quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CHRISTINA RICCI


Christina Ricci (Santa Mônica12 de fevereiro de 1980) é uma atriz norte-americana indicada ao Emmy que primeiro alcançou fama por seu papel como Wednesday Addams nos filmes, A Família Addams e a sua sequênciaA Família Addams 2.
Seus papeis no cinema variam bastante, como Tempestade de Gelo, dramas como Monster - Desejo Assassino, comédias independentes comoO Oposto do Sexo, para o qual ela recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz, e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça.
Ricci suportou a transição de estrela-mirim para ídolo adolescente e atriz adulta, ela detém atualmente a sua própria produtora, Blaspheme Films, responsável pelas produções Meu Namorado Pumpkin e Geração Prozac.

Desde o início de sua carreira Christina provou ser mais que dona de uma beleza fora dos padrões de Hollywood, provou ser uma atriz de talento, uma das jovens mais respeitadas de Hollywood.


Biografia

Christina diz não se arrepende de ter começado a carreira artística muito cedo, pois sentia-se entediada em casa e na escola. Participou do primeiro filme de sua carreira, Minha Mãe é uma Sereia, aos dez anos de idade. Neste filme, interpretou a filha mais nova de Cher e irmã de Winona Ryder. Logo depois, Christina pôde ser vista no papel que a imortalizou, como a gótica Wednesday Addams(no Brasil, Vandinha) em A Família Addams. Seu sucesso foi tanto que os produtores aumentaram seu papel na sequência do filme.
O ar gótico foi um pouco esquecido quando a atriz mostrou sua face mais angelical nos filmes Agora e Sempre, com Demi MooreGasparzinho, O Fantasminha Camarada, de Steven Spielberg e Caçadoras de Aventura, todos de 1995. Nesta fase, aos quinze anos de idade, Christina sofreu com o divórcio dos pais. A transformação de criança à adulta transformou seu corpo levando-a a engordar, o que desencadeou uma série de regimes mal elaborados. Devido aos seus problemas com a anorexia, Christina hoje declara-se contra o regime para adolescentes.
Depois de passar por isto, Christina participou do filme de Ang LeeTempestade de Gelo, onde desempenhou seu melhor trabalho, segundo a própria atriz.
Em 1998 recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia/Musical, por O Oposto do Sexo e uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Atriz também por este filme.
Christina provou seu talento em vários trabalhos. Medo e Delírio, de Terri Gilian, foi um deles onde fez uma participação especial ao lado de Johnny Depp com quem contracenaria também em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, de Tim Burton, como a encantadora Katrina Van Tassel e em Por Que Choram os Homens.
atriz pareceu ter entrado em declínio ao fazer filmes de pouco destaque como Filha da Luz e Geração Prozac, que marcou sua estreia como produtora. Seu rosto voltou a ser visto com mais destaque nos cinemas brasileiros com o filme Igual a Tudo na Vida, de Woody Allen e Monster - Desejo Assassino, onde contracenou com Charlize Theron e pelo qual foi indicada na categoria de Melhor Beijo no MTV Movie Awards.
Christina atuou também no filme de Wes Craven Amaldiçoados de2005, o filme teve uma baixa bilheteria nos EUA e estreou em sexto lugar no Brasil. Porém, por mais que seus trabalhos não se tornem sucessos é impossível negar que Christina Ricci é uma das melhoresatrizes de sua geração.
Em 2008, fez a adaptação de Speed Racer para o cinema como a jovem Trixxie, namorada do protagonista Speed Racer, vivido pelo ator Emile Hirsch.

Filmografia

Filmes
AnoTítuloPapelNotas
1990Minha Mãe é uma SereiaKate Flax
1991Aprendiz de FeiticeiroBonnie
A Família AddamsWednesday Addams (Vandinha)
1993The Cemetery ClubJessica
A Família Addams 2Wednesday Addams (Vandinha)
1995Gasparzinho, O Fantasminha CamaradaKathleen "Kat" Harvey
Agora e SempreRoberta Martin (jovem)
Caçadoras de AventurasBeth Easton
1996Marcas do SilêncioDee Dee
Tempos de RebeldiaErin
1997Little Red Riding HoodLittle Red Riding Hood
That Darn CatPatti
Tempestade de GeloWendy Hood
1998I Woke Up Early the Day I DiedTeenage Hooker
O Oposto do SexoDede Truitt
Buffalo '66Layla
Medo e DelírioLucy
Pequenos GuerreirosGwendy Doll (voz)
O Preço da FamaShelley
Desert BlueEly Jackson
1999200 CigarrosVal
No VacancyLillian
A Lenda do Cavaleiro Sem CabeçaKatrina Van Tassel
2000Filha da LuzCheri Post
Por Que Choram os HomensSuzie
2001All Over the GuyRayna Wyckoff
Geração ProzacElizabeth Wurtzel
2002O EncontroCassie Grant
The Laramie ProjectRomaine Patterson
Meu Namorado PumpkinCarolyn McDuffy
MirandaMiranda
2003Igual a Tudo na VidaAmanda Chase
O Preço do SucessoShana
Monster - Desejo AssassinoSelby
2005AmaldiçoadosEllie Hudson
2006PenelopePenelope Wilhern
Entre o Céu e o InfernoRae
A Volta dos BravosSarah Schivino
2008Speed RacerTrixie
Speed RacerTrixieVídeo Game (voz)
The Legend of Spyro: Dawn of the DragonCynderVídeo Game (voz)
2009All's Faire in LoveKate
Nova York, Eu Te AmoCamille
Long Time Gone
2010After.LifeAnna Taylor
Born to Be a Star
Alpha and OmegaLilly
The Hero of Color CityYellow (voz)
2011Bel AmiClotildepós-produção
Televisão
AnoTítuloPapelNotas
1990H.E.L.P.Olivia1 episódio
1996The SimpsonsErin1 episódio
2002Malcolm in the MiddleKelly1 episódio
Ally McBealLiza Bump7 episódios
2005JoeyMary Teresa1 episódio
2006Grey's AnatomyHannah Davies2 episódios
2009Saving GraceOffcr. Abby Charles3 episódios

Trivia

  • Com 1,55 metro de altura, Christina parou de crescer aos dez anos de idade.
  • Ainda na infância, Christina deu seu primeiro beijo, foi com o garoto mais cavalheiro que já conheceu na vida, chamado Nicky. Na verdade, foi uma forma de agradecer o garoto por tê-la protegido de alguns garotos inconvenientes do ônibus escolar.
  • Teve sérios problemas de anorexia quando era adolescente. Ela diz que se odiou por anos e que cobria todos os espelhos de sua casa, além de não ter nenhum em seu quarto. Até hoje, não consegue ficar por muito tempo em lugares que possa ver o seu reflexo.
  • Ela sofre de botanofobia, ou seja, tem medo de plantas, especialmente das que ficam dentro de casa. Para ela, as plantas são muito sujas.
  • Muito tímida, ela não consegue atuar quando as câmeras não estão ligadas, pois fica muito constrangida.
  • Várias bandas já fizeram músicas inspiradas na atriz. O cantor de hip hopSean Daley lançou um álbum com outros músicos chamado, "Felt: A Tribute to Christina Ricci". A banda finlandesa Reverend Bizarre, fez a música "Goddess Of Doom" em sua homenagem.
  • Extremamente apegada à mãe, Christina passa a maior parte do tempo com ela. Quando está filmando, sua mãe está sempre por perto e é capaz de passar vários dias dentro de um apartamento com ela esperando alguém ligar para atuar em algum filme.
  • Apesar dos diversos filmes de terror que fez, que lhe renderam uma imagem gótica, Christina diz odiar Marilyn Manson. Ela detesta as mensagens que ele prega nas suas músicas: "eles encontraram um tema que vende e estão fazendo dinheiro com todos esses adolescentes que acreditam realmente nas coisas que diz.". Para ela isto é revoltante.
  • Ela tem uma tatuagem do Aslam. "É o Aslan, das Crônicas de Nárnia. É um símbolo do inferno que foi minha infância. Batalhei muito durante os anos opressores da minha adolescência e, quando fiz 18 anos, escapei. Assim como Aslan, finalmente encontrei a liberdade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo