sábado, 29 de janeiro de 2011

EMMA THOMPSON



Emma Thompson (Londres15 de abril de 1959) é uma atriz e roteirista britânica.
Em 1992 ganhou o Óscar de Melhor Atriz (principal) por sua atuação no filme Howards End.

Emma Thompson nasceu em PaddingtonWest London. É filha dos atores Eric Thompson e de Phyllida Law.Biografia

Em 1970, começou a estudar na Camden School for Girls, onde conheceu Martin Bergman, um ator que tinha começado a cursar a universidade de Cambridge e a introduziu no grupo de teatro de qual ele fazia parte. Em 1975, viajou para Paris e começou a atuar. Em 1978, foi aceita pela Newnham College at Cambridge. Martin Bergman convenceu-a a entrar noFootlights, um grupo de comédia o qual Martin presidia e do qual Hugh Laurie também participava. Lá ela fez muitas peças de comédia e de outros gêneros. Época em que o pai de Emma, Eric Thompson, sofreu um derrame cerebral e como consequência perdeu a fala. Logo após o seu tio e sua avó morreram e ela teve que voltar para casa em West Hampstead. Meses depois seu pai melhorou.
Em 1979, Emma retornou a Cambridge para viver no campus com seu namorado Simon McBurney. O seu último ano da faculdade em 1980 foi o mais agitado. Ela inovou a maioria das produções de Footlights e também manteve seu excelente trabalho acadêmico, além de terminar seu relacionamento com Simon.
O pai de Emma morreu de uma hemorragia cerebral em 1982. Nos anos seguintes, ela começou a chamar a atenção nas suas peças. Em 1984, Channel Four aborda Emma para atuar e escrever uma comédia especial na televisão. Ela começa a escrever e decide chamar de Sexually Transmitted, mas o nome não dá muito certo então fica como Up For Grabs. A comédia não é bem recebida por causa das inúmeras referências a sexo.
BBC decide contratá-la para escrever comédias para seu canal. Na mesma época, Emma foi escalada para dançar, cantar e atuar em um teatro. A peça, uma versão do musical Me and My Girl, foi um sucesso e ficou em cartaz por sete anos. A BBC pediu-lhe para estrelar como Suzi Kettles em uma série de televisão, Tutti Frutti. O show e especialmente sua personagem foram um sucesso. O diretor de Fortunes of War escalou-a para um drama. Nos sets de filmagem ela conheceu seu futuro marido Kenneth Branagh. Eles ficaram amigos e logo começaram a namorar e durante as filmagens de Henry V, Branagh a pediu em casamento e ela aceitou.
Em 1991, Emma estava filmando Howards End, depois junto com Kenneth começou a trabalhar no filme Much Ado About Nothing. E deveria escrever um roteiro para Sense and Sensibility. Na verdade ela estava tão ocupada que recusou um papel. Antes de Sharon Stone ser escalada para o papel, o diretor do filme Instinto Selvagem convidou Emma para fazer o papel, mas ela recusou. Howards End foi perfeito para ela, o filme recebeu nove indicações ao Óscar e ganhou três deles: Melhor Atriz (Emma Thompson), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção de Arte.

Em 1993, Emma terminou de escrever o roteiro de Sense and Sensibility e começaram as filmagens (ela também atua no filme). Em 1995, Kenneth se mudou e o casamento finalmente acabou. Foi nos sets que ela conheceu Greg Wise e namoraram. A crítica do filme foi ótima. Emma ganhou o Oscar de melhor roteiro e foi indicada para melhor atriz. Em1996, Emma decidiu fazer uma pausa para descansar e se conhecer de novo. No ano seguinte ela se juntou à mãe dela no filme The Winter Guest, que foi dirigido por seu amigoAlan Rickman. Também atuou em Primary Colors com John Travolta.
No ano seguinte, ela atuou em Judas Kiss. Emma e Greg tentavam construir uma família apesar do aborto que Emma sofrera em 1997. Em 1999, Emma ficou grávida e deu à luz Gaia Romilly Wise em 4 de dezembro. Emma retirou-se das telas para passar mais tempo com sua família, mas continuou a escrever dois roteiros, o de Victor Jara e outro sobre direcionado para crianças, Nurse Matilda (que hoje é Nanny McPhee).
Em 2000, Emma assinou com a HBO para estrelar Wit. Nos anos seguintes ela atuou em mais seis filmes, incluindo outra minissérie para a HBO. Em 2005, Emma filmou de Stranger than Fiction com Will Ferrell e Dustin Hoffman no elenco.

Filmografia

Premiações

  • Recebeu três indicações na categoria de melhor atriz, por Retorno a Howards End (1992), por Vestígios do Dia (1993), e por Razão e Sensibilidade (1995); venceu por Retorno a Howards End.
  • Foi indicada na categoria de melhor atriz coadjuvante por Em Nome do Pai (1993).
  • Vence na categoria de melhor roteiro adaptado, por Razão e Sensibilidade (1995).
  • Recebeu três indicações na caegoria de melhor atriz - drama, por Retorno a Howards End (1992), por Vestígios do Dia (1993), e por Razão e Sensibilidade (1995); venceu porRetorno a Howards End.
  • Recebeu duas indicações na categoria de melhor atriz - comédia / musical, por Junior (1994) e por "Tinha Que Ser Você" (2009).
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor atriz coadjuvante, por Em Nome do Pai (1993).
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor atriz - filme para TV / minissérie, por Uma Lição de Vida (2001).
  • Venceu na categoria de melhor roteiro, por Razão e Sensibilidade (1995).
  • Recebeu três indicações na categoria de melhor atriz, por Retorno a Howards End (1992), por Vestígios do Dia (1993), e por "Razão e Sensibilidade (1995); venceu por Retorno a Howards End e Razão e Sensibilidade.
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor atriz coadjuvante, por Simplesmente Amor (2003).
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor roteiro adaptado, por Razão e Sensibilidade (1995).
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor atriz, por Muito Barulho por Nada (1993).
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor atriz coadjuvante, por George & Frederic (1991).
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor atriz, por Momento de Afeto (1997).
  • Venceu na categoria de melhor atriz, por Momento de Afeto (1997).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo