quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

LYNDA CARTER



Lynda Carter (nascido em 24 de julho de 1951) é um americano atriz e cantora, conhecida por ser Miss Mundo EUA e pelo seu duplo papel de Mulher Maravilha e seu alter ego, Diana Prince, na série de televisão dos anos 1970 The New Adventures of Wonder Woman (1975-1979)
Carter nasceu Jean Córdova Linda Carter em Phoenix , Arizona . [2] Seu pai, Colby Carter, é um negociante de arte dos irlandeses ascendência e sua mãe, Juana Córdoba, é de mexicano descida com raízes em Chihuahua , México [3] e anteriormente trabalhou no setor de telefonia. [1] Carter cresceu um ávido leitor daMulher-Maravilha quadrinhos. Ela foi para a Globo High School em Globe, Arizona , eArcadia High School em Phoenix.
Durante o ensino médio, Carter realizado em uma banda chamada "Just Us", constituído por uma marimba, um atabaque, uma guitarra acústica, e um pé-bass jogado por outra garota. Quando ela tinha 17 anos, Lynda se juntou a dois de seus primos em outra banda chamada "Os Parentes". O ator Gary Burghoff era o baterista. O grupo estreou no Hotel e Cassino Sahara Lounge em Las Vegas, Nevada , durante três meses, e, por Lynda era menor de 21 anos, ela teve de entrar pela cozinha. Frequentou Arizona State University e foi membro da Alpha Xi Delta , mas, depois de ter sido eleito o "mais talentoso", ela caiu para prosseguir uma carreira na música. Em 1970, Lynda cantou com o "The Gathering Garfin com Lynda Carter". Sua primeira apresentação foi em San Francisco hotel tão novo que não tinha entrada calçada. Consequentemente, eles tocaram principalmente para os zeladores e hóspedes do hotel, que estacionou o seu automóvel na garagem subterrânea. Ela voltou ao Arizona em 1972.

Carreira

Em 1972, Carter entrou em um local da competição de beleza e ganhou fama nacional ao vencer o Miss Mundo EUA , representando o Arizona [1] , em 1972 internacional Miss Mundo concurso, representando os EUA, ela chegou às meias-finais.Depois de tomar aulas de teatro em diversos New York escolas de teatro, ela começou a fazer aparições em programas de TV como Starsky e Hutch , Cos e Nakia e em "filmes B", incluindo sua única aparição nua, em Bobbie Jo e Outlaw (1976 ).
Lynda Carter como Mulher Maravilha, mostrando sua habilidade para desviar balas com seus braceletes.
agindo carreira de Carter tirou quando ela conseguiu o papel principal em The New Adventures of Wonder Woman como Mulher Maravilha e seu alter-ego de Diana Prince. As economias de seus pais tinha reservado para ela prosseguir atuando em Los Angeles, estava quase esgotado, e ela estava perto de voltar para o Arizona quando seu gerente informou que ela havia ganhado o papel. Seu desempenho sincero amor dela para fãs e críticos, a série durou três temporadas. Trinta anos após ter estreado neste papel, Lynda continua a ser muito identificada com a Mulher Maravilha.
Como o programa estava terminando, Carter disse revista dos EUA :
"Eu nunca quis ser um objeto sexual para qualquer pessoa, mas o meu marido. Eu nunca pensei que uma foto do meu corpo seria pregado em casas de banho dos homens. Eu odeio os homens me olhando e pensando o que eles pensam. E eu sei que eles pensam. Eles escrevem e me dizem. "
Ela estava se referindo aos comentários que tinha recebido pelo seu autor como Mulher-Maravilha. [4]
Carter também estava incomodado com alguma da comercialização de sua imagem. Warner Bros elaborado um acordo com a empresa de brinquedos Mego para criar uma boneca da Wonder Woman, enquanto a série ainda estava no ar. Em 1987, no The Late Show com Joan Rivers [5] , Carter comentou:
"Eu acho que você provavelmente está familiarizado com um problema em Hollywood, e isso é que eles comercializam você, e usá-lo. Eles fizeram uma máscara do meu rosto e colocá-lo na boneca, e colocar meu nome para o primeira execução do mesmo. E então eles pegaram o meu nome fora e disse que eles não têm de pagar mais de mim. Então é o tipo de coisa que pode ser usado tanto na indústria. faço nada. eu nem fazer qualquer coisa, desde as reprises. Nunca se contentar com lucros líquidos. Chama-se a contabilidade criativa ".
Em 2007, a empresa de brinquedos DC Direct lançou um 13 "estátua figura cheia de Lynda Carter como Mulher Maravilha, limitada a 5.000 peças;  foi re-lançado em 2010. ele [7] Também em 2010, a DC Direct começou a vender um 5 ½ polegadas busto de Carter de entregas de Mulher Maravilha para comemorar o 75 º aniversário do personagem. [8]

Outros créditos

Durante o final de 1970, ela gravou um álbum, Portrait . Carter é creditado como co-autor de várias músicas, e ela fez várias aparições como convidada em vários programas de televisão no momento em uma capacidade musical. Ela também cantou duas de suas canções no episódio de 1979 Mulher-Maravilha, "Amazon Hot Wax".
Em 1977, Carter lançou um pôster promocional através Pro Arts Inc. por sugestão do seu então marido e empresário, Ron Samuels. O cartaz foi muito bem sucedida, apesar de Carter insatisfação com ele. Em 1981, durante uma entrevista na NBC especial da Mulher de televisão Quem Taxa de 10,
disse ela [9] :
"É desconfortável porque eu simplesmente tirou uma foto. Isso é tudo que minha participação foi no meu cartaz, que vendeu mais de um milhão de cópias foi que eu tirei uma foto que eu pensei que era uma fotografia muda. Meu marido disse:" Oh, experimentar essa coisa amarrada até aqui, vai ficar bonito. E o fotógrafo disse que a iluminação traseira é realmente impressionante. Assim, lidando com alguém que tenha essa imagem em seus ... quarto ou seu ... sala de estar ou o que eu acho que seria difícil para qualquer um lidar com eles. "
No início de 1980, Carter realizado no Las Vegas Strip e em Atlantic City , com destaque para o seu talento musical.
outros créditos Carter incluem o papel principal em um filme biográfico de Rita Hayworth , intitulado Rita Hayworth, Amor Deusa(1983) e uma variedade de seus especiais de TV próprio:'s Special (Carter 1980), Encore! Lynda (1980), Celebration (1981), Street Life (1982) e Corpo e Alma (1984). Ela estrelou em uma duração curta algumas séries de TV, incluindo Partners in Crime (1984), com Loni Anderson e Hawkeye (1994-95) com Lee Horsley . Durante este tempo, ela também se tornou um modelo de promoção da celebridade para Maybelline comerciais de cosméticos.
Na década de 1990, Carter apareceu em uma série de filmes de TV , que resultou em um ressurgimento em aparições na televisão.Além disso, devido à re-sindicalização de Mulher Maravilha em redes de cabo, como FX e SyFy , Carter já participou em dois programados on-line sessões de chat com os fãs. [10] Foi nessa época que Carter criou sua própria produtora, Produções Potomac.Na década de 1990, ela também apareceu em comerciais para o Lens Express (agora 1-800 Contacts ).
Em 2001, Carter estava no elenco da comédia independente recurso Super Troopers como "governador de Vermont Jessman". Os escritores e estrelas do filme, a trupe cômica Broken Lizard , com Jay Chandrasekhar dirigir, queriam Lynda especificamente para o papel. Inspirado pelo desvio de caráter de seus papéis habituais, ela concordou em jogar um ex-rainha da beleza, até, lavada com a criatura do Sunny Side Up Trailer Park (2004), dirigido por Christopher Coppola . Carter fez sua primeira aparição em um grande filme em um certo número de anos no remake para o cinema do The Dukes of Hazzard ( 2005 ), também dirigido por Chandrasekhar. Ela também apareceu na comédia Sky High (2005) como "Principais Poderes", o chefe de uma escola para super-heróis. O roteiro permitiu Carter para zombar de sua personagem mais famosa quando diz: ". Eu não posso fazer mais nada para ajudá-lo Eu não sou a Mulher-Maravilha, sabe." Em 2006, ela co-estrelou no feito-para-cabo filme de vampiro Slayer . No ano seguinte, Lynda retornou ao DC Comics 'mundo da televisão em Smallville episódio " Progeny "(2007) jogando Chloe Sullivan 'sKryptonite habilitada mãe.
Carter também fez dublagens para jogos de vídeo, fazendo as vozes das nord e orsimer (ORC) do sexo feminino em dois jogos de computador de The Elder Scrolls série, The Elder Scrolls III: Morrowind e The Elder Scrolls IV: Oblivion . Estes jogos foram desenvolvidos pela Bethesda Softworks , seu marido, o empresário Robert A. Altman , é presidente e CEO da empresa-mãe da Bethesda, ZeniMax Media .
De setembro a novembro de 2005, Carter jogou "Mama Morton" no West End de Londres produção de Chicago . [11] Em 2006, sua interpretação de "When You're Good to Mama" foi oficialmente lançado na Chicago: 10th Anniversary Edition CD box set. Em maio de 2007, Carter começou a excursionar os EUA com seu show de cabaret uma mulher-musical, "Uma Noite com Lynda Carter".Jogou compromissos em locais como Feinstein no Loews Regency em Nova York, Jazz at Lincoln Center, e no Kennedy Center em Washington, DC. Em junho de 2009, seu segundo álbum, "At Last", foi lançado e alcançou # 10 na Billboard s 'Jazz Albums Chart. 

Vida pessoal

Carter foi casado duas vezes. Seu primeiro casamento foi com seu ex- agente de talentos Ron Samuels 1977-1982. Em janeiro de 1984, Carter casado Washington, DC , o advogado Robert A. Altman , sócio da lei do influente e distinto Clark Clifford . O Altmans têm dois filhos, James e Jessica [1] , e vivem em Maryland , perto de Washington, DC .
Em 1992, depois de um longo e altamente publicitada júri julgamento decorrentes do seu envolvimento com o agora famoso BCCI , o marido de Carter foi absolvido . Carter foi visto no noticiário da TV com o braço ao redor dele, gritando: "Não é culpado! Não é culpado!" aos repórteres reunidos.
No início de junho de 2008, quando fora de remo do barco Potomac Club, Carter avistou um corpo boiando no rio Potomac . Ela chamou alguns pescadores e esperou a polícia chegar.  No mesmo mês, ela admitiu em entrevista à People Magazine que ela tinha entrado em uma clínica de reabilitação para tratamento de alcoolismo . 

Filmografia

Filme
AnoFilmePapelNotas
1976Bobbie Jo e OutlawBobbie Jo Baker
1993Lightning in a BottleCharlotte Furber
2001Super TroopersGovernador JessmanLizard's Super Troopers Broken aka
2004A Criatura da Sunny Side Up Trailer ParkLynetteaka Criatura
2005Sky HighPrincipais Poderes
The Dukes of HazzardPauline
2006TempbotMaria AliceCurta-metragem
2007Tattered AngelHazel Anderson
Televisão
AnoTítuloPapelNotas
1974NakiaHelen Chase1 episódio
1975Matt HelmBobbi Dee1 episódio
1976Uma questão de mulher ... E a MorteZeldafilme de TV
Starsky e HutchVicky1 episódio
1975-1979Mulher-MaravilhaMulher-Maravilha59 episódios
1980The Last SongBrooke Newmanfilme de TV
The Muppet ShowA própria1 episódio
1981Born to Be SoldKate Carlinfilme de TV
1982HotlineBrianne O'Neillfilme de TV
1984Rita Hayworth: a deusa do amorRita Hayworthfilme de TV
Partners in CrimeCarole Stanwyck13 episódios
1987StillwatchPatricia Traymorefilme de TV
1989Mike Hammer: Murder Takes AllHelen Durantfilme de TV
1991PapaiCharlotte Sampsonfilme de TV
Danielle Steel Daddy aka
Posando: Inspirada em três histórias reaisMeredith Lanahanfilme de TV
Eu também conhecido como posou para a Playboy
1994-1995HawkeyeElizabeth Shields22 episódios
1996Quando a amizade mataKathryn Archerfilme de TV
ou "Um Segredo Entre Amigos: A Hora da Verdade Filme
Ela acordou grávidaSusan Saroyanfilme de TV
Crimes aka do Silêncio
1997A Prayer in the DarkEmily Hayworthfilme de TV
1998Someone to Love MeDiane Youngfilme de TV
Alguém aka to Love Me: A Hora da Verdade Filme
aka Girl no banco de trás
1999Bênçãos da FamíliaLee Restonfilme de TV
aka Spencer LaVyrle de "Bênçãos Família '
2003Terror PicoDr. Janet Fraserfilme de TV
Hope & FaithVerão Kirkland1 episódio
2005Law & Order: Special Victims UnitLorena Dillon1 episódio
Law & OrderLorena Dillon1 episódio
2006MatadorCoronel Weaver Jessicafilme de TV
2007SmallvilleMoira Sullivan1 episódio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo