quarta-feira, 11 de agosto de 2010

MONICA BELLUCCI


Monica Anna Maria Bellucci (Città di Castello30 de setembro de 1964) é uma atriz e ex-modelointernacional italiana
Nos anos 1980, Bellucci abandonou os estudos de Direito naUniversidade de Perúgia para seguir a carreira de modelo e a carreira cinematográfica internacional.


Biografia

Em 1988 mudou-se para Milão, um dos grandes centros mundiais damoda, passando a fazer parte do elenco internacional da agênciaElite Models e trabalhando para grandes estilistas como Dolce & Gabbana, além de posar para fotografias de moda em Paris e Nova Iorque em algumas das maiores revistas do ramo, como Elle e GQ, o que a levou a conseguir destaque internacional na profissão; nesta época, Monica fez a transição para o cinema, dedicando-se os estudos de interpretação.
Fluente em italianoinglês e francês, o que lhe possibilita trabalhar em filmes nas três línguas e em países diversos, começou no cinema em meados dos anos 90, conseguindo chamar a atenção da indústria ao participar num pequeno papel do seu primeiro filme em língua inglesa, Drácula de Bram Stocker, dirigido por Francis Ford Coppola em 1992, e fazendo uma série de filmes em francês, com seu marido, também ator, Vincent Cassel.
Com o sucesso mundial do filme italiano Malèna, de Giuseppe Tornatore, Monica teve as portas de Hollywood abertas, filmando com Bruce Willis e participando de dois filmes da série Matrix, Reloaded e Revolutions, como Perséfone, seguido de seu papel como Maria Madalena no polêmico sucesso de bilheteria de Mel GibsonA Paixão de Cristo.
Considerada a mulher mais sexy do mundo em 2004 (já com quarenta anos de idade) pelos leitores da revista masculina Maxim’s, Bellucci escandalizou o público do Festival de Cannes em 2002, ao participar de uma das cenas mais violentas e realistas de um estupro no cinema, no filme Irreversível, do francês Gaspar Noé, também atuando ao lado de seu marido Cassel, com quem tem duas filhas Deva e Léonie. Suas fotos nuas para grandes revistas como Vanity Fair, (para quem posou grávida em 2004 enfurecendo o Vaticano) Maxim’s, Gentlemen’s Quartely entre outras e seus ensaios fotográficos com grandes fotógrafos como o alemão Helmut Newton, a transformaram no grande símbolo sexual italiano da atualidade e aumentou sua legião de fãs em fansites da Internet.
De uma beleza versátil, Monica Bellucci também fez sucesso com o público infantil e adolescente ao personificar arainha egípcia Cleópatra no filme francês Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, baseado nos quadrinhos dos heróisgauleses, um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema na França.
Também deu a sua voz à personagem ficticia Kaileena (Prince of Persia Warrior Within), da trilogia Prince of Persia.



Filmografia

Filmografia Principal
Drácula de Bram Stoker (1992) | O Apartamento (1996) | Malèna (2000) | Sob Suspeita (2000) | O Pacto dos Lobos (2001) |Asterix e Obelix: Missão Cleópatra (2002)  | Irreversível (2002)  | Lágrimas do Sol (2003) | Matrix Reloaded (2003) | Matrix Revolutions (2003) | A Paixão de Cristo (2004) | Os Irmãos Grimm (2005Mandando Bala (2007


Premiações


  • Indicação ao César, na categoria de Melhor Revelação Feminina, por sua atuação em L'Appartement (1996).
  • Indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Beijo, por Matrix Reloaded (2003).