quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ANNA PAQUIN


Anna Helene Paquin (Winnipeg24 de julho de 1982) é uma atriz canadense. Nasceu no Canadá e mudou-se para a Nova Zelândia aos quatro anos de idade. Seus maiores papéis foram nos filmes The PianoX-Men (2000), X-Men 2 (2003) e X-Men: O Confronto Final (2006), interpretando Vampira.
É a segunda mais jovem atriz a receber a estatueta do Oscar, o que ocorreu pela sua atuação memorável em O Piano, em 1993, quando tinha apenas 11 anos. Perdeu o primeiro posto apenas para a atriz Tatum O'Neal, pela sua atuação em Lua de Papel, em 1973. Anna, que na época tinha onze anos, só pôde assistir ao filme cinco anos depois, devido à censura.
No dia 30 de março de 2010, assumiu publicamente que é bissexual. De acordo com o blog "Just Jared", o anúncio foi feito em um vídeo para a entidade "True Colors", que luta pelos direitos dos homossexuais.

Seus pais são professores. Com quatro anos de idade, ela se mudou para a Nova Zelândia, onde aprendeu diversas artes e esportesviolavioloncelopianoginástica,balénatação e esqui.Fala fluentemente francês.
Biografia

Aos nove anos, fez um teste para o papel de Flora no filme The Piano e impressionou o diretor, obtendo a vaga. O filme foi lançado em 1993 e ganhou diversos prêmios ao redor do mundo, inclusive o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Anna, que se tornou a segunda mais jovem premiada, depois de Tatum O'Neal.
Embora recebesse muitos convites, só retornou ao cinema em 1996, no filme Jane Eyre e depois em Fly Away Home. Interpretou ainda papéis pequenos em The Member of the WeddingHurlyburlyAmistad e She's All That. Consagrou-se como uma estrela nos filmes da série X-Men, entre 2000 e 2006.
A seguir, ela e seu irmão fundaram uma produtora e produziram o filme Blue State. Ainda em 2006, Anna fez Margaret. Em 2007, ela ganhou o Emmy Award de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Elaine Goodale Eastman no telefilme Bury My Heart at Wounded Knee, baseado na obra de Dee Brown. A produção é do canal HBO.
Atualmente, Anna Paquin é protagonista de uma série de televisão sobre vampiros, chamada True Blood, também na HBO. Esta se inspira nos romances da série Sookie Stackhouse, da autora Charlaine Harris. Conforme a sinopse, ela é uma telepata que se apaixona por um vampiro. Uma das características da história é que os vampíros se revelaram ao mundo e querem conviver com os humanos. Por sua interpretação em True Blood, Anna venceu o Globo de Ouro de melhor atriz categoria drama em 2009 (e sendo novamente indicada em 2010), desbancando divas de outras séries comoKyra SedgwickSally Field e Mariska Hargitay.
Anna também desenvolveu uma carreira no teatro, tendo estreado em 2001, na peça "The Glory of Living", pela qual foi indicada para o "Drama Desk Award" e venceu o "Theater World Award". Em 2002, ela fez ainda a peça "This is Our Youth", ao lado de Jake Gyllenhaal e Hayden Christensen, entre várias outras peças desde então. Por conta desses trabalhos, ela possui duas casas, emNova Iorque e Los Angeles. É casada com o ator Stephen Moyer, seu par romântico na série True Blood.


Filmografia

AnoFilmePapelNotas
1993The PianoFlora McGrathOscar de Melhor Atriz coadjuvante/secundária[1]
Indicada - 
Golden Globe
1996Jane EyreJovem Jane Eyre
Fly Away HomeAmy Alden
1997AmistadRainha Isabel II de Espanha
The Member of the WeddingFrankie AddamsFilme de TV
1998HurlyburlyDonna
Castle in the SkySheetaVoz, original de 1986
1999A Walk on the MoonAlison Kantrowitz
She's All ThatMackenzie Siler
It's the RageAnnabel Lee
Sleepless BeautyBeautyFilme de TV
2000X-MenVampira/Marie
Almost FamousPolexia Aphrodisia
Finding ForresterClaire Spence
2001Buffalo SoldiersRobyn Lee
2002DarknessRegina
25th HourMary D'Annunzio
2003X2Vampira/Marie
2004SteamboyJames Ray SteamVoz
2005The Squid and the WhaleLili
Joan of ArcJoanVoz, filme de TV
2006X-Men: The Last StandVampira/Marie
2007Blue StateChloeProdutora excecutiva
MosaicMaggie NelsonVoz
Bury My Heart at Wounded KneeElaine Goodale EastmanFilme de TV, indicada - Emmy Award
Indicada - 
Golden Globe
Indicada -
SAG
2008True BloodSookie Stackhouse - ProtagonistaSérie de TV - 1ª Temporada
Trick 'r TreatLaurie
2009The Courageous Heart of Irena SendlerIrena SendlerFilme de TV
MargaretLisa CohenPós-produção
Flying Into LoveSister Agnesrumores
True BloodSookie Stackhouse - ProtagonistaSérie de TV - 2ª Temporada
2010True BloodSookie Stackhouse - ProtagonistaSérie de TV - 3ª Temporada
The Romantics
2011Scream 4Donna Milles



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo