sábado, 26 de fevereiro de 2011

JEANNE CRAIN

Jeanne Crain Elizabeth (25 de maio de 1925 - 14 de dezembro de 2003) foi uma atriz americana. Crain nasceu em Barstow , Califórnia , de George A. Crain, um professor da escola, e Loretta Carr, ela estava com herança irlandesa sobre a mãe do lado dela, e de Inglês e distante ascendência francesa em seu pai. Ela se mudou para Los Angeles , Califórnia, como uma criança.







Uma patinadora excelente, Crain primeiro atraiu a atenção quando ela foi coroada Miss Pan-Pacífico no Pan-Pacific Auditorium , em Los Angeles. Mais tarde, enquanto ainda estava no colegial, ela foi convidada para fazer um teste de tela em frente Orson Welles . Ela não conseguiu o papel, mas em 1943, aos 18 anos, ela apareceu em um pequeno papel no filme The Gang's All Here . 

Carreira

Crain em State Fair(1945)
Em 1944, estrelou Crain Domésticos em Indiana e In the Meantime, Darling . Sua atuação foi extremamente criticado, mas ganhou atenção nacional. Isso resultou em conseguir o papel principal em The Shocking Miss Pilgrim , em Outubro de 1944, um filme musical, que acabou por ser arquivado e fez com Betty Grable . [1]
Crain primeiro recebeu a aclamação da crítica, quando ela estrelou Winged Victory(1944). Ela co-estrelou em 1945 com Dana Andrews no filme musical State Fair ,no qual Louanne Hogan apelidado cantando números Crain. Depois disso, muitas vezes tinham Crain cantando papéis em filmes, e eles eram, invariavelmente, dubladas, na maioria dos casos por Hogan. Também em 1945, Crain estrelou em Leave Her to Heaven , com Gene Tierney .
Em 1949, Crain apareceu em três filmes - A Letter to Three Wives , The Fan e Pinky , a estes últimos lhe valeram uma indicação ao Oscar deMelhor Atriz pele. Pinky foi controversa, já que contava a história de uma luz- Africano-Americano mulher que passa por branco, no Estados Unidos da América do Norte . Apesar de Lena Horne e outras atrizes negras foram consideradas, Darryl F. Zanuck decidiu lançar uma atriz branca para o escritório-razões caixa.
Crain estrelou ao lado de Myrna Loy e Clifton Webb no filme biográfico 1950 Cheaper by the Dozen . Em seguida, Crain emparelhado comCary Grant para o Joseph L. Mankiewicz produção do drama pouco frequente as pessoas vão falar (1951). Apesar de Jean pesadamente em campanha para a liderança feminina, Anne Baxter foi inicialmente escalado para o papel, mas quando ela teve que perder devido à gravidez, Crain foi dado o papel depois de tudo. [2] Pouco depois, ela estrelou Charles Brackett da primeira filme O Modelo eo corretor Casamento (1951). Elenco maio 1951, Crain foi primeira escolha de Brackett para o papel. [3]Crain se reuniu com Luiz de Belles em seus dedos (1952), a sequela de Cheaper by the Dozen.
Ainda na 20th Century Fox , Crain desempenhou um jovem esposa rapidamente perdendo a cabeça no meio de alto-mar intriga na Travessia Perigosa (1953), co-estrelado por Michael Rennie . Crain, em seguida, estrelou uma série de filmes para a Universal Pictures , incluindo um par de notável com Kirk Douglas no Man Without a Star (1955).
Crain mostrou suas habilidades de dança em 1955 está Gentlemen Marry Morenas co-estrelado por Jane Russell , jovem Alan e Rudy Vallee . A produção foi filmada em locações em Paris , França . O filme foi baseado na Anita Loos sequela de Os Homens Preferem as Loiras . Gentlemen Marry Morenas foi popular carece de fontes? ] em toda a Europa na época e foi lançado na França como um pour les Quatre Paris (a Paris para o quatro), e na Bélgica como Cevieren Parijs Te. Mais tarde, em 1950, Crain, Russell e outra atriz formou uma duração curta cantando e dançando ato lounge na Strip em Las Vegas , Nevada .
Em 1956, estrelou ao lado de Crain Glenn Ford , Russ Tamblyn e Broderick Crawford na Western filme The Fastest Gun Alive , dirigido por Russell Rouse . Em 1957, ela interpretou uma socialite que ajuda a cantora se debatendo e comediante ( Frank Sinatra ) redimir-se em The Joker Is Wild .
Em 1959, apareceu em um Crain CBS produção televisiva especial de Meet me in St. Louis . No elenco também a transmissão foram Loy, Walter Pidgeon , Jane Powell eEd Wynn , com faturamento superior vai Tab Hunter . papéis no cinema tornou-se menos na década de 1960 como Crain entrou em semi-aposentadoria. Ela apareceu como Nefertiti na produção italiana de Nefertiti, rainha do Nilo (1961) com Edmund Purdom e Vincent Price . Durante este período, apareceu Crain - pela segunda vez - como um dos convidados mistério sobre o game show What's My Line? e fez várias aparições na Lei de Burke , uma série de TV policial. Ela estrelou novamente com Dana Andrews, na Hot Rods To Hell (1967). Seus últimos filmes foram Skyjacked (1972) e A Noite que Deus Gritou (1975). 

Vida pessoal

No alto de seu estrelato, no final de 1940 e início dos anos 1950, Crain foi apelidado de "Número de Hollywood party girl One ', e ela foi citado dizendo que ela foi convidada para pelo menos 200 partes de um ano. 
Contra a vontade da mãe dela, em 31 de dezembro de 1946, casou com Paul Crain Brinkman, um ex- RKO Pictures jogador contrato creditado como Paul Brooks. O primeiro de seus sete filhos, nasceu em abril seguinte.
Durante o início dos anos 1950, Crain estava ganhando cerca de 3.500 dólares por semana.  Crain e seu marido compraram uma grande casa para sua família crescer em Roxbury Drive, em Beverly Hills , Califórnia. A casa pode ser visto e é descrita por Bette Davis no filme sincero de uma seqüência de condução no filme The Star (1952).
O casamento foi conturbado por alguns anos. Em meados da década de 1950, obteve um Crain interlocutória sentença de divórcio, alegando que a cada um dos cônjuges tinha sido infiel outro (ela também afirmou Brinkman foi abusivo), mas o casal se reconciliou na véspera do seu 11 º aniversário de casamento.
Como ao longo da vida devota católica romana ,  Crain e seu marido permaneceram casados, mas viviam separadamente em Santa Barbara , na Califórnia, até que a morte de Brinkman em outubro de 2003.
Crain morreu alguns meses mais tarde e mais tarde foi confirmado que a causa foi um ataque cardíaco .  funeral em massa de Crain foi realizada na antiga Missão de Santa Barbara . Crain é enterrado no jazigo da família Brinkman, em Santa Bárbara do cemitério. O Brinkmans foram cinco filhos adultos, incluindo Paul Brinkman Jr., um executivo de televisão, mais conhecido por seu trabalho na série de televisão JAG .

Legado

da carreira de Crain está totalmente documentada por uma colecção de recordações sobre a sua montada por Carlos J. Finlay, um antigo agente da 20th Century Fox. A Jeanne Crain Collection reside no Arquivo de Cinema na Universidade Wesleyan , em Middletown , Connecticut . Esses arquivos também realizar os trabalhos de Ingrid Bergman , Frank Capra , de Clint Eastwood , entre outros. 

Filmografia

Filme
AnoFilmePapelNotas
1943The Gang's All HereChorus Girl / Comentários Pool Partysem créditos
1944Casa em IndianaBruce 'Char'
In the Meantime, DarlingPreston 'Maggie' Margaret
Winged VictoryHelen
1945State FairMargy FrakeAka Rodgers e Hammerstein do Estado Feira também Soundtrack
Leave Her to HeavenRuth Berent
1946Centennial SummerJulia Rogerstambém Soundtrack
MargieMacDuff 'Margarida' Marjorietambém Soundtrack
1948You Were Meant for MePeggy Mayhew
Apartamento para PeggyPeggy Taylortambém Soundtrack
1949A Letter to Three WivesDeborah Bispo
O VentiladorWindermere 'Meg' Lady MargaretLady Windermere's Fan aka
RosadoJohnson "Pinky" PatriciaNomeadas - Oscar de Melhor Atriz
1950Cheaper by the DozenAnn Gilbreth
I'll Get ByJeanne Crainsem créditos aparição
1951Take Care of My Little GirlErickson "Liz" Elizabeth
As pessoas vão falarDeborah Higgins
O Modelo eo corretor CasamentoKitty Bennett
1952Belles em seus dedosAnn Gilbrethaka Belles em seus pés: As Aventuras da Família Mais Gilbreth
O. Henry 's Full HouseDella jovemO segmento Presente dos Magos
1953Travessia perigosaRuth Bowman Stanton
VickiJill Lynn
Cidade dos Homens BadLinda Culligan
1954Duelo na SelvaMarian Taylor
1955Man Without a StarReed Bowman
Gentlemen Marry MorenasJones Connie / Jones Mitzitambém Soundtrack
O sexo segundo maiorLiza McCluretambém Soundtrack
1956The Fastest Gun AliveDora Templo
1957O vestido esfarrapadoDiane Blane
The Joker Is WildLetty Pageou "All the Way
1960Guns of the TimberlandLaura Rodrigues
1961Vinte mais DoisLinda Fosterou "Tudo começou em Tóquio
Nefertiti, rainha do NiloTenet / NefertitiTítulo Original: Nefertiti, regina del Nilo
1962Madison AvenuePeggy Shannon
Pôncio PilatosClaudia ProculaTítulo Original: Ponzio Pilato
1963Invasão 1700HelenTítulo Original: Col ferro e col fuoco Adagas aka de Sangue ou "Com ferro e fogo
1967Hot Rods to HellPeg Phillipsou "52 Milhas de Terror
1971O Deus Noite GritavaFanny Pierceou "Scream
1972SkyjackedSra. Clara Shawaka Terror Sky

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo