domingo, 30 de janeiro de 2011

GERALDINE PAGE


Geraldine Sue Page (Kirksville, 22 de novembro de 1924 – Nova Iorque13 de junho de 1987) foi uma atriznorte-americana celebrada como uma das grandes damas dos palcos da Broadway e vencedora dos prêmiosOscar e Globo de Ouro no cinema e Emmy na televisão.

Biografia e atuação

Atriz adepta do “método”, a técnica de interpretação introduzida pelo Actor´s Studio de Lee Strasberg nos anos 50 na cena teatral dos Estados Unidos, Page conseguiu sua primeira indicação ao Tony, o prêmio máximo do teatro, na peça Doce Pássaro da Juventude, de Tennessee Williams, que ela reprisaria no cinema com Paul Newman e lhe daria uma indicação ao oscar de melhor atriz coadjuvante. Nos anos 60, ela participaria de diversas peças de sucesso e estabeleceria sua importância especialmente na cena artística americana como atriz de teatro. Um de seus mais notáveis sucessos foi em Agnes de Deus, da qual participou de 599 encenações seguidas e teve grande aclamação da crítica.
Ao mesmo tempo, Page interpretou grandes papéis no cinema além da versão cinematográfica de Doce Pássaro de Juventude em Anjo de Pedra (1961), O Dia do Gafanhoto (1975), O Estranho Que Nós Amamos(1971) com Clint Eastwood e Interiores de Woody Allen (1978).
O prêmio maior viria em 1985, depois de oito indicações desde os anos 60, pouco antes de sua morte, com oOscar de melhor atriz em O Regresso Para Bountiful, sendo aplaudida de pé por toda platéia presente à cerimônia no momento do anúncio de sua premiação.
Suas raras mas brilhantes aparições na televisão, também lhe valeram dois Emmy de melhor atriz em drama, estrelando duas histórias clássicas de Truman CapoteA Christmas Memory (1967) e The Thanksgiving Visitor(1969).
Casada por mais de vinte anos com o ator Rip Torn, sete anos mais novo que ela, Geraldine Page morreu deataque cardíaco aos 62 anos em Nova Iorque, quando estrelava na Broadway a peça Blithe Spirit de Noel Coward.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo