segunda-feira, 16 de maio de 2011

SHIRLEY JONES



























Shirley Mae Jones (CharleroiPensilvânia31 de março de 1934) é uma cantora e atriz estadunidensede teatrocinema e televisão. Ela estrelou com personagens fortes em uma série de filmes musicaiscomo Oklahoma!Carousel e The Music Man. Ganhou o Oscar de melhor Atriz (coadjuvante/secundária) por interpretar uma prostituta em Elmer Gantry. Ela é, provavelmente, mais conhecida por interpretar Shirley Partridge a mãe viúva de cinco crianças no sitcom The Partridge Family, coestrelado por seu enteado, na vida real, David Cassidy, filho de Jack Cassidy.

Shirley Jones nasceu em CharleroiPensilvânia, um subúrbio de Pittsburgh. Marjorie Williams, umadona-de-casa com espírito forte e rigoroso e Paul Jones, donos do Jones Brewing Company, eram seus pais. Filha única, teve seu nome devido à atriz Shirley Temple. Sua família mudou-se para as proximidades de SmithtonPensilvânia. Jones já podia cantar assim que começou a falar. Encorajada pelos seus conselheiros de acampamento de verão, sua família arranjou para a adolescente Shirley um estudo de duas vezes por semana, em Pittsburgh, com o mundialmente renomado cantor e professor, Ralph Lawando. Depois, ela frequentemente se juntava com seu pai para shows no "Pittsburgh Playhouse", onde se apaixonou pelo teatro musical.
Vida

Começo de carreira no teatro

Em Manhattan, um dos amigos de Shirley a convenceu a cantar para um agente da Broadway, Gus Sherman. Sherman teve o prazer de contratar Jones e, com aprovação dos pais, ela se mudou paraNova Iorque e se deu um ano para se tornar uma atriz da Broadway. Ela só tinha 100 dólares no bolso. Caso não obtivesse sucesso, ela teria que voltar para Smithton e trabalhar como veterinária. Sua primeira audição foi a substituição de uma menina de um coro em uma longa temporada do musical,South PacificRodgers and Hammerstein, o autor de South Pacific, viu um grande potencial em Shirley. Ela se tornou a cantora principal e somente cantou para ficar em contato com os compositores. Fez seu segundo show da Broadway, Me and Juliet. Em turnê, ela ganhou respeito e elogios.

Atriz de filmes nos anos de 1950 e 1960

Jones impressionou Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, com sua voz musicalmente treinada e foi escolhida como protagonista feminina, na adaptação cinematográfica de seu maior sucesso, Oklahoma! em 1955. Outros musicais que seguiram rapidamente foram Carousel, de 1956April Love de 1957 e The Music Man, de1962, em que ela, muitas vezes, foi caracterizada com uma personagem. No entanto, ela ganhou, em 1960, umOscar de melhor Atriz (coadjuvante/secundária) por sua performance em Elmer Gantry como uma mulher corrompida pelo personagem principal, interpretado por Burt Lancaster. A personagem de Jones se torna uma prostituta que encontra seu "sedutor" anos mais tarde e se vinga. Se reuniu com Ron Howard (que teve um papel em The Music Man) em The Courtship of Eddie's Father, em 1963. Jones fez o papel de uma senhora que se apaixonou pelo professor em Fluffy, de 1965. Além disso, tem uma impressionante currículo, incluindo o personagem-título nomusical BroadwayMaggie Flynn, de 1968.

Atriz de caráter fértil

Jones (esquerda) com a primeira-dama Nancy Reagan,29 de setembro de 1982

Filmografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo