terça-feira, 1 de março de 2011

LINDSAY WAGNER


Lindsay Jean Wagner (Los Angeles22 de junho de 1949) é uma atriz norte-americana, mais conhecida por sua interpretação de Jaime (ou Jamie) Sommers, a ciborgue do seriado de televisão A Mulher Biônica, depois do grande sucesso que o personagem fez em outro famoso seriado dos anos 70, O Homem de Seis Milhões de Dólares.
Wagner nasceu em Los Angeles , Califórnia , filha de Marilyn Louise (née Thrasher) e Nowels William Wagner. Quando ela tinha sete anos, seus pais se divorciaram e sua mãe se mudou com ela para o nordeste bairro de Los Angeles de Águia Rock , perto de Pasadena . Outro movimento com a mãe eo padrasto (Ted Ball) trouxe para Portland , Oregon , onde ela participou de David Douglas High School e apareceu em uma série de jogos da escola. Ela estudou na Universidade de Oregon .

Carreira

Wagner trabalhou como modelo em Los Angeles, e ganhou alguma experiência de televisão, aparecendo como uma hostess na Playboy After Dark . Sua estréia no tempo da rede de televisão prime-se em um episódio de 1971, Adam-12 . No entanto, não foi até ela contatou um amigo no Universal Studios e foi fundido em uma pequena parte em Marcus Welby, MD , que sua carreira ganhou impulso. Suas aparições ajudou a ganhar papéis em filmes Two People e The Paper Chase . Wagner jogou um total de quatro papéis diferentes no Marcus Welby, MD série entre 1971-1975, bem como um papel recorrente em The Rockford Files .
Em 1975, Wagner fez o papel de Jaime Sommers , uma ex- tênis profissional que era o namorado de infância de Six Million Dollar Man , Steve Austin (interpretado por Lee Majors ). Em um episódio de duas partes intitulado "A Mulher Biônica", Jaime ficou gravemente ferido em uma queda livre de acidentes e, ao pedido do Steve, que estava equipado com biônico membros semelhante à sua própria (com exceção de seu olho biônico, como Jaime foi equipado com um ouvido biônico vez). Infelizmente, o corpo de Jaime indeferiu o seu novo biônica e ela morreu mais tarde. De acordo com Kenneth Johnson , entrevistado por "Bionic Beginnings", um featurette incluído no lançamento do DVD de 2010 da Estação Mulher Biônica 1, Wagner foi escalado para o papel com base em sua aparição no The Rockford Files.
Este foi destinado a ser o último papel de Wagner em seu contrato a Universal, mas a resposta do público para a personagem foi tão avassaladora que Jaime foi "trazido de volta à vida", em primeiro lugar em um episódio de duas partes intitulado "O Retorno do Bionic Woman", em O Six Million Dollar Man e logo depois ela teve seu próprio spin-off da série, The Bionic Woman (descobriu-se que Jaime não tinha realmente morrido, mas tinha sido colocado em suspensão criogênica até que ela poderia ser curada). Assim como Steve, Jaime se tornou um agente da agência de governo dos EUA, a OSI , no entanto, sofrendo de amnésia , ela não conseguia se lembrar de seu amor por Steve. No entanto, os dois se unem-se para vários episódios interligados durante todo o funcionamento da série. O papel rendeu a Wagner um Emmy Award para "Melhor Atriz em um papel dramático" em 1977.
Após o cancelamento de The Bionic Woman, em 1978, Wagner continuou a agir, principalmente em mini-série de televisão e fez filmes para a TV. Estes incluíram o altamente cotados 1980-mini-série Luxúria , bem como três feitos para a TV, filmes Bionic reunião com Lee Majors, entre 1987 e 1994. Também na década de 1980, co-estrelou ao lado de Wagner Sylvester Stallone como sua ex-esposa em seu filme de 1981 Nighthawks e estrelou em duas séries de televisão semanal mais; Jessie (1984) e um reino pacífico (1989), embora esses dois foram de curta viveu.
Wagner continuou a atuar na década de 1990 e 2000, embora em funções menos importantes, como a ação do filme Ricochet (1991), seu mais recente projectos incluem o telefilme de 2005, mais grosso que água , com Melissa Gilbert , Buckaroo: The Movie (2005 ), e, quatro mulheres Extraordinária (2006). Wagner também apareceu como ator convidado em dois episódios do Armazém 13 (2010) no canal SyFy.
Em 1987, Wagner escreveu uma série de livros com Robert M. Klein sobre o uso de acupuntura para alcançar resultados semelhantes a uma cirurgia plástica .Wagner foi o porta-voz da Ford Motor Company . Wagner também aparece em infomercials para Select Comfort 's cama Sleep Number.
seminários Mais recentemente, Wagner deu e oficinas para a terapia de auto-ajuda ", aquietar a mente e abrir o coração", que promove a espiritualidade e meditação. Além disso, em 2010, ela reconectado com muitos fãs Bionic Woman, participando de entrevistas e featurettes incluídos no longo atraso norte-americano lança DVD de A Mulher Biônica e O Homem de Seis Milhões de Dólares.

Vida pessoal

Wagner viveu com o capitão Daniel M. Yoder USAF, até que ele foi para o Vietnã. Ela já foi casada quatro vezes. A partir de 1971-1973, ela foi casada com o editor musical Allan Rider . A partir de 1976-1979, ela foi casada com o ator Michael Brandon . Em 1981, casou-se dublê Henry Kingi quem ela conheceu no set de The Bionic Woman. Wagner teve dois filhos com Kingi; Dorian (b. 1982) e Alex (b. 1986). Ela e Kingi acabaram se divorciando. Wagner casou com o produtor de TV Mortoff Lawrence em 1990, mas eles também se divorciou alguns anos depois.
Wagner ao mesmo tempo foi relacionado para Dallas estrela Linda Gray , como Gray já foi casada com o tio Wagner, Ed Thrasher. Wagner e Gray também jogou rivais romântico no filme da televisão Os Dois Mundos de Jenny Logan (1979).

Outras atividades

Wagner está no conselho de administração do Adolescente Falar Círculos Project (anteriormente as Irmãs Filhas do projeto ) e é um apoiante activo de Meninas Falando Círculos.

Filmografia


Filmes

AnoFilmePapelOutras notas
1973Duas PessoasDeirdre McCluskey
The Paper ChaseSusan Fields
1976Segundo VentoLinda
1979A incrível jornada de Doutor Meg LaurelMeg Laurelfilme de TV
Os Dois Mundos de Jennie LoganJennie Loganfilme de TV
1981NighthawksIrene
Alto RiscoOlivia
Callie & SonCallie Bordeauxfilme de TV
1982Memories Never DieJoanne Tilfordfilme de TV
1983I Wanna LiveBarbara Grahamfilme de TV
Princesa MargaridaFrancesca Valenskifilme de TV
Dois tipos de amorSusan Farleyfilme de TV
1984O dia de MartinDr. Mennen
PaixõesNina Simonefilme de TV
1985O outro amanteClaire Fieldingfilme de TV
Essa criança é minhaBonnie Wilkersonfilme de TV
1986Child's CryJoanne Van Burenfilme de TV
Young AgainLaura Gordonfilme de TV
CondenadoMartha Forbesfilme de TV
1987Stranger in My BedBeverly Slaterfilme de TV
O Retorno do-Million Dollar Man-Six e The Bionic WomanJaime Sommersfilme de TV
Estudante de IntercâmbioPrincipalfilme de TV
1988Mal em rio claroKate McKinnonfilme de TV
The Taking of Flight 847: A História Derickson UliUli Dericksonfilme de TV
Amargo Pesadelo em AngraNita Danielsfilme de TV
Police Story: BurnoutShannon Sidney Detectivefilme de TV
1989A partir do Dead of NightJoannafilme de TV
Bionic Showdown: O Homem de Seis Milhões Dólar ea Mulher BiônicaJaime Sommersfilme de TV
1990Voz do CoraçãoKatharine Tempestfilme de TV
Shattered DreamsCharlotte Feddersfilme de TV
BebêsYvonnefilme de TV
1991RicocheteBrimleigh
Fire in the DarkJanetfilme de TV
1992Ela acordouClaudia Parrfilme de TV
Traiçoeiro CrossingThompson Gates Lindseyfilme de TV
Para ser o melhorPaula O'Neillfilme de TV
Uma mensagem de HollyAzevinhofilme de TV
1993Enfermeiros sobre a Linha: O Bater de 7 de vôoElizabeth Hahnfilme de TV
1994Once in a LifetimeDaphne Fieldsfilme de TV
Bionic Ever After?Jaime Sommersfilme de TV
1995Lutando pela minha filhaKate Kernerfilme de TV
1996Pecados do SilêncioMolly McKinleyfilme de TV
Mãe de um instintoRaeanne Gilbaine
1997ContagiosoDr. Cole Hannahfilme de TV
Sua segunda chanceBarbarafilme de TV
1998Viagem do TerrorDr. Stephanie Tauberfilme de TV
Rã e WombatSydney Parker
2002Uma luz na florestaPenelope Audrey
2005Thicker Than WaterJess Jarrettfilme de TV
Buckaroo: The MovieMs. Ainsley
2006O Rei SurferConnie Zirpollo
Quatro mulheres extraordináriasAnnefilme de TV
2008Billy: The Early YearsMorrow Graham

série de TV

Ano (s)TítuloPapelSeasonsNotas
1975-1976O Homem de Seis Milhões de DólaresJaime Sommers2-4aparições Recorrente; não é considerado um membro regular do elenco.
1976-1978The Bionic WomanJaime Sommers1-3Ganhou um Emmy de Melhor Atriz em um papel dramático (1977) e um prêmio TV Land . Também nomeada para dois Globos de Ouro prêmios .
1980LuxúriaBilly Ikehorn1Minissérie
1984JesseDr. Hayden Jessie1
1989Um reino pacíficoRebecca Cafferty1
2010Armazém 13Dr. Calder Vanessa2As aparências do convidado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo