segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

AMANDA BYNES


Amanda Laura Bynes (Thousand Oaks3 de abril de 1986), é uma atriz,apresentadora e cantora americana, que ficou muito conhecida em seu programa exibido na Nickelodeon, o The Amanda Show. Atuou também em filmes de sucesso, como She's the Man e Hairspray. É considerada uma das jovens atrizes mais influentes e foi, em 2007, a 5ª atriz com menos de 21 anos mais bem paga (ganha US$ 2.5 milhões).

Biografia

Os Primeiros Anos

Nascida em Thousand Oaks, Califórnia, é filha de Lynne e Rick Bynes. Amanda tem dois irmãos, Tommy e Jillian - este último um Bacharel em Artes e emHistória, formado pela UCLA. Seus avós maternos são de TorontoOntário. Seu pai é católico, e sua mãe judia. Amanda diz não ter se decidido ainda quanto à religião, afirmando que apesar de se considerar mais judia, ainda não está preparada para se pronunciar sobre suas crenças.

Carreira

Depois de seu tremendo sucesso com o programa infanto-juvenil, durante o fim dos anos 90 e início de 2000, Amanda resolveu mudar sua carreira para o destino cinematográfico. Em sua carreira destacam-se filmes de sucesso, comoEla é o Cara (She's the Man) e Hairspray. Foi nomeada em 2006 "uma das mulheres mais provocantes abaixo de 25" e já em 2005 estava na quinta posição na lista da Forbes de atriz abaixo de 21 que ganha um ótimo salário(na época já alcançava 2.5 milhões de dólares). Começou sua carreira aos 7 anos de idade, com um anúncio da Nestlé[1]
No início de sua carreira, fez teatro. Cedo entrou em peças de teatro locais, todas muito elogiadas pela crítica. Sua peça mais consagrada foi To Kill a Mockingbird. Com apenas 9 anos, foi convidada a entrar no elenco de All That, uma série de televisão de bastante sucesso. O grande salto de sua carreira aconteceu quando tinha 13 anos, quando recebeu a oportunidade de ter um show próprio: era O Show da Amanda (The Amanda Show),[2] que lhe renderia bons frutos futuramente e, principalmente, mostraria ao mundo sua veia cômica. Em 2002 o programa chegou ao fim, mas ele não revelou apenas Amanda. O ator/cantor Drake Belltambém se lançou mais ou menos por ali, além de Ashley Tisdale ter feito algumas participações especiais.
Outro salto na carreira de Bynes foi o filme O Grande Mentiroso (The Big Fat Liar), estrelando ao lado de outro fenômeno teen,Frankie Muniz. O filme foi um grande sucesso e rapidamente surgiram convites para outras comédias ligeiras (como a série "Coisas que eu Odeio em Você"). Aí surgiu a hipótese de Amanda ser a estrela do filme What a Girl Wants, que a catapultou definitivamente para o estrelato. Neste filme, ela contracena com outro ator consagrado, Colin Firth, seu pai no filme. Neste mesmo filme, Amanda faz a filha de Libby Reynolds, interpretada por Kelly Preston. Também outro sucesso, o longa forneceu a Bynes muitos prêmios, inclusive o Kids Choice Awards 2004, como de Melhor Atriz.
Em S.O.S. do Amor (Lovewrecked), Bynes exibiu um corpo mais magro e preocupou alguns fãs e tablóides, que levantaram a suspeita de anorexia. Tudo foi desmentido pela atriz e acabou sendo reconhecido que ela não possui distúrbios alimentares.Lovewrecked foi filmado em 2005, mas lançado antes mesmo de She's the Man.
2006 foi um ano realmente proveitoso para a atriz, já que ela estrelou um dos filmes de maior sucesso de sua carreira até então:She's the Man traz Amanda mais uma vez divertida. Na comédia, adaptação de uma das tramas de Shakespeare, ela passou por uma experiência talvez única, tendo que transformar-se em homem para jogar num time de futebol e provar que mesmo sendo uma mulher, possui talentos para esportes. No colégio de seu irmão, em que finge ser ele, acaba apaixonando-se pelo seu colega de quarto, Duke. Um dos fatores que a ajudou a entrar no elenco foi sua atuação em O Show da Amanda, pois na série ela mostra sua veia cômica, muito útil para este trabalho. Também neste mesmo filme, foi cogitado para o papel de irmão de Bynes, o cantor Jesse McCartney, mas como ele não pôde gravar, então foi substituído.
Em 2007, Bynes realizou mais um projeto de comédia, intitulado Ela e os Caras, inspirado no clássico Branca de Neve e Os Sete Anões. Atuou ao lado de Sara Paxton no filme.
Em 2008, participou da série Family Guy, em apenas um episódio, interpretando o papel de Anna.
Hoje, Amanda é considerada, além de uma das personalidades mais provocantes, uma das "Mulheres Mais Poderosas Abaixo de 25" também pela Forbes. No final de Junho de 2010, com apenas 24 anos, Amanda anuncia sua aposentadoria.

Carreira musical

Apesar de trabalhar mais nas áreas cênicas, Amanda mostrou seu talento para a música através do filme Hairspray, pois trata-se de um musical. Contudo, Amanda não está envolvida em nenhum plano para lançar-se como cantora.

Carreira como estilista

Em 2007, Amanda despontou como designer e mostrou sua versatilidade. Uma novidade chegou às lojas em agosto, mostrando que a queridinha da América quer mesmo mostar seus talentos, e inovando sempre, desta vez como estilista. Sua própria linha, que consiste em acessórios e roupas, chama-se "Dear". Bynes fez um acordo com a Steve & Barry's, de cinco anos, que expandiria os negócios e trabalharia em cima da linha, incentivando então Amanda a criá-la. Em 16 de agosto de 2007 foi oficialmente lançada a "Dear".

Amanda Bynes é reconhecida também por manter a vida pessoal longe da profissional, não sendo uma menina de escândalos. Talvez a maior confusão causada foi quando terminou com seu namorado na época, em 2004, duas semanas após o início da relação. Não foi um ato muito veiculado pela mídia e nem foi dada tanta atenção, mesmo na época em que ocorreu. Também diz não gostar de bebidas, alegando: "Eu acho que sairei mais do que já saí em toda a minha vida... o que não é muito. Eu gosto de dançar e coisas assim, mas beber não é bom para você de qualquer modo. Não é bom para sua pele; te faz se sentir horrível. Então, não vou beber", além de comentar numa entrevista em 2007 o que seus pais a ensinaram sobre bebidas alcoólicas. Também em 2007, ela alegou o que pensa sobre ser festeira, contando para o Access Hollywood: "Eu gosto de estar com a minha família, e não preciso ir a boates, festas e clubes". Em 2008, contudo, ela admitiu estar revendo modos de organizar sua vida social, pensando novamente sobre o assunto. "Eu costumava ser vista como a garota anti-clubes e festas, mas hoje estou revendo isso. Posso beber e dançar, se eu quiser. Não se pode deixar de sair com amigos, e garotos. Estou naquela fase em que saio apenas para me divertir", disse para a revista Cosmopolitan em 2009. Bynes formou-se no Thousand Oaks High School's, pelo programa de estudo independente, e diz que pretende cursar a Universidade de Nova York futuramente; mesmo não divulgando qual carreira escolherá para cursar na faculdade, é provável que esteja ligada à artes, pois além de mostrar seus talentos na sua linha de roupas, Amanda já presenteou David Letterman com uma pintura, feita pela mesma.
Em 19 de Junho de 2010, através do Twitter, Amanda Bynes declarou que pretende aposentar-se da carreira de atriz. Depois do repentino susto para os seus fãs, no dia25 de Julho de 2010 ela disse que não iria se aposentar, e não explicou o motivo de sua volta.

Filmografia

AnoTítuloPersonagemNotas
1996-2000All ThatVários personagenssérie
1999Arli$$Crystal Dupreesérie (um episódio)
1999-2002The Amanda ShowEla mesma / fã da Amanda (Penélope) / outros personagenssérie
2001A Hora do ArrepioDaniellesérie (1º Episódio: "Não Me Esqueça")
2001RugratsTaffysérie (voz)
2002O Grande MentirosoKayleefilme
2002-2006What I Like About YouHolly Ann Tylersérie
2003Wilbur e Seus AmigosNelliefilme (voz)
2003[[What a Girl Wants (filme)Tudo que uma garota querDaphne Reynoldsfilme
2005Love WreckedJenny Taylorfilme
2005RobôsPiper Pinwheelerfilme (voz)
2006Ela é o caraViola Hastingsfilme
2007Ela e os carasSydney Whitefilme
2007HairsprayPenny Pingletonfilme
2008Family GuyAnnasérie (1 episódio - voz)
2008Living ProofJamiefilme
2009CannedSarahbethsérie
2010Easy AMarianne Bryantfilme

Teatro

TítuloPersonagemNotas
The Sound of MusicHalley WoulardTeatro não conhecido.
Sleeping BeautyPrincess AuroraTeatro Escolar.

Premiações

Kids Choice Awards
AnoCategoriaProgramaResultado
1997Programa FavoritoAll ThatIndicada
1999Programa FavoritoAll ThatIndicada
2000Programa FavoritoAll ThatGanhou
2000Atriz Favorita/TVAll ThatGanhou
2001Atriz Favorita/TVThe Amanda's ShowGanhou
2002Atriz Favorita/TVThe Amanda's ShowGanhou
2003Atriz Favorita/TVThe Amanda's ShowGanhou
2003Atriz Favorita/FilmeBig Fat LiarIndicada
2004Atriz Favorita/FilmeWhat a Girl WantsGanhou
Teen Choice Awards
AnoCategoriaProgramaResultado
2002Melhor AtrizThe Amanda ShowGanhou
2003Melhor DuplaCoisas que Odeio em VocêIndicada
2004Melhor AtrizCoisas que Odeio em VocêIndicada
2005Melhor AtrizCoisas que Odeio em VocêIndicada
2006Melhor BeijoShe's the ManIndicada
Young Artist Awards
AnoCategoriaProgramaResultado
2000Young Artist AwardThe Amanda's ShowGanhou
2001Young Artist AwardThe Amanda's ShowIndicada
2003Young Artist AwardBig Fat LiarIndicada
2004Young Artist AwardCoisas que Odeio em VocêGanhou
Outras Premiações
PrêmioAnoCategoriaProgramaResultado
YoungStar Awards2000Melhor AtrizThe Amanda's ShowIndicada
Family Television Awards2003Coolest TeenThe Amanda's ShowGanhou
TRL Awards2005Best Guest HotWhat a Girl WantsGanhou
Young Hollywood Award2006Young Artist AwardShe's the ManGanhou
Hollywood Film Festival2007Elenco do AnoHairsprayGanhou
Penelope's Choice Award2008Melhor Canção de FilmeYou can't stop the beat (Hairspray)Ganhou
Grammy2008Melhor BSOHairsprayIndicada
Critic Choice Awards2008Melhor ElencoHairsprayGanhou
Screen Acorts Guild Awards2008Screen Actors Guild - o melhor elenco do anoHairsprayIndicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo