sábado, 16 de abril de 2011

THANDIWE NEWTON



Thandiwe NASHITA "Thandie" Newton  (nascido em 06 de novembro de 1972) é uma atriz Inglês. 
Newton nasceu em Londres, filha de Nyasha, um zimbabweano de cuidados de saúde do trabalhador e Newton Nick,  um Cornish laboratorista e artista.  Seu berço foi relatado incorretamente a Zâmbia em algumas biografias ,  mas ela confirmou em entrevistas que ela nasceu em Londres, durante uma viagem de duas semanas, por seus pais.  O nome "Thandiwe" significa "amado"  em Ndebele , Zulu , Xhosa ou Swazi , e "Thandie" é pronunciado / tændi / dee-TAN em Inglês. Segundo Newton, a mãe dela é um zimbabueano Shona princesa .  Criada em Londres e Penzance ,Kernow / Cornwall , ela passou a estudar antropologia social no Downing College, Cambridge , 1992-1995, onde alcançou um 02:01 .

Início da vida

Carreira

Newton fez a sua estréia no cinema em Paquera (1991). Ela desempenhou o papel de empregada de Brad Pitt Yvette em Interview With The Vampire: The Vampire Chronicles (1994). Ela ganhou reconhecimento internacional noMerchant Ivory produção de Jefferson em Paris como Sally Hemings , que a levou a ser expressos em Jonathan Demme é Amado (1998), no qual ela interpretou a personagem-título juntamente com a co-estrelado por Oprah Winfrey e Danny Glover . Ela jogou a liderança feminina Nyah Hall no filmeMissão Impossível II . Ela estava indo inicialmente para jogar Alex Munday no filme Charlie's Angels , mas recusou a aparecer no filme de baixo orçamento Foi um acidente.  Sua personagem finalmente foi para Lucy Liu .
Entre 2003 e 2005, Newton jogou Makemba "Kem" Likasu, o interesse amoroso e, mais tarde esposa do Dr. John Carter na série de televisão americana ER . Ela reprisou o papel, uma vez mais para o final da série em 2009. Em 2004 também apareceu em The Chronicles of Riddick e Bater . Nesta última, ela interpretou Christine Thayer, um negro mulher rica que, junto com seu marido, encontra-se o alvo de um policial racista (interpretado por Matt Dillon )
 que sexualmente assaltos Thayer mas depois salva sua vida depois que ele é o primeiro na cena em um acidente de carro. Newton foi homenageado com um BAFTA prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em 2006 por seu papel em Bater . Ela também jogou a mulher de Chris Gardner, Linda Gardner, em À Procura da Felicidade .
Além de seu filme e créditos na televisão, ela fez o papel título em 2006 um rádio pantomima versão de Cinderela. 
Em 2007, ela estrelou ao lado de Eddie Murphy na comédia Norbit como o seu interesse amoroso, e em frente Simon Pegg como sua ex-namorada na comédia Run Fat Boy Run .
Newton próxima retratado EUA Conselheiro de Segurança Nacional que virou secretária de Estado americana, Condoleezza Rice , em W. ,de Oliver Stone a biografia cinematográfica "do presidente George W. Bush . O filme foi lançado 17 de outubro de 2008.
Newton foi o introdutor no Estádio de Wembley em 07 de julho de 2007 para a perna do Reino Unido de Live Earth . Ela foi devido à introdução de Al Gore para o concerto, mas ele estava atrasado, deixando Newton para contar piadas para tentar entreter o público. 
Newton próxima retratou o presidente dos Estados Unidos da primeira filha Laura Wilson em 2012 , um filme dirigido por catástrofe de Roland Emmerich e lançado 13 de novembro de 2009.

Vida pessoal

Newton casou com o escritor Inglês / diretor / produtor Ol Parker em 1998. O casal tem duas filhas: Ripley, nascido em 2000, e Nico, nascido em 2004. Suas filhas foram nomeados depois da personagem Ellen Ripley em Alien filmes ea cantora Nico .
Em 2006, ela contribuiu com um prefácio para nós desejamos: Sonhos e Esperanças de Cornwall's Children, um livro de crianças por escrito publicado no auxílio da NSPCC . Nele, ela escreve intensamente sobre suas memórias de infância de crescer em Cornwall e da maneira em que o património cultural vibrante concelho a tornou mais fácil para ela "enriquecer cada situação, com camadas de magia e significado". 
Em 2008, Newton visitou atingidas pela pobreza de Mali , descrevendo-o como uma "experiência de humildade". Ela visitou a vila deNampasso na Região Ségou do país. 
Newton trocou seu BMW X5 para um Toyota Prius , após manifestantes bombardearam o carro com os ovos às portas das filhas 'escola dela.Ela então escreveu a seus amigos da celebridade, pedindo-lhes para se juntarem a ela em troca de ambientalmente mais carros de som. 
Newton tem sofrido de bulimia . 
Alguns de co-Newton-estrelas têm mencionou que ela pode ser um pouco brincalhão. Simon Pegg , por exemplo, mencionou que uma vez colocou plástico sobre sua enquanto banheiro tiro Run Fatboy Run , e costurou o pescoço e os punhos de sua -shirts. Além disso, sobre as características especiais do DVD, enquanto Simon Pegg está sendo entrevistado, eles são interrompidos pelo fato de que Pegg tem de mudar de garrafas de água - o material fornecido foi substituído por vodka por Newton. "Ele é extremamente fácil de fazer essas coisas. Eu tenho ele, o que é um SAP!" Newton disse que a estréia do filme em Londres o. David Schwimmer (que dirigiu o filme) dublado a atriz "a rainha das brincadeiras". 
Filmografia
Ano ↓Título ↓Papel ↓Notas
1991FlertandoThandiwe Adjewa
1991Pirate PríncipeBecky NewtonCinema e Televisão
1993Young Americans ARachel Stevens
1994CarregadaZita
1994Entrevista com o Vampiro: The Vampire ChroniclesYvette
1995Jefferson em ParisSally Hemings
1995A Jornada do Rei agostoAnnalees
1996O ProtagonistaHilary artigo
1997Gridlock'dBarbara "Cookie" Cook
1997In Your DreamsClareCinema e Televisão
1998CercadoShanduraiNomeadas - Black Reel Award de Melhor Atriz Teatral
1998AmadoAmadoNomeadas - NAACP Image Award de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme Nomeadas - Satellite Award de Melhor Atriz Coadjuvante - Filme
2000Missão: Impossível IINordoff Nyah HallNomeadas - Empire Award de Melhor Atriz britânica Nomeadas - NAACP Image Award de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme
2000Foi um acidenteNoreen Hurlock
2002The Truth About CharlieRegina LambertNomeadas - Black Reel Award de Melhor Atriz Teatral Nomeadas - NAACP Image Award de Melhor Atriz em Filme
2003SombraTiffany
2004Chronicles of RiddickDame Vaako
2004BaterChristineBAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante Black Reel Award por Melhor Elenco Empire Award de Melhor Atriz London Film Critics 'Circle Award de Melhor Atriz Coadjuvante Britânica do Ano Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Elenco em um Filme Black Movie Award por Melhor Performance de Atriz Coadjuvante - Indicado Nomeadas - Black Reel Award de Melhor Atriz Coadjuvante Indicada - Prêmio Gotham para Melhor Elenco Nomeadas - NAACP Image Award de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme
2006interrogatório do Leo e LisaA Mona LisaCurta-metragem
2006American Dad!MakevaRefoogee Camp "
2006Pursuit of Happyness ALindaNomeadas - NAACP Image Award de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme
2007NorbitKate
2007Run Fatboy RunLibby
2008RocknRollaStella
2008How to Lose Friends & Alienate PeopleA própria
2008W.Condoleezza Rice
2003-2009ERMakemba "Kem" Likasu
20092012Laura Wilson
2010Enorme
2010Fuga na Rua 7Alecrim
2010Para Meninas pintadoTangieNomeadas - Black Reel Award (Melhor Atriz) Won - Black Reel Award (Melhor Grupo)
2011RetiroKatepós-produção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo