quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ALEXANDRA MARIA LARA



Alexandra Maria Lara (Bucareste12 de novembro de 1978) é uma atriz romena. Seu filme mais conhecido é Der Untergang (A Queda), no qual ela protagonizou Traudl Junge, secretária de Adolf Hitler e autora do livro que deu origem ao roteiro.

[editar]Biografia

Lara é filha única de Valentin Plătăreanu, um ator de Bucareste, e sua esposa, Doina. Quando tinha quatro anos (em 1983) sua família decidiu fugir para a Alemanha Ocidental, para escapar do regime de Nicolae Ceauşescu na Romênia comunista.
Embora a família planejasse, no início, emigrar para o Canadá, estabeleceram-se emFreiburg im Breisgau (Baden-Württemberg), antes de se mudarem para Berlim. Após a graduação de ensino de nivel médio no Französisches Gymnasium (ginásio francês) de Berlim, em 1997, Lara foi aprender a representar, sendo orientada por seu pai, co-fundador do Theaterwerkstatt Charlottenburg até 2000.
Aos 16 anos já colecionava papéis principais em vários dramas da televisão. Sua carreira deslanchou e, desde então, transformou-se numa atriz de cinema respeitada.
Seu papel mais famoso, e que a conduziu ao reconhecimento internacional, é o deTraudl Junge, a secretária de Adolf Hitler, interpretado por Bruno Ganz, no filme Der Untergang (br: A Queda), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Devido a seu desempenho convincente no filme, recebeu elogios de Francis Ford Coppola, que escreveu para ela um papel em 2007.
Alexandra Maria Lara também atuou no filme Control (2007), sobre a vida de Ian Curtis, vocalista da banda britânica Joy Division, no qual fez o papel de amante do cantor.
Em 2008 foi membro do júri no Festival de Cannes. No mesmo ano, voltou a atuar ao lado de Ganz em The Reader e em Der Baader Meinhof Komplex, no papel da guerrilheira Petra Schelm, uma das integrantes do grupo terrorista, morta a tiros naAlemanha dos anos 70.
É casada com o ator britânico Sam Riley, que conheceu durante as filmagens de Control.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo