sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ANNETTE STROYBERG



Annette Vadim (nascido Annette Strøyberg, 7 de dezembro de 1936 - 12 Dezembro 2005) foi umdinamarquês atriz que foi a segunda esposa do cineasta francês Roger Vadim . Seus filmes incluídos VadimLigações Perigosas (1959).
Annette Strøyberg nasceu em 07 de dezembro de 1936 em Funen Island em Dinamarca . Em 1958, com a idade de 21 anos, ela interpretou no filme Les bijoutiers du clair de lune por Roger Vadim, com Gérard Philipe eJeanne Moreau . Durante esta produção, ela e Roger Vadim, que tinha acabado de se divorciaram Brigitte Bardot em dezembro de 1957, se apaixonaram e se casaram em 17 de junho de 1958. Eles tiveram uma filha, Nathalie Vadim , que nasceu na Dinamarca e se tornou atriz. Eles se divorciaram em 1960 depois da falta de críticos de sucesso para Ligações Perigosas Les.
Annette morreu de câncer em Copenhagen , na Dinamarca, em 12 de dezembro de 2005.


 

14/12/2005 - 16h14
Morre a atriz dinamarquesa Annette Stroyberg
PARIS, 14 dez (AFP) - A atriz dinamarquesa Annette Stroyberg, que foi casada com o cineasta francês Roger Vadim, morreu nesta segunda-feira, na Dinamarca, aos 67 anos, vítima de um câncer, anunciou nesta quarta-feira, 12/12,  à AFP um de seus amigos, o jornalista Henry-Jean Servat.

Garota-propaganda da cerveja dinamarquesa Tuborg, Annette Stroyberg entrou no mundo do cinema pelas mãos de Roger Vadim, quando o diretor ainda estava casado com Brigitte Bardot.

Ela estreou como atriz em "As Ligações Amorosas" ("Les liaisons dangereuses", 1959), de Vadim, ao lado de Gérard Philipe. Seu nu no filme "foi proibido inicialmente e depois autorizado pelo general De Gaulle, depois que ele viu o filme no palácio presidencial do Eliseu", lembra Henry-Jean Servat.

Em "Rosas de Sangue" ("Et mourir de plaisir", 1960), seu segundo filme, também dirigido por Vadim, com quem se casou, Stroyberg causou um novo escândalo motivado pela cena em que beijava Elsa Martinelli na boca.

Depois, ela continuou sua carreira na Itália, onde conheceu o ator Vittorio Gassman, de quem foi companheira durante vários anos, na época da "dolce vita", da qual foi um dos ícones.

Ali trabalhou em uma dúzia de filmes, sob a batuta de diretores como Carlo Lizzani e Roberto Rossellini.

Seus romances, entre outros com Sacha Distel, Alain Delon, Omar Sharif e Warren Beatty, foram tema freqüente da imprensa de fofocas.

Depois de viver no Marrocos e nos Estados Unidos, voltou para a Dinamarca, onde morava em uma cidade perto do mar.

Annette Stroyberg teve três filhos com três maridos: Nathalie (com Roger Vadim), Yan e Pericles.

Com a colaboração de Henry-Jean Servat, publicou um livro de memórias, intitulado "Les liaisons scandaleuses". No prefácio, grandes personalidades do cinema francês, entre as quais Brigitte Bardot e Alain Delon, se referem a Annette Stroyberg como "a beleza na Terra" e "a mulher mais encantadora de sua época".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo