sábado, 5 de fevereiro de 2011

LIL DAGOVER


Lil Dagover (30 de setembro de 1887 - 24 de janeiro de 1980)  foi um alemão palco filme e atriz de televisão cuja carreira se estendeu por quase seis décadas.

Lil Dagover nasceu Maria Antonia Siegelinde Martha Seubert em Madiun , em Java , Índias Orientais Holandesas (atualIndonésia ) para pais holandeses. Seu pai era um guarda florestal a serviço das autoridades coloniais holandesas. Em 1897, com a idade de dez anos, os pais Seubert enviaram de volta à Europa para continuar seus estudos em colégios internos emBaden-Baden , Weimar e Genebra , Suíça .  Órfão desde os 13 anos de idade, ela passou o resto de sua adolscence com amigos e parentes. 
Início da vida

Após completar sua educação começou a perseguir uma extensa carreira como atriz de palco por volta das principais cidades da Europa. Em 1917 ela se casou com o ator Daghofer Fritz, que era 25 anos mais velho que ela. O casal de divórcio em 1919, embora a união produziu uma filha, Eva Marie, nasceu no ano do divórcio. Seubert iria começar a usar uma variante do ex-marido, seu sobrenome como apelido profissional - alterar a grafia de "Daghofer 'para' Dagover. 
Talkies e do Terceiro Reich
Com o advento do cinema falado , Lil Dagover deixaria de fazer filmes estrangeiros e aparecem apenas em produções alemãs, com excepção de um idioma Inglês americano filme, Michael Curtiz dirigiu-drama "A Mulher de Monte Carlo (1932) com o atorWalter Huston .
Após seu retorno à Alemanha e à ascensão do Terceiro Reich , em 1933, ela evitou evidente o envolvimento político e, geralmente, apareceu em trajes populares e comédias musicais durante a II Guerra Mundial .  No entanto, em 1937, ela recebeu o Estado Atriz, e em 1944 ela foi premiada com a Guerra do Mérito Cruz para entreter Wehrmachttropas na Frente Leste em 1943 e 1944 na Alemanha ocupada Ilhas do Canal de Jersey e Guernsey . 
Apesar de filmes Dagover do período eram decididamente apolítica, ela era conhecida por ser uma das Adolf Hitler 's atrizes de filme favorito e Dagover é conhecida por ter sido uma convidada de Hitler em diversas ocasiões. 

Fim da carreira

Depois da derrota da Alemanha nazista , Lil Dagover continuou a aparecer em filmes alemães ocidentais. Em 1948, ela apareceu no drama anti-nazi Die Söhne des Herrn Gaspary(Inglês: Os Filhos do Senhor Gaspary). O filme acompanha a desintegração de uma família vivendo alemão sob o nacional-socialismo .  Dagover internacionalmente popular maioria dos filmes do-Segunda Guerra Mundial era pós são de 1957 Kurt Hoffmann -dirigido-comédia dramática Bekenntnisse des Hochstaplers Felix Krull (Inglês: As Confissões de Felix Krull)e de 1959 de Alfred Weidermann dirigido adaptações do 1901 Thomas Mann novela Buddenbrooks . 
Em 1960, Dagover começou a aparecer em várias séries de televisão da Alemanha Ocidental, além de continuar a executar no cinema. Em 1973 ela estrelou o Oscar -nominated eGolden Globe -vencedor para Best Foreign Language-Filme Estrangeiro de 1974, Fußgänger Der (Título Inglês: The Pedestrian ). O filme foi dirigido pelo ator e diretor austríaco Maximilian Schell, e estrelou antecipada ex Screen International pares Peggy Ashcroft , Käthe Haack , Elisabeth Bergner e Françoise Rosay .
O último papel no cinema foi Dagover antes de se aposentar em 1976 Maximillian Schell , dirigiu e produziu-drama cinematográfica Der Richter und sein Henker (Título Inglês: O Fim do Jogo). O filme de Martin Ritt , Donald Sutherland , Jacqueline Bisset e Jon Voight . 

Morte e legado

Em 1962, Lil Dagover foi premiada com o Bundesfilmpreis . Em 1964, ela recebeu o Bambi televisão anual e prêmio de mídia Hubert Burda Media , ea Cruz do Mérito da República Federal da Alemanha em 1967. 
Em 1979, publicou sua autobiografia, a guerra Ich Dame die (Inglês: I Was A Lady).
Lil Dagover morreu aos 92 anos de idade, em 24 de janeiro de 1980, em Munique , Baviera , Alemanha , e foi sepultada no cemitério Waldfriedhof Grünwald, em Munique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo