sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TINA FE


Elizabeth Stamatina "Tina" Fey (Upper Darby18 de maio de1970) é uma premiada roteiristacomediante e atrizestadunidense. Escreve, produz e atua como "Liz Lemon" em30 Rock, uma sitcom baseada em suas experiências emSaturday Night Live.

Após Tina Fey ter graduado na Universidade de Virginia em1992, mudou-se para Chicago, começando um trabalho diário em Residencial YMCA fazer classes noturnas em The Second City. Ela optou pela comédia e descobriu a chave do improviso: "focalizar inteiramente em seu contra-cenante; para você captar o que ele está dando para construir uma cena." Em 1994, ela foi convidada a se juntar ao elenco do The Second City
Carreira

Saturday Night Live

Com ajuda do criador Lorne Michaels, ela se tornou roteirista do Saturday Night Live(SNL) em 1997. Tina Fey foi a primeira roteirista-chefe mulher do SNL.
Ela foi co roteirista-chefe do especial Saturday Night Live de 25 anos, Fey ganhou o Writers Guild of America Award 2001; Ela e a equipe de roteiro ganharam o Emmy de 2002, por esse trabalho.
Em Setembro de 2005, ela ganhou licença de maternidade após ter dado o nascimento a sua filha, Alice Zenobia Richmond. Seu papel no "Weekend Update" foi coberto por Horatio Sanz por diversas semanas antes que seu retorno em22 de outubro de 2005.
Em 2008, Tina ganhou destaque no SNL fazendo imitações de Sarah Palin, candidata à vice-presidência dos Estados Unidos. A semelhança física entre as duas tornou as imitações ainda mais interessantes e, segundo a revista Vanity Fair de dezembro (com a comediante na capa), Tina é a mais nova queridinha da América]

Weekend Update

Em 2000, Tina Fey e Jimmy Fallon se tornaram âncoras do Weekend Update do SNL, isso terminou em Maio de 2004, na última apresentação de Jimmy Fallon, como membro do elenco. Jimmy Fallon foi substituído por Amy Poehler. Essa foi a primeira vez que o Weekend Update teve como os âncoras duas mulheres.

30 Rock

Tina Fey criou uma Série chamada 30 Rock, o show produzido pela NBC, com Lorne Michaels e dois produtores do The Tracy Morgan Show. Ela escreve, produz e atua na sitcom, baseada em suas experiências em Saturday Night Live. O nome do show é uma referência ao '30 Rockefeller Plaza', onde o SNL é produzido. Em 2008, por seu trabalho em 30 Rock, Tina ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Série de Comédia no Emmy AwardsGlobo de Ouro e Screen Actors Guild Awards. Na mesma edição do Emmy Awards, Tina ainda levou os prêmios de Melhor Roteirista em Série de Comédia e 30 Rock ganhou como Melhor Série de Comédia, além do prêmio de Melhor Roteirista em Série de Comédia no Writers Guild Of America Awards 2008. Em 2007, 30 Rock já havia sido reconhecida como Melhor Série de Comédia no Emmy Awards.

Cinema

Com o sucesso conquistado na televisão americana, Tina logo chegou ao cinema. Em 2004, teve seu primeiro papel de destaque em Meninas Malvadas, cujo roteiro é de sua autoria. Por este filme, Tina chegou a ser indicada na categoria "Melhor Roteiro Adapatado" do Writers Guild of America Award 2005. O segundo papel importante da atriz no cinema foi em Baby Mama, contracenando com a colega do SNL, Amy Poehler.

Vida pessoal

Elizabeth Stamatina Fey, nascida em 18 de maio de 1970 em Upper Darby, Pennsylvania suburbio da Philadelphia, com mãe greco-americana e pai descendente de alemães e escocêses.
Tina Fey é casada com Jeff Richmond, um compositor do SNL. Eles tiveram uma filha, Alice Zenobia Richmond que nasceu em 10 de setembro de 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo