terça-feira, 22 de março de 2011

MING-NA

Ming-Na Wen (20 de novembro de 1963) é uma atriz chinesa-americana.

Ela foi creditada, em suas atuações, com e sem o seu sobrenome, mas a maioria dos créditos desde 1990 esteve sem sobrenome.
Ela é bem conhecida por ser a voz de Fa Mulan nos filmes Mulan e Mulan II e da série de vídeo games Kingdom Hearts, e comoDra.Jing-Mei "Deb" Chen no drama médico ER da NBC.
Ela também apareceu em quatro episódios da comédia, Two and a Half Men, como a juíza divorciada Linda Harris, um dos interesses românticos de Charlie Harper.
A atriz voltou à televisão , em outubro de 2009, como a personagem Camile Wray em Stargate Universe.
Ming-Na nasceu na Ilha de ColoaneMacau, território então Português ( devolvido à China em 1999).
O seu nome em chinês significa iluminação.
A sua mãe Lin Chan Wen se divorciou do seu pai quando Ming-Na era apenas um bebê. Ela tem um irmão mais velho chamado Jonathan. Após o divórcio, mudaram para Hong Kong, aonde a sua mãe se tornou uma enfermeira. Então a sua mãe conheceu o futuro marido Soo Lim Yee, um empresário chinês-americano. Eles logo se casaram e aos 4 anos de idade, Ming-Na se mudou com a sua família para o Queens, em Nova York. Cinco anos mais tarde, mudaram-se para Pittsburgh, cidade natal de Yee, aonde a sua família dirige o restaurante Chinatown Inn. Jonathan e o seu meio-irmão, Leong, agora gerenciam este restaurante.

Lutando para se ajustar na escola secundária, Mt. Lebanon no subúrbio de Pittsburgh, aonde se formou em 1981, ela mudou o seu nome para Maggie & Doris. Ela encontrou a paixão pela atuação ao aparecer em uma peça da terceira classe na Páscoa, onde ela interpretou o "coelho klutzy". A sua mãe não estava animada sobre o seu desejo de atuar, ela preferia que ela se graduasse em medicina. No entanto, Ming-Na formou-se na Carnegie Mellon University com uma licenciatura em teatro com o título de Bacharelada em Belas Artes em Drama, a mesma Universidade que o produtor de "ER", John Wells, freqüentou.

Ela conseguiu o seu primeiro emprego atuando em 1988 na novela "As the World Turns" (1956), sendo por isso considerada umas das primeiras artistas chinesa-americana a ter um contrato formal de atuação cinematográfica.

Ela se casou com o escritor de filme americano Kirk Aanes em 1990, mas eles se divorciaram em 1993.
A sua grande chance veio quando ela foi lançada em O Clube da Felicidade e da Sorte (1993). Quando ela precisou de um parceiro para a estréia do filme, o seu instrutor de atuação enviou um dos seus alunos, Eric Michael Zee. Os dois começaram a namorar em 1994, depois Ming-Na mudou-se definitivamente para Los Angeles, se casaram em 16 de junho de 1995 e tiveram dois filhos, Michaela nascida em 21 de novembro de 2000 e Cooper Dominic nascido em 13 de outubro de 2005.
Ming-Na abandonou o seu sobrenome, Wen, na época. Ela diz que agora é como Ann-Margret.
Zee é um roteirista e, com Ming-Na, gerencia o At Last, uma banda de meninos da Ásia.
Desde 2007, ela e a sua família vivem na pequena cidade de Calabasas, que possui 35 km² e aproximadamente 23 mil habitantes, na Califórnia.
Ela é uma grande fã de Star Wars.
Foi escolhida pel Goldsea Asian American Daily como uma das 100 mais inspiradoras artistas asiáticos-americanos de todos os tempos, sendo classificada em 49º lugar e considerada pelo People Magazine's uma das 100 pessoas mais bonitas do mundo.
Ela fala Mandarim, assim como os seus filhos.
As suas medidas atuais são : altura = 5'4 polegadas ou 1,52 m e 34/25/34 polegadas ou 86,36/63,50/86,36 cm de busto/cintura/quadril.
O papel mais conhecido da Ming-Na é a da médica Dra.Jing-Mei "Deb" Chen em ER. Ela primeiro atuou como convidada na 1° temporada. Cinco anos depois, ela foi convidada de novo, como personagem regular durante a 6 ° temporada e continuou no seriado até a sua 11° temporada.
Ming-Na estrelou a versão cinematográfica do romance de Amy TanThe Joy Luck Club, e fez Chun-Li em Street Fighter.
Ela apareceu como convidada na comédia The Single Guy com quem atuou ao lado de Jonathan Silverman.
Ming-Na emprestou a sua voz para o filme de animação da Disney,Mulan, e a sua seqüência Mulan II, como também reprisou o seu papel no videogame da Square Enix/Disney -Kingdom Hearts IIAki Ross no filme de animação computadorizada Final Fantasy: The Spirits Within, e a detetive Ellen Yin nas séries animadas The Batman. Ela também era a atriz que dá a voz para Jade, um personagem secundário na série de animação da HBOSpawn.
No ano de 2004, ela participou do Hollywood Home Game on the World Poker Tour, e ganhou.
Em setembro de 2005, ela estrelou o seriado drama da NBC Inconceivable como a personagem principal, Rachel Lu. Porém, a exibição do seriado foi cancelada depois de 2 episódios, mesmo tendo a 1ª temporada 10 episódios já gravados possivelmente por se tratar de um assunto delicado, a da reprodução assistida e das relações pessoais entre os médicos.
O próximo papel na TV foi de uma agente do FBI na FOX no seriado dramático Vanished, que estreou no outono de 2006 e foi cancelado 3 meses depois.
Ela também fez um pequeno papel como uma professora de universidade e, George Lopez, seriado da TV.
No dia 8 de outubro à 29 de outubro de 2007, Ming-Na ( como "Ming Wen") apareceu em quatro episódios no seriado da CBSTwo and a Half Men, fazendo o interesse amoroso deCharlie Haper, uma juíza divorciada de 40 anos, Linda Harris, com a idade próxima a dele.
Em 2008 de novembro, ela fez uma participação em séries como Private Practice e Boston Legal.
No dia 5 e 6 de dezembro de 2008, Ming-Na estrelou em uma produção beneficente do musical Grease com "Stuttering" John Melendez no Class Act Theatre.
Ming-Na foi escalada para a série Stargate Universe como a diplomata política Camille Wray.
AnoTítuloPersonagemOutras Notas
1992Rain Without Thunder"Uudie" Prisoner
1993The Joy Luck ClubJing-Mei "June" Woo
1994Terminal VoyageHan
Hong Kong 97Katie Chun
Street FighterChun-Li Zang
1997One Night StandMimi CarlyleAparece com os seios nus
199812 BucksGorgeous
MulanFa MulanVoz
1999Spawn 3: Ultimate BattleJade/Lisa WuVoz
2001Aki's DreamDr. Aki RossVoz
Final Fantasy: The Spirits WithinDr.Aki RossVoz
2002A Ribbon of DreamsMei-LingVoz
Teddy Bears' PicnicKaty Woo
2003The Bronx Bunny Show s1 e1Talkshow
2004PerfectionWoman
Mike's Super Short Show
Mulan II (V)Fa MulanVoz
The BatmanEllen YinVoz
2005The World of MulanFa MulanVoz
2006Kingdom Hearts IIFa MulanVoz
2008Prom NightDr. Elisha Crowe
Boston LegalMing Wang ShuConvidada
Private PracticeKaraConvidada
2009PushEmily HuSupporting Actress
Stargate UniverseCamille WraySupporting Actress


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo