domingo, 23 de janeiro de 2011

GIOVANNA MEZZOGIORNO



Giovanna Mezzogiorno (nascido em 09 de novembro de 1974) é um italiano de teatro e cinema a atriz .
 Giovanna Mezzogiorno nasceu em Roma, 09 de novembro de 1974, filha dos atores Vittorio Mezzogiorno e Sacchi Cecilia . Ela cresceu vendo seus pais em conjunto, consciente de agir. No início, ela queria se tornar uma bailarina e ela estudou dança durante 13 anos.
 Primeiros anos
 Após a morte de seu pai quando ela tinha 19 anos, Mezzogiorno se mudou para Paris onde frequentou as fases por Arianne Mnouchkine e trabalhou por dois anos a Peter Brook Workshop (autor do Mahabharata). Ela fez sua estréia nos palcos com o papel de Ofélia em "Qui est là", baseado em Shakespeare, "Hamlet".  Ela recebeu o Premio Coppola Prati-1996, o júri foi presidido pelo crítico de teatro Franco Quadri.  Um ano depois, ela fez sua estréia no cinema em "Il viaggio della sposa" (Jornada da noiva), escrito e estrelado por Sergio Rubini.  Mezzogiorno recebeu o Targa d'Argento como revelar novos talentos no cinema italiano, ela também foi dada a Grolle d'Oro, e Globo d'Oro pela Associação da Imprensa Estrangeira e Flaiano Premio de Melhor Atriz de 1997 - 1998 temporada .

Tornando-se uma estrela do Europeu

 Em 1998 ela estrelou o "Del perdido" amore ", filme dirigido por Michele Placido, com Fabrizio Bentivoglio e Sergio Rubini (ela foi premiada com o Nastro d'Argento, a Ciak d'Oro e Premio Pasinetti de Melhor Atriz em um papel de protagonista) e , para o italiano National Television Network, Raidue, em um filme feito para TV "basta Leggero Più non" (A redução dos encargos a suportar), no papel de uma jovem com distrofia muscular, dirigido por Elisabetta Lodoli com Stefano Accorsi.
 Em 1999, ela desempenhou o papel de Silvia, filha de Enzo Tortora por cuja equivocada convicção de que o filme foi inspirado.  O filme, "Un uomo perbene", com Michele Placido e Mariangela Melato, foi dirigido por Maurizio Zaccaro.  Nesse mesmo ano, trabalhou na Asini, dirigido por Antonello Grimaldi, com o célebre comediante italiano Claudio Bisio.
 Em 2000, ela viajou entre Praga e Paris para trabalhar no filme feito para TV, "Os Miseráveis", dirigida por Josée Dayan, com Gérard Depardieu e John Malkovich.  Ela trabalhou na Dinamarca Nobel, dirigido por Fabio Carpi, com Hector Altero. Na Itália, trabalhou com Puglielli em Tutta la conoscenza del mondo (All There Is a saber) e, em seguida, L'Ultimo Bacio (O Último Beijo), dirigido por Gabriele Muccino, com Stefano Accorsi e Stefania Sandrelli (ganhar o Prêmio Flaiano).  Com o sucesso deste último filme Giovanna se tornar muito famoso na Itália.
Em 2001 ela trabalhou no filme "Malefemmene" com Angela Molina e dirigido por Fabio Conversi, no papel de Francesca, que estava preso na sequência de um erro judicial e entrou em contato com a realidade de amizade e de apego que ela nunca imaginou ser possível.  Ela também trabalhou em "Stai con me", com Adriano Giannini e direção de Lívia Giampalmo, no papel de uma mãe de gêmeos.
 Em 2002 ela trabalhou no set de "Ilaria Alpi - Il più Crudele dei Giorni", no papel do protagonista, dirigido por Ferdinando Vicentini Orgnani (o filme conta a história trágica e obscura do jornalista de TV italiano morto em Mogadíscio). Trabalhou também na França, na TV do filme Il segreto di Thomas (papai), dirigido por Giacomo Battiato, com Klaus Maria Brandauer, baseado no best seller Loup Duran.  Na Itália, ela estrelou o filme "La Finestra di Fronte" ("janelas de frente"), dirigido por Ferzan Ozpetek, co-estrelado por Massimo Girotti e Raoul Bova.  Este filme, aclamado pela crítica e um sucesso de bilheteria, lhe rendeu muitos prêmios: o David di Donatello, a Ciak d'Oro, o Nastro d'Argento, o Globo d'Oro pela imprensa estrangeira, o Prêmio Flaiano, o Karlovy Vary Award como Melhor Atriz em um papel de liderança.. Recentemente, ela estrelou o filme "L'Amore Ritorna", dirigido por Sergio Rubini, costarring Fabrizio Bentivoglio e Margherita Buy.  Ela também estava trabalhando na França, no conjunto de sua primeira comédia: "Au Secours, j'ai 30 ans", dirigido por Marie-Anne Chazel, com Pierre Palmade.
Então, em 2004, Giovanna trabalhou no filme para TV "Virginia (La Monaca di Monza)", dirigido por Alberto Sironi.  Ela então voltou ao teatro, trabalhando com o diretor Piero Maccarinelli em "4,48 Psicosi", escrito por Sarah Kane.

 Uma estrela internacional 

 Em 2005, "La Bestia Nel Cuore" (Don't Tell), dirigido por Cristina Comencini , foi um candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou Giovanna um dos prêmios mais importante a nível internacional para uma atriz: a "Copa Volpi", anteriormente vencido por Bette Davis , Shirley MacLaine , Li Gong , Isabelle Huppert , Catherine Deneuve e Sophia Loren .
 Então, em 2006, ela atuou em "AD Project", um thriller de ficção científica por Eros Puglielli e atuou em "Lezioni di Volo" (Lições de vôo) por Francesca Archibugi .
 Em 2007, ela tornou-se Leila, uma ladra sexy, em um italiano comédia de humor negro : "Notturno Bus" (Night Bus), dirigido por Davede Marengo e estrelado por Valerio Mastrandrea e Fantastichini Ennio .
 Ela viajou para a Colômbia para se tornar Fermina Daza, a personagem feminina principal de O Amor nos Tempos do Cólera baseado no livro escrito pelo ganhador do Prêmio Nobel Gabriel García Márquez e dirigido por Mike Newell ( Quatro Casamentos e um Funeral ).
 Depois de dois filmes rodados em 2008, "Viva Sono" e Palermo Shooting por Wim Wenders , em 2009, ela alcançou grande sucesso internacional com [[Vincere] por Marco Bellocchio , selecionado para a competição oficial em Cannes e um bom candidato ao prêmio final.
 Ela manifestou-se e produziu um documentário para celebrar a carreira de seu pai, Vittorio, 15 anos após sua morte repentina em 1994.
 Foi membro do júri no Festival de Cannes 2010 maio 2010.  I Em janeiro de 2011, ela foi recompensada com a Society of Film Critics National Award de Melhor Atriz 2010 por seu papel em Vincere .

 Filmografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo