quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FRANCIS GIFFORD


Mary Frances Gifford (7 de dezembro de 1920 - 22 janeiro de 1994) .

Gifford nasceu e cresceu em Long Beach, Califórnia, e na idade de 16 anos se tinha candidatado a UCLA School of Law  sem intenção de prosseguir uma carreira de atriz. Com um amigo, visitou os estúdios de Samuel Goldwyn para assistir a um filme que estava sendo feito,  quando foi descoberta por um caçador de talentos que trouxe para a atenção de Goldwyn, que assinou seu contrato . Depois de apenas receber pequenos papéis, ela se mudou para RKO , onde ela foi lançada sem créditos em vários papéis coadjuvantes em filmes dos anos 1930, incluindo Stage Door (1937), estrelado por Katharine Hepburn eGinger Rogers .
Carreira

Em 1938 na idade de 18 anos, ela se casou com o ator James Dunn e em 1939 conseguiu seu primeiro papel principal, no baixo-orçamento Misericórdia avião, ao lado de seu marido. Uma aposentadoria planejada foi interrompida brevemente quando jogou um outro papel não creditado em James Stewart s 'estoirar filme Sr. Smith Goes to Washington (1939). Ela desempenhou vários papéis menores mais antes ela era, em 1941, emprestado para a Republic Pictures e elenco no papel que ficaria produzir sua fama mais duradoura: como o vestido de Nyoka semi no Jungle Girl , de 15 capítulos de série do filme , baseado muito livremente no romance de Edgar Rice Burroughs . O papel foi a primeira vez desde Pearl White na era do cinema mudo que uma atriz teve o papel principal na série de filmes de gênero. No ano seguinte, República fez uma sequela Perigos de Nyoka mas Gifford não estava mais disponível e heroína  foi trocada por Kay Aldridge . Com carreira cinematográfica Gifford ganhando força e Dunn em declínio, em parte devido à sua batalha contra o alcoolismo , o casamento não tinha por volta de 1942. Ela deixou a RKO para aParamount Pictures , onde atuou em vários filmes, incluindo A Chave de Vidro (1942). Em 1943 ela fez outro filme da selva, co-estrelado por Johnny Weissmuller em Tarzan triunfos na RKO. Esse ano, ela também deixou a Paramount e se mudou para o prestigiado Metro-Goldwyn-Mayer estúdio com o patrocínio de um executivo da MGM.
No MGM havia mais sucesso jogando papéis principais em filmes como O nosso vinhas estão em flor (1945) e ela foi para as raças (1945) e os mais notáveis O Arnelo Affair (1947). Jogou também em papéis de apoio, incluindo emoção de um romance (1945), com Esther Williams , e Luxury Liner (1948), com Jane Powell .


Últimos anos

Em 1948, Gifford quase foi morta em um acidente de carro, recebendo ferimentos graves na cabeça, um evento que marginalizou sua carreira e causou um declínio em sua saúde. Ela tentou um retorno no início dos anos 1950 dois filmes, Sky Commando (1953) e Riding High (1950). No entanto, durante a década de 1950 sua saúde física e mental diminuiu até o ponto onde ela foi colocada em Camarillo State Mental Hospital , em 1958. Ela passava quase todo o próximos 25 anos dentro e fora de várias instituições.
Em 1983, o jornalista encontrou seu trabalho no Pasadena, Califórnia biblioteca da cidade, aparentemente, ter recuperado. Gifford passou seus últimos anos na obscuridade silenciosa e morreu de enfisema em um centro de convalescentes em Pasadena em 16 de janeiro de 1994 na idade de 73. Apesar dos relatos de que ela é irmã da estrela do futebol Frank Gifford (também do sul da Califórnia), este último indica claramente em sua autobiografia que o seu "clã" consistia de um irmão e uma irmã Waine Winona. Frances, evidentemente, houve relação.





Filmografia

2 comentários:

  1. Jorge cavalcanti13/01/2011, 16:52

    ESTOU DEVERAS MARAVILHADO COM O SEU FANTÁSTICO RESGATE DO CINEMA EM TODA A SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DAS IMORTAIS FOTOS QUE NOS DELEITARAM EM PRETO E BRANCO, E AGORA... TOTALMENTE COLORIDAS EMBRIAGAM AS NOSSAS ALMAS EM FELIZ DEVANEIO, OU SEJA...UMA FESTA PARA OS OLHOS . OBRIGADO CARÍSSIMA CONTERRÂNEA. EU QUE SEMPRE TIVE E TENHO A MANIA DE COLORIR OS MEUS ASTROS DOS SERIADOS, COWBOYS, SUPER HERÓIS E OS REIS DAS SELVAS. SÓ QUE OS PINTEI COM CANETAS COLORIDAS E LÁPIS DE CORES. E AGORA VEM VOCÊ PRA ME COMPLETAR COM ESTA NOTÁVEL ARTE DE COLORIR PELO COMPUTADOR, E NEM EXPERIMENTAR EU QUERO, CREIO QUE JAMAIS TEREI TANTA PACIÊNCIA PARA TAL. QUEM SABE UM DIA, EU ME ATREVA A TE ENVIAR AS MINHAS MONTAGENS FEITOS NA BASE DO ESTILETE PARA COLAGENS. UM BARATO: O ESPAÇO ACABOU, AGUARDE-ME EM BREVE. TCHAU

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA JORGE, SEU INCENTIVO ME FAZ TER MAIS DETERMINAÇAO NA ALIMENTAÇAO DIARIA DO BLOG, REALMENTE PRECISA PACIENCIA PARA GARIMPAR FOTOS P&B COM RESOLUÇAO ALTA PARA COLORIZAÇAO E QUANDO ENCONTRO FICO FELIZ E FAÇO AS ADIÇOES IMEDIATAS AO BLOG PARA SEMPRE APRESENTAR NOVIDADES QUE AGRADEM AOS CINEFILOS. MALU PINHEIRO

    ResponderExcluir

Seu comentário é benvindo