domingo, 13 de março de 2011

GEENA DAVIS

Virginia Elizabeth "Geena" Davis (nascido em 21 de janeiro de 1957) é uma atriz americana, produtora de cinema , escritor, ex- modelo e manequim , e das mulheres Olimpíadas um arco equipe semi-finalista. Ela é conhecida por seus papéis em O Pequeno Stuart Little 2 , A Mosca , Beetlejuice , Thelma e Louise , e O Turista Acidental , pelo qual ela ganhou em 1988 ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante . Em 2004, ela ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Série Dramática de Televisão por seu papel emCommander in Chief .

Davis nasceu em Wareham, Massachusetts , filha de Lucille, professor assistente de um, e William Davis, um engenheiro civil, tem um irmão chamado Dan. Ela  em tenra idade, ela se interessou por música.
Ela aprendeu piano e flauta e tocou órgão muito bem como um adolescente para servir como um organista de sua igreja em Wareham. 
Davis participou na  Wareham High School e, enquanto um estudante de intercâmbio em Sandviken , Suécia, tornou-se fluente em sueco. Inscrição no New England College , Davis acabou se formou com um diploma de bacharel em teatro da Universidade de Boston em 1979.Davis também é membro da Mensa , uma organização social cujos membros estão em 2% do topo da inteligência como medido por um exame de admissão teste de QI.




Após graduar-se, Davis serviu como uma janela demanequim para a Ann Taylor , até assinar com a York Zoli modelagem Nova agência em 1979.  Davis fez um teste para os papéis em muitos filmes populares, incluindo O Exterminador do Futuro 's Sarah Connor, que foi a Linda Hamilton . 
 Ela trabalhava como modelo quando o diretor Sydney Pollack avistou-la e lançá-la em Tootsie ( 1982 ) como uma atriz de novela. Ela seguiu-se com a parte de Wendy Killain na curta série de televisão de Buffalo Bill ,  que foi ao ar a partir de junho de 1983 e março de 1984. Ela também escreveu o Buffalo Bill episódio intitulado "Miss WBFL."  
Durante o período de Buffalo Bill, em 1983, Geena também apareceu como Grace Fallon em um episódio de Knight Rider , intitulado "KITT o gato". Seus créditos da televisão de meados da década de 1980 também incluem um episódio de Contracorrente, dois episódios de "Family Ties, e um episódio de Remington Steele. Isto foi seguido por uma série própria, Sara , que durou treze episódios.
Depois de papéis na Fletch , A Mosca , e Beetlejuice , Davis recebeu um Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em O Turista Acidental (1988), e Melhor Atriz indicação por seu papel em"Thelma e Louise ( 1991 ). Davis substituiu Debra Winger no papel do Dottie na A-League of Their Own(1992) e Melhor Atriz recebeu indicação ao Globo de Ouro por sua performance. 
 Em seguida, ela co-estrelou em herói ao lado de Dustin Hoffman e Andy Garcia . Depois disso, Davis se juntou com seu então marido Renny Harlin para os filmes Cutthroat Island e The Long Kiss Goodnight . Devido ao grande fracasso de bilheteria de Cutthroat Island, a carreira de Davis teve uma queda substancial. 
 Ela Harlin e co-produziu os filmes. Davis foi nomeado para o Saturn Awards por suas interpretações como Samantha / Charlie em The Long Kiss Goodnight,  e, como Eleanor Little em Stuart Little, um papel que reprisou em 2002, e novamente em 2005. 
Em 2000-2001, Davis estrelou a sitcom de vida curta A Geena Davis Show . No início de 2004, ela co-estrelou como Grace Adler s irmã, Janet, na NBC sitcom Will & Grace . Mais recentemente, ela estrelou oABC da série de televisão Commander in Chief , retratando a mulher do primeiro Presidente dos Estados Unidos.  Esse papel lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática em 2006 , e ela também foi nomeada para um Emmy Award e um SAG Award de Atriz em Série Drama.
Ela fez um retorno estrelar o australiano produzido, definido americano Acidentes Acontecem , que foi lançado em abril de 2010.
Davis foi casada com Richard Emmolo (25 de março de 1982 - 26 fev 1983); actor Jeff Goldblum , com quem co-estrelou em três filmes, Transilvânia 6000-5000 , A Mosca e Earth Girls Are Easy (1987-1990); eRenny Harlin , que a dirigiu em Cutthroat Island e The Long Kiss Goodnight (1993-1998).
Em 01 de setembro de 2001, Davis casou iraniano-americanos cirurgião plástico Reza Jarrahy. Eles têm três filhos: a filha Alizeh Keshvar (nascido em 10 de abril de 2002) e gêmeos fraternos, Kian William e Jarrahy Kaiis Steven Jarrahy (nascido em 06 de maio de 2004).
Davis está capitaneando as Mulheres da Fundação de Esportes de campanha Geena Takes Aim em apoio do Título IX - a lei do Congresso com foco na igualdade de oportunidades nos esportes, agora ampliada para proibir a discriminação de gênero nos Estados Unidos "instituições de ensino.
Em 2004, enquanto assistia a programas infantis de televisão e vídeos com sua filha, Davis percebeu que ela achava que era um desequilíbrio na relação entre homens e personagens femininas. A partir desse ponto de partida, Davis passou a patrocinar o maior projecto de investigação já realizada sobre o gênero em entretenimento para crianças (resultando em quatro estudos distintos, incluindo um sobre a televisão para crianças) na Escola Annenberg de Comunicação da University of Southern California. O estudo, dirigido pelo Dr. Stacy Smith, mostra que existem cerca de 3 homens para cada personagem uma fêmea nos quase 400 G PG, PG-13 e R-Rated filmes a equipe de estudantes de graduação Annenberg codificada.
Em 2005, Davis se juntou com o grupo sem fins lucrativos não Dads and Daughters para lançar uma empresa dedicada a equilibrar o número de personagens masculinos e femininos de TV em crianças e programação de cinema. 
Davis lançou The Geena Davis Instituto de Gênero na mídia em 2007.  O primeiro foco O Instituto é uma no terreno o programa que trabalha em colaboração com a indústria do entretenimento para aumentar drasticamente a presença de personagens femininas na mídia dirigida às crianças e reduzir os estereótipos das mulheres pela indústria dominada por homens.
Por seu trabalho neste campo, ela recebeu um honorário de Doutor em Belas Artes do Bates College maio 2009. 
Davis afirma que ela não era um atleta crescendo, e que a sua introdução ao tiro com arco foi em 1997, dois anos antes de sua seletiva.
Geena Davis foi uma das 300 mulheres em Julho de 1999  disputando uma vaga nas semifinais do arqueiro da equipe olímpica dos EUA, para participar do Sydney 2000 Olimpíadas . Ela ficou em 24 º de 300 e não se classificou para a equipe, mas participou como wild-card no Golden Arrow Internacional de Sydney a concorrência.


AnoFilmePapelNotas
1982TootsiePágina abril
1985FletchLarry
Transilvânia 6000-5000Odette
1986A MoscaVeronica QuaifeNomeadas - Saturn Award de Melhor Atriz
1988BeetlejuiceBarbara Maitland
Girls Are Easy TerraValéria Gail
O Turista AcidentalMuriel PritchettOscar de Melhor Atriz Coadjuvante
1990Quick ChangePhyllis Potter
1991Thelma & LouiseThelma Yvonne DickinsonBoston Society of Film Critics Award de Melhor Atriz Prêmio David di Donatello de Melhor Atriz Estrangeiracompartilhada com Susan Sarandon National Board of Review Award de Melhor Atrizamarrado com Susan Sarandon Nomeadas - Oscar de Melhor Atriz Indicada - BAFTA Award de Melhor Atriz em Papel Principal Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Atriz - Drama Picture Motion
1992Uma Equipe Muito EspecialDottie HinsonNomeadas - Golden Globe Award de Melhor Atriz - Filme Musical ou Comédia
HeroGale Gayley
1993Princesa Scargo ea abóbora aniversárioNarrador (voz)curta-metragem
1994AngieAngie Scacciapensieri
MudoJulia Manntambém produtor Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Atriz - Filme Musical ou Comédia
1995Cutthroat IslandMorgan Adams
1996The Long Kiss GoodnightSamantha Caine / Charly Baltimoretambém produtor Nomeadas - Saturn Award de Melhor Atriz
1999O Pequeno Stuart LittleEleanor LittleNomeadas - Saturn Award de Melhor Atriz Coadjuvante
2002Stuart Little 2Eleanor Little
2006Stuart Little 3: Call of the WildEleanor Littlevoz
2009Acidentes AcontecemGloria Conway



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo