quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DOROTHY STRATTEN



Dorothy Stratten
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dorothy stratten)

Dorothy Stratten (cujo nome real é Dorothy Ruth Hoogstraten) é uma atriz canadense nascida no dia 28 de fevereiro de 1960, num hospital do Exército de Salvação (Salvation Army) em Vancouver, Colômbia Britânica; faleceu no dia 14 de agosto de 1980.
Biografia

Cresceu e frequenteu a High School em Coquitlam. Em 1976 ao trabalhar em part-time num fast-food (Dairy Queen), conheceu um promotor local chamado Paul Snider (então com 26 anos) que a persuadiu a enviar fotos para a Playboy. Stratten forjou a assinatura da sua mãe no formulário de adesão a modelo da revista. Em 1979, após ter mudado o seu apelido para Stratten, tornou-se a Miss Agosto da Playboy. Em 1980, chegou a Playmate do Ano da Playboy.
Em Junho de 1979 casou com Snider em Las Vegas, Nevada. Ele começou a controlar a sua vida, o que resultou rapidamente na separação e num divórcio pendente em Agosto, 1980.
Em 1980, participou do filme Galaxina, onde foi a protagonista pela primeira vez.
Em 14 de Agosto de 1980, o então ex-marido Snider estuprou-a e assassinou-a em seu apartamento na zona ocidental de Los Angeles, aparentemente por ciúmes devido ao relacionamento que a atriz tinha com o diretor de filmes de Hollywood Peter Bogdanovich.
Snider suicidou-se logo depois disso no mesmo apartamento. A história trágica de Stratten foi retratada no filme Star 80, de 1983, dirigido por Bob Fosse.
Peter Bogdanovich escreveu um livro sobre Dorothy intitulado A Matança do Unicórnio. Casou-se, mais tarde, com a irmã de Dorothy, Louise. Divorciaram-se em 2001.
[editar]Filmografia

Depois de ter aparecido na Playboy, Stratten lançou-se numa carreira de actriz bem sucedida, aparecendo em cinco filmes antes da sua morte:
Skatetown EUA (1979)
Americathon (1979)
Autumn Born (1979)
Galaxina (1980 ) - o único papel como estrela
They All Laughed, de Peter Bogdanovich (1981) - lançado postumamente
Apareceu também na televisão no seriado Ilha da Fantasia, no episódio Cruise Ship to the Stars da série Buck Rogers no 25º Século, e no programa The Tonight Show Starring Johnny Carson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo