quarta-feira, 11 de agosto de 2010

KRISTIN CHENOWETH








Kristin Chenoweth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kristin chenoweth)
Kristin Chenoweth
Kristin Chenoweth.jpg
Nome completoKristi Dawn Chenoweth
Nascimento24 de Julho de 1968 (42 anos)
Broken ArrowCalifórnia  Estados Unidos
Ocupaçãoatriz
Tony Award
Sally, em You're a Good Man Charlie Brown
IMDb(inglês) (português)
Kristin Dawn Chenoweth (Broken Arrow24 de julho de 1968) é umaatriz estadunidense.

Biografia

Kristin obteve seu diploma de bacharel em teatro musical e seu mestrado em ópera na Universidade de Oklahoma, tendo executado diversas apresentações como soprano lírico-coloratura. Kristin cantou em um concurso em Opryland e recebeu o prêmio de "most talented up-and-coming singer" pelo Metropolitan Opera National Council, o que resultou numa bolsa de estudos para a Philadelphia's Academy of Vocal Arts. Entretando, nesse meio tempo, Kristin audicionou para um musical Off-Broadway e ganhou o papel. Decidiu então esquecer sua bolsa de estudos para construir uma carreira naBroadway.
Sua estréia na Broadway foi em 1997, no musical Steel Pier; porém, Kristin é mais conhecida pela sua atuação como Sally em You're a Good Man Charlie Brown, 1999, (que lhe deu um Tony) e comoGlinda, no musical Wicked. Em 2001, gravou seu primeiro álbum solo com a Sony, chamado Let Yourself Go. Além disso fez diversas participações na televisão (como, por exemplo, na série The West Wing) e no cinema, atuando ao lado de Nicole Kidman em Bewitchede também no longa The Pink Panther.
Seu primeiro palco foi na igreja batista na qual foi criada, e foi lá que Kristin descobriu seu amor pelo canto. A primeira canção que apresentou em público (na igreja) foi "I'm Four Foot Eleven and I'm Going to Heaven". Graças a isso, apesar de todo o seu sucesso, Kristin nunca deixou de ser a talentosa menininha da igreja de Oklahoma e tenta levar seu trabalho juntamente com sua fé cristã.
Durante a primavera de 2004, enquanto interpretava Glinda em Wicked e ensaiava The Pink Panther, Kristin realizou um antigo sonho cantando o papel de Cunegunda, de Candide, com a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque. (A famosa ária "Glitter and be Gay" se tornou desde então um marco no repertório da atriz; esse concerto cênico pode ser encontrado em DVD). Porém, durante uma performance de Wicked, em uma das cenas em que Glinda arrumava o cabelo, o arame da fantasia machucou seu pescoço, e ela tomou o remédio Vicodin, causando depois hilárias gafes durante as músicas.
Em 2008, realizou o papel da personagem Olive Snook na série de televisão americana Pushing Daisies ao lado de Lee Pace e Anna Friel durante a primeira e segunda temporada. O papel acabou lhe faturando o Prêmio de Melhor Atriz coadjuvante em Série de Comédia na Premiação Primetime do Emmy 2009.
Kristin também estrelou o longa Deck the Halls, ao lado de Danny DeVito e Matthew Broderick, e se prepara para estrear sua primeira participação em um desenho animado, como Rosetta no filme da Disney Tinker Bell e está também no elenco de Rapunzel, também da Disney.
Em 2009 ela participou do seriado Glee como April Rhodes no 5º e no 16º episódio da primeira temporada. Ela é uma ex-aluna e a inspiração do professor Will Schuester (Matthew Morrison) ter entrado no Glee Club. Ela interpreta as músicas Alone e Last Name (Carrie Underwood) e Maybe This Time (Liza Minnelli). Sua participação lhe rendeu umSatellite Awards de melhor atriz convidada. E retorna agora para o 16º episódio da primeira temporada com as músicas Fire (The Pointer Sisters),One Less Bell To Answer/A House Is Not A Home e Home (The Wiz).

[editar]
Carreira musical

[editar]