a mais bela Miss Mundo de todos os tempos.

[editar]
Filmografia

AnoTítulo OriginalTítulo em PortuguêsPersonagem
1997IruvarPushpa/Kalpana
Aur Pyaar Ho GayaAshi Kapoor
1998JeansMadhumitha/Vaishnavi
1999Aa Ab Laut ChalenPooja
Hum Dil De Chuke SanamNandini
Ravoyi Chandamama
TaalMansi
2000MelaChampakali
Kandukondain KandukondainMeenakshi Bala
JoshShirley
Hamara Dil Aapke Paas HaiPreeti Virat
Dhaai Akshar Prem KeSahiba Grewal
MohabbateinMegha
2001AlbelaSonia
2002Hum Tumhare Hain SanamSuman
Hum Kisi Se Kum NahinKomal Rastogi
23rd March 1931: Shaheed
DevdasParvati (Paro)
Shakti: The PowerAishwarya Rai
2003Chokher BaliBinodhini
Dil Ka RishtaTia Sharma
Kuch Naa KahoNamrata Shrivastav
2004Bride & PrejudiceA Noiva IndecisaLalita Bakshi
KhakeeMahalakshmi
Kyun...! Ho Gaya NaDiya Malhotra
RaincoatNeerja
2005ShabdAntara Vashist
Bunty Aur Babli
Mistress of SpicesO Sabor da MagiaTilo
2006Umrao JaanUmrao JaanAda (Umrao Jaan)
Dhoom 2Dhoom 2Sunehri
2007GuruGuruSujata
ProvokedKiranjit Ahluwalia
The Last LegionA Última LegiãoMira
2008Jodhaa AkbarJodhaa Bai
Sarkar RajAnita
2009The Pink Panther 2A Pantera cor-de-rosa 2Sonia
Raavan
Ashokavanam
2010Endhiran

[editar]Brasil

Atuou numa seqüência de dança dentro do filme "Bunty Aur Babli", que fez bastante sucesso na Índia. Nessa seqüência, ela e os atores de Bollywood Amitabh e Abhishek Bachchan dublam a música "Kajra Re", tema da novela "Caminho das Índias" da Rede Globo.
Em fevereiro de 2006, Rai foi vista por fotógrafos filmando cenas do filme Dhoom 2, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Sua passagem pelo Brasil recebeu alguns registros da imprensa.