quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MARISA TOMEI

Marisa Tomei (BrooklynNova Iorque4 de dezembro de 1964) é uma premiada atriz estadunidensede origem italiana, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pela atuação em Meu Primo Vinnyem 1992.

Nasceu em 4 de dezembro no BrooklynNova Iorque, filha de Patricia, professora de inglês e Gary A. Tomei, advogado tem um irmão que também é ator Adam Tomei, junto com seu irmão foi criada parcialmente pelos avos paternos Rita e Romeo Tomei. Marisa foi criada no bairro Brooklyn Midwood. Após graduar-se no Edward R. Murrow High School, ela freqüentou a Universidade de Boston por um ano, transferindo-se para o New York University em 1983, após conseguir um papel na novela As The World Turns da CBS. Abandonou a faculdade após cursar apenas um ano, pra seguir carreira de atriz.Início da vida

Marisa Tomei em 81 Academy Awards.

Carreira

Sua estréia no cinema foi em 1984, numa pequena participação no filme The flamingo kid, estrelado por Matt Dillon, fez pequenas aparições ainda emThe Toxic Avenger em 1985Playing for Keeps em1986 e Zandalee em 1991, seu primeiro papel de protagonista foi em 1991, quando atuou ao lado de sylvester stallone na comédia Oscar minha filha quer casar mas não foi bem recebido pela critica e Tomei foi indicada ao Framboesa de ouro. Mas no ano seguinte prova seu valor quando tem uma atuação impecável na comédia My Cousin Vinnyrecebendo em 1993 Oscar de melhor atriz coadjuvante e o MTV Movie Awards atriz revelação. Foi protagonista ainda no drama Untamed Heart de1993O Jornal de 1994Only You de 1994, The Perez Family de 1995Happy Accidents de 2000. A partir de 2000 novamente começa se destacar primeiro na sua atuação em What Women Want de 2000, depois em Someone Like You de 2001 em que o diretor do filme Tony Goldwyn elogia sua atuação.
Cquote1.svg"Marisa é, realmente, uma atriz fantástica, e também é uma ótima comediante. Eu sabia que ela daria muita profundidade ao papel"Cquote2.svg

Em 2001 Tomei brilha no elogiado In the Bedroom e novamente é indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante e também ao Globo de ouro. Em Alfiede 2004 Tomei revela que estava muito nervosa e decidiu não ficar durante a exibição do filme.
Cquote1.svg"Eu já tinha visto o filme uma vez e isso bastava. Eu fui a première e então saí para comer comida chinesa e depois voltei para a festa.Cquote2.svg

— Marisa Tomei
Em 2007, ela apareceu na comédia Wild Hogs ao lado de John TravoltaTim AllenWilliam H. Macy e Martin Lawrence. O filme foi um enorme sucesso de bilheteria e foi um dos filmes de maior bilheteria de 2007. Ela também estrelou o Before the Devil Knows You're Dead oposto co-estrelado por Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke. Este papel recebeu uma atenção extra, pois Tomei apareceu nua em cenas de amor com os dois Hoffman e Hawke. Em 2009 é indicada pela terceira vez ao Oscar de melhor atriz coadjuvante e segunda vez ao Globo de Ouro e pela primeira vez ao Bafta pelo filmeThe Wrestler em 2008, em que interpreta uma stripper, muito elogiado, Numerosos críticos anunciou esta performance como um destaque em sua carreira.

Teatro

Tomei também tem feito um trabalho considerável no teatro, inclusive assumindo o papel de liderança na Broadway em Wait Until Dark (1998) e Salomé (2003).

Vida Pessoal

Discreta ela prefere ficar longe dos holofotes da imprensa e mantém sua vida pessoal guardada a sete chaves.Entre seus namorados constam Dana AshbrookFrank Pugliese e Terry Stacey.

Curiosidades

Em 1995, a atriz tentou assistir ao concorrido show da cantora Alanis Morissette, de quem é fã, e acabou ficando de fora, ao lado de Naomi Campbell que também não conseguiu as entradas.

  • A atriz cogitou deixar de morar em Nova York, caso o presidente George Bush fosse reeleito nas eleições de 2004, já que ela achava que os Estados Unidos estavam se tornando um lugar assustador para se viver. "Estava pensando em me mudar. Paris? Itália? Eu não gosto de Londres por causa do tempo, mas por que ficar aqui? É um mundo assustador."
  • Quando criança, a mãe de Marisa freqüentemente a corrigia para falar corretamente as palavras, tentando livrar a menina do sotaque acentuado doBrooklyn.
  • Atuou ao lado da pop star Madonna na comédia Grande Hotel , no episódio de Allison Anders.
  • Marisa estava entre as atrizes cotadas pelo diretor Cameron Crowe para estrelar Jerry Maguire – A Grande Virada , ao lado de Tom Cruise. Mas o papel acabou ficando para Renée Zellweger
  • Antes da cerimônia de entrega do Oscar em 1993, ela disse no programa Entertainment Tonight que seu maior medo era tropeçar na escadaria do palco. Foi o que aconteceu.
  • Tem tatuado em seu pé direito o olho egípcio de Ra, divindade de proteção e boa sorte.
  • Ela possui duas cidadanias: a americana e a italiana. Isso a possibilita de viajar algumas vezes com o passaporte italiano, como confessou no programa de TV The Daily Show .
  • Tomei foi incluída na posição # 18 na lista anual da revista FHM "100 Mulheres Mais Sexys do mundo" em 2009.


Filmografia

AnoFilmePapel
1984The Flamingo KidMandy
1985The Toxic AvengerHealth Club Girl
1986Playing for KeepsTracy
1991OscarLisa Provolone
ZandaleeRemy
1992My Cousin VinnyMona Lisa Vito
EquinoxRosie Rivers
ChaplinMabel Normand
1993Untamed HeartCaroline
1994The PaperMartha Hackett
Only YouFaith Corvatch
1995The Perez FamilyDorita Evita Perez
Four RoomsMargaret
1996Unhook the StarsMonica Warren
1997A Brother's KissMissy
Welcome to SarajevoNina
1998Slums of Beverly HillsRita Abromowitz
2000Happy AccidentsRuby Weaver
The WatcherDr. Polly Beilman
What Women WantLola
King of the JungleDet. Costello
Dirk and BettyParis
2001In the BedroomNatalie Strout
Someone Like YouLiz
2002The Wild Thornberrys MovieBree Blackburn (voz)
Just a KissPaula
The GuruLexi
2003Anger ManagementLinda
2004AlfieJulie
2005LoverboySybil
Marilyn Hotchkiss' Ballroom Dancing and Charm SchoolMeredith Morrison
FactotumLaura
2006DanikaDanika
2007Grace Is Gonemulher na piscina
Wild HogsMaggie
Before the Devil Knows You're DeadGina Hanson
2008War, Inc.Natalie Hegalhuzen
The WrestlerCassidy


Prêmios e indicações

Oscar

AnoCategoriaFilmeResultado
2009Melhor atriz CoadjuvanteThe WrestlerIndicada
2002Melhor atriz CoadjuvanteIn the BedroomIndicada
1993Melhor atriz CoadjuvanteMy Cousin VinnyVencedora

BAFTA

AnoCategoriaFilmeResultado
2009Melhor atriz CoadjuvanteThe WrestlerVencedora

Globo de Ouro

Golden Globe icon.svg
AnoCategoriaFilmeResultado
2009Melhor atriz (coadjuvante)The WrestlerIndicada
2002Melhor atriz (coadjuvante)In the BedroomIndicada

]

AnoCategoriaFilmeResultado
2008Melhor atriz (coadjuvante)Before the Devil Knows You're DeadIVencedora


AnoCategoriaFilmeResultado
1993Atriz revelaçãoMy Cousin VinnyVencedora
1994Melhor Beijo (com Christian Slater)Untamed HeartVencedora

Framboesa de Ouro

AnoCategoriaFilmeResultado
1992Pior atriz coadjuvanteOscar minha filha quer casarIndicada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo