sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CAROL CHANNING

Carol Channing Elaine (nascido em 31 de janeiro de 1921)  é uma americana cantora , atriz ecomediante . Ela é o destinatário de três prêmios Tony (incluindo um para a realização da vida), umGlobo de Ouro e um Oscar nomeação. Channing é mais lembrado por originar, na Broadway , os papéis de comédia-musical de bomba Lorelei Lee em Gentlemen Prefer Blondes , e matchmaking viúva Dolly Levi Gallagher em Olá, Dolly!

Channing nasceu em Seattle, Washington , o único filho de George e Adelaide (Glaser née; 1886-1984) Channing. Seu pai era um editor de cidade, a Estrela Seattle; sua carreira jornal levou a família paraSan Francisco , quando Carol foi apenas duas semanas de idade. Seu pai, mais tarde tornou-se um sucesso Christian Science praticante editor, e professor. Ela participou Aptos Middle School e High School de Lowell , em San Francisco . Em Lowell, Channing foi membro do seu famoso Lowell Forensic Society , a equipe da nação mais velho debate de alta escola.

Infância e educação

Segundo as memórias de Channing, quando ela saiu de casa para assistir Bennington College , emVermont , sua mãe informou-lhe que seu pai, um jornalista que Carol tinha acreditado nasceu em Rhode Island , havia sido de fato nascido em Augusta, Georgia , a um alemão Americana pai e um Africano-Americano mãe. Segundo o relato de Channing, sua mãe teria não queria [Channing] para ser surpreendido "se ela tinha um bebê negro."  Channing mantido isso em segredo para evitar problemas na Broadway e em Hollywood , em última análise, revelando- apenas em sua autobiografia,Just Lucky I Guess, publicado em 2002 quando ela tinha 81 anos. Autobiografia Channing, contendo uma fotografia de sua mãe, não tem nenhuma foto de seu pai ou filho.  Seu livro também afirma que o certificado de nascimento de seu pai foi destruído em um incêndio. 

Carreira

Carol Channing fotografada por Carl Van Vechten , 1956
Channing foi introduzido ao palco enquanto trabalhava para a sua mãe. Em uma entrevista de 2005 com o jornal Austin Chronicle disse, Channing contou esta experiência:
"Minha mãe disse: 'Carol, gostaria de me ajudar a distribuir Christian Science Monitor nos bastidores dos teatros vivem em San Francisco ? E eu disse: 'Tudo bem, eu vou ajudá-lo. " Eu não sei quantos anos eu tinha. Devo ter sido pouco. Fomos pelo beco porta do teatro (para o Teatro Curran ), e eu não conseguia abrir a porta estágio em aberto. Minha mãe veio e abriu-a muito bem. De qualquer forma, minha mãe foi para colocar os monitores onde eles deveriam ir para os atores ea equipe e os músicos, e ela me deixou sozinho E eu estava ali e percebi -. Eu nunca vou esquecê-lo porque ele veio sobre mim de modo fortemente -..... que este é um templo Esta é uma catedral É uma mesquita É uma igreja-mãe Isto é para pessoas que tenham obtido um vislumbre da criação e todos eles fazem é recriá-lo eu estava lá e queria beijar o assoalho . " 
Primeiro emprego Channing no palco em Nova York estava em Marc Blitzstein No 's por uma resposta, que foi dado duas apresentações especiais domingo a partir 05 de janeiro de 1941 no Templo de Meca (mais tarde New York City Center). Ela tinha 19 anos. Channing, em seguida, mudou-se para Broadway para Vamos enfrentá-lo! , no qual ela foi uma substituta para Eve Arden . Décadas mais tarde, Arden iria jogar "Dolly" em uma empresa de estrada depois de Channing finalmente deixou o papel. Cinco anos depois, Channing teve um papel de destaque em uma revista, Lend an Ear. Ela foi flagrada pelo autor Anita Loos e lançado emGentlemen Prefer Blondes como Lorelei Lee, o papel que a trouxe à proeminência. (Sua canção assinatura da produção foi Diamantes são os melhores amigos da menina .) Em 1961, Channing se tornou um dos indicados Award poucos Tony para ganhar uma nomeação para trabalhar em uma revista (em vez de um livro tradicional musical), quando ela foi nomeado para Melhor Atriz em Musical , para o Show Girl curta revue. 
Channing ganhou destaque nacional como a estrela de Jerry Herman 's Olá, Dolly! Ela nunca perdeu uma performance durante sua execução, atribuindo-lhe boa saúde para seus Christian Science fé. Seu desempenho lhe rendeu o prêmio Tony de Melhor Atriz em Musical , em um ano em sua competição principal era Barbra Streisand por Funny Girl . Ela estava profundamente decepcionado quando Streisand, que muitos acreditavam ser demasiado jovem para o papel, foi assinado para jogar Dolly Levi no filme, também estrelado por Walter Matthau e Michael Crawford . 
Channing reprisou o papel de Lorelei Lee no Lorelei musical. Ela também apareceu em dois New York avivamentos Olá, Dolly!, e excursionou com ela extensivamente em todo o Estados Unidos . Ela também apareceu em vários filmes, The First Lady Viajando de Vendas (1956), com Ginger Rogers , o filme cult Skidoo e Millie completamente moderno , ao lado de Julie Andrews e Mary Tyler Moore . Millie para ela recebeu uma indicação para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante , e foi premiado com um Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante - Filme . 
Em 1966, ela ganhou o Prêmio Sarah Siddons por seu trabalho em Chicago teatro . Durante a sua carreira no cinema, ela também fez algumas aparições em séries de TV e talk shows, incluindo CBS "s" que é minha linha? ", em que ela apareceu em onze episódios 1962-1966. Channing também fez uma boa quantidade de voz sobre trabalho em desenhos animados, principalmente como Grandmama em uma versão animada de A Família Addams , que decorreu de 1992 a 1995.
Channing foi introduzido no Theatre americano Hall of Fame em 1981.  Ela foi premiada com um Lifetime Achievement Award Tony em 1995,  e um doutorado honorário em Artes Plásticas pela California State University, Stanislaus , em 2004.  Isso mesmo ano, ela recebeu o Oscar Hammerstein Prêmio Lifetime Achievement em Teatro Musical.  Ela e seu marido Harry Kullijian estão a promover activamente a educação artística nas escolas da Califórnia com a Carol Channing e Kullijian Dr. Harry Foundation. O casal reside em Modesto , na Califórnia.
Em 1984 , Carol tinha aparecido em " Vila Sésamo ", e cantou uma paródia da música" Olá, Dolly! chamado "Olá, Sammy!", uma canção de amor cantada por Carol a um personagem conhecido como Sammy Cobra (como expresso por Jim Henson ). Carol, neste segmento de paródia, serenatas Sammy dizendo-lhe o quanto ela ama e adora ele, enquanto as bobinas Sammy-se em torno braços de Carol. Esta canção inclui letras, como "Então .. ligar o seu charme, Sammy / bobina-se em torno de meu braço, Sammy / Sammy o Snake, eu jogo um crédito sobre você "

Vida familiar

Ela foi casada quatro vezes. Seu primeiro marido, Theodore Naidish, era um escritor. Seu segundo marido, Alexander Carson, jogado para o centro Bruto Riders Ottawa futebol canadense da equipe. Eles tiveram um filho, Channing Carson, que assumiu o sobrenome de seu padrasto e agora é um prêmio Pulitzer-nomeado publicação cartunista sob o nome de Chan Lowe .  Em 1956, casou-se com seu empresário e publicitário, Charles Lowe. Eles permaneceram casados ​​por 42 anos, mas ela de repente pediu o divórcio em 1998. Ele morreu antes que o divórcio foi finalizado. Após a morte de Lowe e até pouco antes de seu quarto casamento, companheiro da atriz foi Roger Denny, um decorador de interiores. 
Em 10 de maio de 2003, ela se casou com Harry Kullijian, seu quarto marido e namorado da escola secundária, que se reuniu com ela depois que ele carinhosamente mencionada em seu livro de memórias. Os dois realizados em sua escola júnior de idade elevada, o que se tinha tornado Aptos Middle School, em um benefício para a escola.
Em Lowell High School , eles renomeado auditório da escola "A Carol Channing Theatre" em sua honra. A cidade de San Francisco, Califórnia , proclamou 25 de fevereiro de 2002, para ser Carol Channing Day, por sua defesa dos direitos dos homossexuais e sua aparência como o anfitrião de celebridades doOrgulho Gay Day festas em Hollywood.

Sobrevivente de câncer

Channing é um câncer de ovário sobrevivente. 

Créditos no teatro

  • Um não como resposta (05 de janeiro e 11 de janeiro de 1941)
  • Vamos enfrentá-lo! (29 de outubro de 1941 - 20 de março de 1943) (suplente para Eve Arden )
  • Prova durante a noite (25 de dezembro de 1942 - 02 de janeiro de 1943)
  • Emprestar uma orelha (16 de dezembro de 1948 - 21 de janeiro de 1950)
  • Gentlemen Prefer Blondes (08 de dezembro de 1949 - 15 set 1951)
  • Cidade maravilhosa (25 de fevereiro de 1953 - 03 de julho de 1954) (substituição de Rosalind Russell )
  • O Vamp (10 novembro - 31 dezembro, 1955) (Melhor Atriz em um Musical candidato)
  • Mostrar garotas (12 de janeiro - 8 de abril 1961) (Melhor Atriz em Musical candidato)
  • Olá, Dolly! (16 de janeiro de 1964 - 27 de dezembro de 1970) (à esquerda mostram em 1967)
  • Quatro em um Jardim (30 janeiro - 20 março, 1971)
  • Lorelei (27 de janeiro - 3 de novembro de 1974) (Melhor Atriz em Musical candidato)
  • Amigos de Julie no Palácio (19 de maio de 1974) (performance benefício)
  • Olá, Dolly! (15 março - 19 julho, 1978) (revival)
  • Legends (7 de janeiro de 1986 - 18 de janeiro de 1987) (excursão nacional)
  • ! Olá, Dolly (19 de outubro de 1995 - 28 de janeiro de 1996) (revival; turnê de despedida)

Filmografia

O handprints de Carol Channing na frente de The Great Movie Ride em Hollywood Studios da Disney no Walt Disney WorldResort.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo